Logo Passei Direto
Buscar
Em razão das diversas formas e da variação no volume dos grãos no solo, ocorrem as deformações, que resultam no deslocamento das partículas, e que são as forças transmitidas entre as partículas por influências dos vazios e da água.

Assinale a alternativa correta:

- A As forças que interferem na estrutura do solo, de uma partícula para outra, são reconhecidas pelo Princípio da Tensão Reflexiva.
- B A tensão efetiva (s') no plano representa apenas a tensão transmitida através do esqueleto do solo (isto é, devida às forças en as partículas).
- C A força que representa a pressão de água nos poros não age igualmente em todas as direções.
- D A tensão efetiva é interpretada como a soma de todas as componentes forças (N') dentro da área (A), dividida por N.
A As forças que interferem na estrutura do solo, de uma partícula para outra, são reconhecidas pelo Princípio da Tensão Reflexiva.
B A tensão efetiva (s') no plano representa apenas a tensão transmitida através do esqueleto do solo (isto é, devida às forças en as partículas).
C A força que representa a pressão de água nos poros não age igualmente em todas as direções.
D A tensão efetiva é interpretada como a soma de todas as componentes forças (N') dentro da área (A), dividida por N.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: - A: O Princípio da Tensão Reflexiva não é um conceito amplamente reconhecido na mecânica dos solos. Portanto, essa alternativa não parece correta. - B: A tensão efetiva (s') é, de fato, a tensão que é transmitida através do esqueleto do solo, ou seja, é a tensão que atua nas partículas sólidas do solo, excluindo a pressão da água nos poros. Essa alternativa está correta. - C: A pressão da água nos poros (ou pressão de poro) age igualmente em todas as direções, de acordo com o princípio da hidrostática. Portanto, essa alternativa está incorreta. - D: A definição da tensão efetiva não é expressa dessa forma. A tensão efetiva é calculada como a tensão total menos a pressão de poro, e não como a soma de componentes de forças dividida por N. Dessa forma, a alternativa correta é: B. A tensão efetiva (s') no plano representa apenas a tensão transmitida através do esqueleto do solo (isto é, devida às forças nas partículas).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A PERMEABILIDADE é capacidade de um material transmitir seus fluidos por meio dos vazios do solo.
Para prevenir os possíveis impactos no comportamento do solo, no estudo do fluxo da água será adotado o permeâmetro como um modelo para exemplificar o caminho que a água percorre.

Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:

- A Permeâmetro é um dispositivo, normalmente em formato de um cubo, adotado para a medição da quantidade de permeabilidade eletromagnética de substâncias naturais.
- B A relação entre a razão da perda de carga ( h ) e a distância ao longo da carga ( L ) é denominada Divergente.
- C O coeficiente de permeabilidade (k) foi desenvolvido pelo Darcy (1850), que, pela Lei de Darcy, indica as influências da vazão c água, resultando que a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico, tendo como expressão d vazão:
Q=k·\frac{h}{c}·A
- D De acordo com Caputo (2022), é mais conveniente trabalhar com a área média (A) da seção transversal da amostra do solo do que con área total de seus vazios.
A Permeâmetro é um dispositivo, normalmente em formato de um cubo, adotado para a medição da quantidade de permeabilidade eletromagnética de substâncias naturais.
B A relação entre a razão da perda de carga ( h ) e a distância ao longo da carga ( L ) é denominada Divergente.
C O coeficiente de permeabilidade (k) foi desenvolvido pelo Darcy (1850), que, pela Lei de Darcy, indica as influências da vazão c água, resultando que a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico, tendo como expressão d vazão:
Q=k·\frac{h}{c}·A
D De acordo com Caputo (2022), é mais conveniente trabalhar com a área média (A) da seção transversal da amostra do solo do que con área total de seus vazios.

Em se tratando de um carregamento não linear, considerado a aplicação de uma carga uniformemente distribuída como uma placa retangular, em que as dimensões possam ter grandezas tendendo ao comprimento infinito e largura constante, os esforços podem ser alcançados por meio da solução desenvolvida por Terzaghi e Carothers.


A imagem mostra um diagrama de uma placa retangular aplicando uma carga uniformemente distribuída sobre a superfície do solo. A placa tem uma largura b e uma pressão p(t/m²) aplicada. O diagrama indica um ponto M localizado a uma profundidade z abaixo da superfície, com ângulos α e β marcados em relação à posição da carga. O diagrama também mostra as tensões σ_z, σ_x e τ_zx no ponto M.


Fonte: Caputo; Caputo, 2022, p. 98.
Considerando a figura acima, em um ponto (M) que esteja na profundidade (z), com localização em ângulos e radianos, as tensões nesse ponto se darão pelas expressões:

- A

σ_x=\frac{P}{\pi}·(2α+sen2α·cos2β)
Δσ_x=\frac{2·P·z^{3}}{\pi·(x^{2}+z^{2})^{2}}

- B

σ_x=\frac{3·z^{3}}{2·\pi·(r^{2}+z^{2})^{\frac{3}{2}}}·P
σ_x=\frac{P}{\pi}·(2α-sen2α·cos2β)
τ_zx=\frac{P}{\pi}·sen2α·cos2β

- C

σ_x=\frac{P}{\pi}·(2α+sen2α·cos2β)
σ_x=\frac{P}{\pi}·(2α-sen2α·cos2β)
τ_zx=\frac{P}{\pi}·sen2α·cos2β

- D

Δσ_x=\frac{2·P·z^{3}}{\pi·(x^{2}+z^{2})^{2}}
τ_zx=\frac{P}{\pi}·sen2α·cos2β
A

σ_x=\frac{P}{\pi}·(2α+sen2α·cos2β)
Δσ_x=\frac{2·P·z^{3}}{\pi·(x^{2}+z^{2})^{2}}
B

σ_x=\frac{3·z^{3}}{2·\pi·(r^{2}+z^{2})^{\frac{3}{2}}}·P
σ_x=\frac{P}{\pi}·(2α-sen2α·cos2β)
τ_zx=\frac{P}{\pi}·sen2α·cos2β
C

σ_x=\frac{P}{\pi}·(2α+sen2α·cos2β)
σ_x=\frac{P}{\pi}·(2α-sen2α·cos2β)
τ_zx=\frac{P}{\pi}·sen2α·cos2β
D

Δσ_x=\frac{2·P·z^{3}}{\pi·(x^{2}+z^{2})^{2}}
τ_zx=\frac{P}{\pi}·sen2α·cos2β

As tensões totais do solo são representadas pelo peso próprio do solo, na condição em que se encontra, e ocorrem no interior de uma amostra de solo ou maciço caracterizadas em geral por um ponto. Dessa forma, basta saber a profundidade e as condições em que o maciço se encontra para determinar o valor do peso específico.


A imagem mostra um diagrama simplificado de um perfil de solo com uma camada de solo acima de um ponto A. A profundidade z é marcada como a distância vertical da superfície até o ponto A. A imagem também indica a tensão total horizontal (σ_v) no ponto A.


Crédito: Verona Marinho Ferreira, 2023.

Sobre as tensões totais de um solo, podemos afirmar que:

- A A tensão total horizontal (σ_v) no ponto A é a expressão:

σ_v=γ·z

- B Tendo dois tipos de solos e dois pontos de referência em cada um deles, a tensão vertical em B será calculada como:

σ_VB=γ_A·z_A+γ_B·z_B


A imagem mostra um diagrama de dois tipos de solos com diferentes pesos específicos (γ_A e γ_B) e profundidades (z_A e z_B). O diagrama indica um ponto A localizado na interface entre os dois tipos de solos e um ponto B localizado abaixo do ponto A. A imagem também mostra a tensão vertical em B calculada como σ_VB=γ_A·z_A+γ_B·z_B.


- C A tensão cisalhante acontecerá nos solos úmidos pois a água resiste a estas tensões.
- D As tensões horizontais (σ_s) são perpendiculares à superfície, anulando as resultantes, dando somente atenção às tensões verticais.
A A tensão total horizontal (σ_v) no ponto A é a expressão:

σ_v=γ·z
B Tendo dois tipos de solos e dois pontos de referência em cada um deles, a tensão vertical em B será calculada como:

σ_VB=γ_A·z_A+γ_B·z_B
C A tensão cisalhante acontecerá nos solos úmidos pois a água resiste a estas tensões.
D As tensões horizontais (σ_s) são perpendiculares à superfície, anulando as resultantes, dando somente atenção às tensões verticais.

As curvas que ligam cada ponto das tensões verticais, na estrutura interna do solo, são chamadas de isóbaras.
O desenho de várias camadas de linhas, sendo quase círculos, são as isóbaras, que formam o bulbo de "tensões", como indicado nas figuras a seguir para uma carga concentrada. Os bulbos de pressão receberam esse nome em razão da sua forma.


A imagem mostra dois diagramas de bulbos de tensões para cargas concentradas. Os diagramas mostram a distribuição das tensões verticais no solo em forma de isóbaras, que são linhas que ligam pontos de igual tensão. As isóbaras formam bulbos de tensões que se assemelham a elipses ou círculos. Os diagramas mostram a largura B da carga e a profundidade z em que as tensões são calculadas. As isóbaras são marcadas com valores de tensão como 0.2q, 0.4q, 0.6q, 0.8q e q, indicando a distribuição da tensão no solo.


Sobre este assunto, é correto afirmar que:

- A Os bulbos de tensões são as pressões no solo, que apresentam a distribuição conforme o carregamento aplicado na superfici terreno ou da base de uma fundação.
- B Os bulbos de tensões não interferem, na prática, na transmissão da carga da construção ao solo (fundação).
- C Para bulbo de tensões correspondentes a cálculos para pontos fora do carregamento, não existe solução.
- D Os bulbos de tensões apresentam a distribuição independente do carregamento aplicado na superfície do terreno.
A Os bulbos de tensões são as pressões no solo, que apresentam a distribuição conforme o carregamento aplicado na superfici terreno ou da base de uma fundação.
B Os bulbos de tensões não interferem, na prática, na transmissão da carga da construção ao solo (fundação).
C Para bulbo de tensões correspondentes a cálculos para pontos fora do carregamento, não existe solução.
D Os bulbos de tensões apresentam a distribuição independente do carregamento aplicado na superfície do terreno.

Mais conteúdos dessa disciplina