Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
A biodisponibilidade indica a fração absorvida do fármaco, resultado da via de administração, de propriedades físico-químicas e de certos fatores presentes nos pacientes. Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.
Após ser absorvido ou injetado na corrente sanguínea, o fármaco distribui-se para os líquidos intersticial e celular. Padrões de distribuição dependem de determinados fatores fisiológicos e propriedades físico-químicas das substâncias.
A passagem do fármaco do plasma ao interstício depende do débito cardíaco e do fluxo sanguíneo regional, da permeabilidade capilar, do volume do tecido, do grau de ligação do fármaco às proteínas plasmáticas e tissulares e da lipoabsorção relativa.
A albumina tem maior afinidade por fármacos ácidos e a a1 glicoproteína ácida por fármacos básicos. Relata-se em literatura que a albumina também carreia certos fármacos básicos, porém em menor quantidade no que comparado a gama de fármacos ácido que a mesma transporta.
A redistribuição também é uma característica importante na cinética da distribuição. Quando este fenômeno ocorre a ação do fármaco começa a ser aumentada, pois boa parte da fração que está fazendo efeito no sítio alvo será realocada para outras partes do corpo.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre biodisponibilidade e distribuição de fármacos: 1. Após ser absorvido ou injetado na corrente sanguínea, o fármaco distribui-se para os líquidos intersticial e celular. Padrões de distribuição dependem de determinados fatores fisiológicos e propriedades físico-químicas das substâncias. É verdadeira (V). A distribuição de fármacos no organismo realmente depende de fatores fisiológicos e das propriedades físico-químicas dos fármacos. 2. A passagem do fármaco do plasma ao interstício depende do débito cardíaco e do fluxo sanguíneo regional, da permeabilidade capilar, do volume do tecido, do grau de ligação do fármaco às proteínas plasmáticas e tissulares e da lipoabsorção relativa. É verdadeira (V). Todos esses fatores influenciam a passagem do fármaco do plasma para os tecidos. 3. A albumina tem maior afinidade por fármacos ácidos e a a1 glicoproteína ácida por fármacos básicos. Relata-se em literatura que a albumina também carreia certos fármacos básicos, porém em menor quantidade no que comparado a gama de fármacos ácido que a mesma transporta. É verdadeira (V). A albumina realmente transporta fármacos ácidos com maior afinidade, mas também pode carregar fármacos básicos, embora em menor quantidade. 4. A redistribuição também é uma característica importante na cinética da distribuição. Quando este fenômeno ocorre a ação do fármaco começa a ser aumentada, pois boa parte da fração que está fazendo efeito no sítio alvo será realocada para outras partes do corpo. É falsa (F). A redistribuição geralmente resulta na diminuição da concentração do fármaco no sítio alvo, o que pode reduzir a eficácia do fármaco, não aumentá-la. Portanto, a sequência correta é: V - V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é: d) V - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A excreção pode ser definida como a passagem do fármaco da circulação sanguínea para o meio externo, sendo então removidos de nosso organismo.
Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as Falsas.
() Vários órgãos podem estar envolvidos neste processo, sendo conhecidos como órgãos ou vias de excreção, e que incluem os rins, pulmões, glândulas lacrimais e salivares e o tubo digestivo (fezes e secreção biliar).
() Os medicamentos também podem ser eliminados através do suor e leite materno em menores quantidades, sendo que a principal via de excreção de fármacos é a via renal.
() Os fármacos podem ser eliminados em sua forma inalterada (forma original), inativa (metabólitos polares obtidos durante a biotransformação) ou polar e hidrossolúvel (composto parenteral).
() No sistema renal, esses fármacos se apresentam ligados às proteínas plasmáticas ou podem circular livremente (não ligados).

Mais conteúdos dessa disciplina