Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vagalume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.

BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de
a) comensalismo.
b) inquilinismo.
c) cooperação.
d) predatismo.
e) mutualismo.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar a relação descrita no texto. A fêmea do gênero Photuris atrai o macho do gênero Photinus com um sinal luminoso, mas, ao invés de acasalamento, ela o ataca e o devora. Agora, vamos às definições das alternativas: a) Comensalismo - Uma relação onde uma espécie se beneficia e a outra não é afetada. Não se aplica aqui, pois a fêmea Photuris se beneficia às custas do macho Photinus. b) Inquilinismo - Uma relação onde uma espécie vive dentro ou sobre outra, sem causar dano. Também não se aplica, pois há um ataque. c) Cooperação - Uma relação onde ambas as espécies se beneficiam. Não é o caso, já que o macho Photinus é prejudicado. d) Predatismo - Uma relação onde um organismo (predador) se alimenta de outro (presa). Este é o caso, pois a fêmea Photuris devora o macho Photinus. e) Mutualismo - Uma relação onde ambas as espécies se beneficiam. Não se aplica, pois apenas a fêmea se beneficia. Portanto, a relação descrita no texto é um exemplo de: d) predatismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No ano de 2000, um vazamento em um duto de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu à morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.

LAUBIER, L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil. 4(39), ago. 2005 (adaptado).

A situação exposta no texto e suas implicações
a) indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente marinho.
b) alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para a redução do efeito estufa.
c) ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat.
d) indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição.
e) evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.

Mais conteúdos dessa disciplina