Logo Passei Direto
Buscar
Analise os exemplos a seguir com o verbo "impor", que aparece na I. 5 do texto. I - Como a Alemanha impunha sua vontade, a alta-costura francesa usou de artifícios para se manter inovadora. II - Se outros estratagemas se impuserem, a alta-costura francesa continuará encontrando meios para se inovar. III - A alta-costura francesa sempre se imporá, mesmo nos momentos de crise, já que Paris é a capital da moda. IV - Quando os alemães se imporam, a indústria francesa escapou da extinção através de recursos alternativos. O emprego de "impor" está adequado à norma culta da língua no(s) exemplo(s):
(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada exemplo em relação ao uso do verbo "impor": I - "Como a Alemanha impunha sua vontade, a alta-costura francesa usou de artifícios para se manter inovadora." - O uso de "impunha" está correto, pois está no pretérito imperfeito do indicativo, adequado ao contexto. II - "Se outros estratagemas se impuserem, a alta-costura francesa continuará encontrando meios para se inovar." - O uso de "impuserem" está correto, pois está no futuro do subjuntivo, adequado ao contexto condicional. III - "A alta-costura francesa sempre se imporá, mesmo nos momentos de crise, já que Paris é a capital da moda." - O uso de "imporá" está correto, pois está no futuro do presente do indicativo, adequado ao contexto. IV - "Quando os alemães se imporam, a indústria francesa escapou da extinção através de recursos alternativos." - O uso de "imporam" está incorreto. O correto seria "impor" no passado, que deve ser "impuseram". Com base nessa análise, os exemplos I, II e III estão corretos. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: (C) I, II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a opção que NÃO preserva o conteúdo do segundo parágrafo do texto.
(A) Embora os alemães tentassem transferir o centro da moda para Berlim, a alta-costura francesa conseguiu manter-se inovadora.
(B) Apesar do uso de materiais alternativos e da redução de metragens, a alta-costura francesa conseguiu manter-se inovadora.
(C) A redução de metragens e a descoberta de materiais alternativos permitiram que a alta-costura francesa se mantivesse inovadora.
(D) A alta-costura francesa se manteve inovadora; entretanto, teve de adotar materiais alternativos, além de reduzir medidas.
(E) Os estratagemas empregados pelos alemães permitiram que a alta-costura francesa conseguisse se manter inovadora.

A acentuação gráfica está correta na palavra:
(A) portuguêsa.
(B) espécie.
(C) fenomêno.
(D) cajú.
(E) sómente.

Assinale a opção que apresenta mudança de pontuação adequada para o início do primeiro parágrafo do texto.
(A) O livro Moda & Guerra de Dominique Veillon, traz uma análise da vida cotidiana, especificamente dos hábitos de vestimenta na França, durante a Segunda Guerra Mundial.
(B) O livro Moda & Guerra, de Dominique Veillon, traz uma análise da vida cotidiana, especificamente dos hábitos de vestimenta, na França, durante a Segunda Guerra Mundial.
(C) O livro Moda & Guerra, de Dominique Veillon traz uma análise da vida cotidiana. Especificamente, dos hábitos de vestimenta na França durante a Segunda Guerra Mundial.
(D) O livro Moda & Guerra, de Dominique Veillon, traz uma análise, da vida cotidiana, especificamente dos hábitos de vestimenta, na França durante a Segunda Guerra Mundial.
(E) O livro Moda & Guerra de Dominique Veillon, traz uma análise da vida cotidiana, especificamente dos hábitos de vestimenta na França durante a Segunda Guerra Mundial.

O pronome relativo que inicia a frase colocada entre travessões (“que”), na linha 5, faz referência a:
(A) Dominique Veillon.
(B) hábitos de vestimenta.
(C) quadro original.
(D) ocupação alemã.
(E) anos negros.

Nas frases abaixo, o verbo pode ser usado tanto no singular como no plural. Para as gramáticas tradicionais, só NÃO É CORRETO o uso do verbo no singular e no plural em:
(A) Mais de um modista (inventar) novos modelos.
(B) Um grande número de modistas se (adaptar) à crise.
(C) A maioria dos compradores (gostar) dos resultados.
(D) Pequena parte dos estilistas (seguir) a nova tendência.
(E) Um grupo de profissionais (conseguir) bons resultados.

Mais conteúdos dessa disciplina