Logo Passei Direto
Buscar
"Epidemia pode ser definida como a elevação progressiva, inesperada e descontrolada dos coeficientes de $\qquad$ de uma doença em determinada população, ultrapassando e reiterando valores acima do limiar epidêmico preestabelecido para aquela circunstância e doença." (Pereira, 2007.) Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
A) incidência
B) prevalência
C) mortalidade
D) prevalência pontual
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para completar a definição de epidemia, precisamos entender os termos utilizados em epidemiologia: - Incidência refere-se ao número de novos casos de uma doença em uma população durante um determinado período. - Prevalência é o total de casos (novos e antigos) de uma doença em uma população em um determinado momento. - Mortalidade diz respeito ao número de mortes em uma população devido a uma doença. - Prevalência pontual é uma forma específica de prevalência que considera a proporção de casos em um único ponto no tempo. A definição de epidemia menciona a "elevação progressiva, inesperada e descontrolada dos coeficientes", o que se relaciona diretamente ao aumento do número de novos casos de uma doença em uma população, ou seja, à incidência. Portanto, a alternativa que completa corretamente a afirmativa é: A) incidência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A cobertura total das ações de saúde, independentemente de sua natureza ou nível de complexidade, reflete em relação ao SUS:
a. a integralidade.
b. as ações governamentais.
c. a hierarquização do sistema.
d. a estatização dos serviços públicos de saúde.

As medidas de prevenção secundária são métodos importantes de controle de várias endemias associadas às doenças infecciosas ou não. Entre essas medidas de controle tem-se:
a. reabilitação e tratamento.
b. vacinação e nutrição adequada.
c. saneamento básico e vacinação.
d. diagnóstico precoce e tratamento.

As doenças de veiculação hídrica ainda representam importantes endemias no Brasil. O conhecimento sobre seus aspectos ecológicos e epidemiológicos são importantes para que se possa desenvolver medidas de controle. Entre as doenças relacionadas, assinale a(s) que se enquadra(m) nessa categoria.
a. Rubéola.
b. Sarampo.
c. Febre tifoide.
d. Dengue e febre amarela.

Entre as doenças a seguir, NÃO se enquadra no elenco de doenças de notificação compulsória:
a. ascaridíase.
b. febre amarela.
c. sífilis adquirida.
d. leishmaniose tegumentar.

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), as primeiras sete questões remetem:
a. à notificação de surto.
b. à notificação individual.
c. ao sistema de notificação de epidemias.
d. aos dados gerais, inclusive o tipo de doença/agravo.

“Um determinado estudo epidemiológico verificou que em um grupo de fumantes a ocorrência de câncer foi 10 vezes maior que em não fumantes em um período de 5 anos.” Nesse caso, é correto afirmar que foi feito um estudo
a. do tipo ecológico.
b. observando a letalidade do câncer.
c. observando a incidência de câncer.
d. considerando a prevalência de câncer.

“Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.” Trata-se de:
a. vigilância sanitária.
b. vigilância epidemiológica.
c. integralidade do Sistema Único de Saúde e suas deliberações.
d. descentralização do Sistema Único de Saúde e suas deliberações.

A taxa de mortalidade materna pode ser conceituada como “número de óbitos femininos por causas maternas, por 100 mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado” (OPAS, 2002). Sabendo que este indicador estima a frequência de óbitos femininos devido a causas ligadas à gravidez, ao parto e ao puerpério, o óbito, para ser considerado no período do puerpério, deve ocorrer até quantos dias após a gravidez?
A) 20 dias.
B) 31 dias.
C) 42 dias.
D) 60 dias.