Logo Passei Direto
Buscar

Acadêmico(a), você sabe quais são os erros mais comum relacionados à acessibilidade de comunicação em LIBRAS?

User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Os erros mais comuns relacionados à acessibilidade de comunicação em LIBRAS incluem: 1. Uso inadequado da língua: Muitas pessoas tentam traduzir palavra por palavra do português para LIBRAS, o que pode resultar em uma comunicação confusa. 2. Falta de fluência: Não dominar a LIBRAS pode levar a mal-entendidos e à exclusão da pessoa surda. 3. Não considerar a cultura surda: Ignorar aspectos culturais e sociais da comunidade surda pode prejudicar a comunicação. 4. Ambientes inadequados: Comunicar-se em locais com pouca iluminação ou muito barulho pode dificultar a leitura de sinais. 5. Gestos excessivos ou rápidos: Usar gestos muito rápidos ou exagerados pode dificultar a compreensão. 6. Falta de materiais acessíveis: Não disponibilizar materiais em LIBRAS para pessoas surdas pode limitar o acesso à informação. Esses erros podem ser evitados com treinamento adequado e uma melhor compreensão da LIBRAS e da cultura surda.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Aluno(a), vamos conhecer melhor quais são as oito resoluções do Congresso de Milão? (EIJI, s.d.):
1ª - Atestou a superioridade da articulação, declarando ser esta a melhor forma de reinserção das pessoas surdas à sociedade e ser o método oral o melhor na educação de pessoas surdas.
2ª - Afirmou que o uso simultâneo dos gestos e da oralidade prejudica a leitura labial e a articulação das pessoas surdas, declarando que um método puramente oral deveria ser adotado.
3ª - Considerou o enorme número de pessoas surdas não instruídas e que nem sempre as famílias e instituições eram capazes de suprir essa necessidade, estabelecendo, então, que é dever do governo assegurar que essas pessoas sejam educadas. A resolução foi aprovada por unanimidade.
4ª - Definiu que a melhor maneira de ensinar as pessoas surdas seria através de um método intuitivo, usando a associação da fala com palavras escritas, expondo as crianças desde cedo a livros e à gramática da língua escrita.
5ª - Alegou falta de livros didáticos suficientes para esses propósitos, declarando que é dever dos professores do sistema oral desenvolver e publicar os materiais necessários.
6ª - Baseou-se nos resultados de estudos com pessoas surdas que já não estavam mais na escola e declarou que essas pessoas não perderam suas habilidades de fala e leitura labial, mas sim as aprimoraram através da prática e leitura. Sendo assim, ficou definido que pessoas surdas devem comunicar-se usando apenas a fala.
7ª - Levou em consideração as necessidades especiais do ensino de pessoas surdas e recomendou a idade dos oito a dez anos como a melhor época para que as crianças surdas comecem sua vida escolar. Estabelece também que a educação dessas crianças deve durar de sete a oito anos, e que as classes devem ter até dez alunos.
8ª - Estabeleceu uma mudança gradual no método de ensino de instituições que faziam uso da língua de sinais, eliminando pouco a pouco o ensino por meio das línguas de sinais e implementando o método oral.

Mais conteúdos dessa disciplina