Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Bauman (1999), ao apresentar o conceito de globalização, destaca essa como um processo intensificado de trocas comerciais, culturais, sociais e políticas, que impactam diretamente nas formas de vida, costumes, tradições e valores, trazendo o reconhecimento de que todos estamos inseridos e imersos nesse caminho. Nas trocas culturais que se impõem nesse contexto, vemos também trocas desvantajosas. A possibilidade de ampliar nosso conhecimento através de viagens e visitas a todas as regiões do planeta, é ao mesmo tempo, muito positiva, mas também, pode ser preocupante. Nesse sentido, leia o texto abaixo e em seguida, responda ao que se pede:

Coronavírus deixa o mundo e turistas em alerta
"O mundo está em alerta com o surgimento de um novo vírus na China. Foram computados 444 casos e 17 mortes em decorrência de infecção pelo coronavírus. O primeiro óbito foi registrado em 11 de janeiro.
Até o momento a hipótese mais forte é que o surto tenha começado em um mercado de peixe na cidade de Wuhan, leste da China, a 840 quilômetros de Xangai. Inicialmente, pensava-se que a transmissão se daria apenas por animais infectados, mas o governo chinês admitiu que a transmissão também se dá pelo ar, de pessoa pra pessoa. O vírus que provoca a doença é da família Coronaviridae, a mesma que causa enfermidades como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), transmitido de dromedários para humanos, e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), vinda de felinos para humanos. A SARS matou 349 pessoas na China continental e outras 299 em Hong Kong no ano de 2002.
Quase 100% dos diagnósticos do coronavírus até o momento aconteceram no continente asiático, porém um caso nos Estados Unidos foi confirmado na última semana. Taiwan, Japão, Tailândia e Coréia do Sul registraram casos.
Sintomas
As pessoas infectadas apresentam sintomas parecidos com os da gripe comum: febre, coriza, dificuldade para respirar, tosse e dor de garganta. Há um período de incubação de 2 a 14 dias após contrair o vírus.
Em pessoas com complicações de saúde ou em grupos de risco mais elevado, como idosos e grávidas, pode haver complicações como pneumonia, falha renal ou até a morte. Por isso, medidas de prevenção vêm sendo tomadas nos aeroportos ao redor do mundo com o intuito de evitar uma epidemia.
Cancelamento de voos
Algumas companhias aéreas e agências de viagens têm feito a reprogramação ou cancelamento de pacotes e voos, seguido de reembolso.
A ação mais drástica aconteceu na Coréia do Norte, que fechou as fronteiras para turistas, mesmo sem ter registrado nenhum caso da doença até o momento.
Nos Estados Unidos, o governo Trump implementou o rastreio de passageiros que chegam da China. As perguntas e testes preventivos estão acontecendo nos aeroportos de cinco grandes centros: Los Angeles, San Francisco, Nova York, Atlanta e Chicago.
Outros países também adotaram a prática, que inclui a medição da febre e busca por sintomas como tosse e dificuldade de respirar. Coréia do Sul, Singapura, Japão e Índia estão entre eles. Na Inglaterra e na Austrália, além das medidas preventivas, são feitos anúncios e entregues panfletos explicando os sintomas para conscientizar as pessoas que chegam da China e que porventura apresentem sintomas."
Fonte: Trecho extraído da reportagem de https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/coronavirus-deixa-mundo-do-turismo-em-alerta/ Acesso em 11 de março de 2020.
Sobre a Globalização e a Epidemia do COVID-19 na atualidade, analise as assertivas abaixo e em seguida escolha a correta:
I- Uma característica do mundo globalizado é a facilidade de circulação de pessoas por diversas nações através, principalmente, do trânsito aéreo. Isso facilita que uma doença transmissível e infecciosa se espalhe rapidamente pelas regiões do globo, causando um surto epidêmico, e ganhando propriedades de pandemia.
II- No mundo globalizado, o acesso às tecnologias e à informação permite a identificação das causas e dos métodos de prevenção, facilitando assim o controle do desenvolvimento das doenças, a partir de trocas científicas em nível mundial, embora muitas vezes esse processo seja demorado.
III- Uma epidemia se caracteriza pela ocorrência de determinada doença numa proporção superior à esperada, calculada. Na história, diversas epidemias chegaram a quase devastar populações inteiras devido à falta de conhecimento das causas das doenças e, em decorrência disso, a impossibilidade de realizar um trabalho de prevenção. Por isso, cabe incentivar viagens de forma regular.
A alternativa correta é:
Escolha uma opção:
a. Apenas I e II estão corretas
b. Somente a II está correta.
c. I, II e III estão corretas
d. Somente a I está correta
e. Somente a III está correta
User badge image
CuriosidadesGerais

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I- Uma característica do mundo globalizado é a facilidade de circulação de pessoas por diversas nações através, principalmente, do trânsito aéreo. Isso facilita que uma doença transmissível e infecciosa se espalhe rapidamente pelas regiões do globo, causando um surto epidêmico, e ganhando propriedades de pandemia. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois a globalização realmente facilita a rápida disseminação de doenças. II- No mundo globalizado, o acesso às tecnologias e à informação permite a identificação das causas e dos métodos de prevenção, facilitando assim o controle do desenvolvimento das doenças, a partir de trocas científicas em nível mundial, embora muitas vezes esse processo seja demorado. Verdadeira, essa afirmação também está correta, pois a globalização permite a troca de informações e tecnologias que ajudam no controle de doenças. III- Uma epidemia se caracteriza pela ocorrência de determinada doença numa proporção superior à esperada, calculada. Na história, diversas epidemias chegaram a quase devastar populações inteiras devido à falta de conhecimento das causas das doenças e, em decorrência disso, a impossibilidade de realizar um trabalho de prevenção. Por isso, cabe incentivar viagens de forma regular. Falsa, a última parte da afirmação ("cabe incentivar viagens de forma regular") é problemática, pois em situações de epidemia, incentivar viagens pode ser contraproducente e perigoso. Com base na análise, as assertivas I e II estão corretas, enquanto a III não está. Portanto, a alternativa correta é: a. Apenas I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em estudos socioantropológicos, é importante distinguir o que falam os clássicos da Sociologia sobre a divisão social do trabalho. Eles procuraram definir as formas e reflexões sobre as diferentes relações que podem acontecer entre homem e o mundo do trabalho.
Sobre a divisão do mundo do trabalho é incorreto o que se afirma em:
a. Para Durkheim, a divisão social do trabalho traz em si o sentimento entre aqueles que realizam as mesmas funções. Assim, o trabalho cumpre a importante função de integrar a sociedade, de forma orgânica e harmônica.
b. Marx concebe a divisão social do trabalho no bojo da própria evolução do capitalismo, na medida em que esse define a estrutura de papéis e funções, e a forma como as atividades são divididas.
c. Karl Marx apresenta a ideia de que podemos observar fortemente uma diferença na concepção de divisão social do trabalho entre católicos e protestantes.
d. Para Weber, os protestantes valorizavam o trabalho e apresentavam um rigor com sua doutrina religiosa, bastante alinhada com o Capitalismo, o que demonstra o espírito empreendedor presente muito fortemente em suas sociedades.
e. Marx nos aponta que a divisão social do trabalho resulta da complexidade do desenvolvimento das relações capitalistas de produção.

As instituições sociais surgem espontaneamente ao longo do tempo, se desenvolvem de forma gradativa de acordo com as necessidades de um determinado povo ou sociedade.
Avalie as assertivas abaixo e em seguida escolha a alternativa correta sobre as Instituições sociais.
I. Em determinadas sociedades, podemos encontrar instituições sociais que exibem maior complexidade nas formas de organização e de institucionalização das relações sociais que em outras.
II. Nas instituições sociais as atividades se tornam rotineiras e comuns a todos; nelas estão implicadas uma série de normas, regras e comportamentos que determinam as relações sociais entre os indivíduos que delas participam.
III. É por meio das instituições sociais que a sociedade, no seu conjunto, procura atingir os seus objetivos.
a. Somente a II está correta
b. I e III estão corretas
c. Somente I está correta
d. I e II estão corretas
e. I, II e III estão corretas

"Do início da década de 1970 em diante, empresas da Europa Ocidental, dos Estados Unidos e do Japão fizeram experiências alternativas para os sistemas de baixa confiança. As práticas praticas fordistas passaram a ser vistas como limitantes, por serem mais apropriadas à manufatura de grandes quantidades de mercadorias padronizadas. Além disso, importantes mudanças ocorriam nos padrões de consumo: os mercados de massa, responsáveis pelo sucesso do fordismo, estavam sendo suplantados por 'mercados de nicho' distintos para mercadorias inovadoras e de alta qualidade. As técnicas fordistas eram inflexíveis demais para responder à rápida variação dessas demandas de mercado, e, com o tempo, muitas companhias tentaram modificar seus rígidos padrões de produção e operar com maior flexibilidade" (GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre, Editora Artmed, 2005, p.313) Considerando a frase acima, marque a alternativa correta que define o modelo de produção industrial que ela representa:
a. O pós-fordismo que defende a produção em massa de maneira padronizada para atender um mercado consumidor cada vez mais exigente e diversificado utilizando-se de altos níveis de automação industrial.
b. O pós-fordismo que requer uma mão de obra mais qualifica na qual os trabalhadores possam atuar em diferentes funções e em qualquer parte do processo da produção para atender as variações de demanda do mercado.
c. O pós-fordismos que se caracteriza por um processo produtivo altamente especializado e rígido para poder produzir em quantidade suficiente e com qualidade a demanda dos mercados consumidores.
d. O Toyotismo que se baseia na linha de produção e requer uma mão de obra qualificada e especializada para desenvolver produtos altamente sofisticados para atender o consumidor.
e. O Toyotismo que não requer uma grande qualificação da mão de obra uma vez ela está inserida em um modelo de produção altamente tecnológico e automatizado que irá efetivamente ser o responsável pela processo produtivo.

"As estatísticas gerais do desemprego são também dificultadas pelo fato de abrangerem dois 'tipos' diferentes de desemprego. O desemprego friccional, às vezes denominado desemprego temporário, o qual se refere a uma entrada dos indivíduos no mercado de trabalho e a uma saída desse mercado que ocorrem naturalmente, em um curto espaço de tempo, por razões como troca de emprego, a busca de um cargo após a graduação, ou um período de saúde precária. Já o desemprego estrutural descreve a falta de emprego que é resultado de grandes mudanças na economia, e não de circunstâncias que afetem indivíduos em particular. O declínio da indústria pesada na Grã-Bretanha, por exemplo, contribuiu para um aumento no nível do desemprego estrutural". (GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre, Editora Artmed, 2005, p.332) O desemprego tecnológico é um tipo de desemprego estrutural ocasionado pelas mudanças na economia descrita por Giddens na frase acima. Marque a afirmativa correta em relação ao desemprego tecnológico.
a. O desemprego tecnológico ocorre quando o trabalhador não consegue se manter atualizado para trabalhar com máquinas mais modernas ou quando a automação elimina postos de trabalho.
b. Quando o processo produtivo é automatizado com uso de robôs e sensores, ele gera desemprego. Esse desemprego não pode ser considerado tecnológico porque a mão de obra vai ser absorvida em outras atividades.
c. A parcela da classe trabalhadora que saiu do campo para a cidade e não conseguiu emprego em função da pouca qualificação para manusear equipamentos modernos não pode ser considerado desemprego tecnológico.
d. Quando o trabalhador consegue um novo emprego, ainda que precário e mal remunerado, podemos dizer que não houve desemprego tecnológico porque o trabalhador já conseguiu uma nova colocação.
e. O desemprego tecnológico é temporário porque algumas profissões desaparecem mas outras profissões são criadas.

Mais conteúdos dessa disciplina