Logo Passei Direto
Buscar
Em relação à manipulação dos inseticidas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Quanto ao Larvicida temephos, é recomendado que seja evitado o contato prolongado direto do inseticida com a pele e deve ser transportado sempre em sacos plásticos até o momento da aplicação. ( ) No caso do inseticida em pó molhável, ele deve ser transportado sempre em sacos plásticos até o momento da diluição. ( ) Na pesagem para preparação da carga, deve ser evitado o contato direto com a pele e os olhos, utilizando-se, para isso, equipamentos de segurança a serem fornecidos pela instituição responsável pela operação. ( ) Como medida de segurança, recomenda-se que mulheres gestantes nesse período usem equipamentos de segurança fornecidos pela instituição responsável pela operação: uniforme com mangas longas, máscara com filtro, óculos, capacete, luvas e botas. A sequência está correta em
A) V, V, V, F.
B) F, F, V, V.
C) V, F, V, F.
D) V, V, F, F.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a manipulação dos inseticidas: ( ) Quanto ao Larvicida temephos, é recomendado que seja evitado o contato prolongado direto do inseticida com a pele e deve ser transportado sempre em sacos plásticos até o momento da aplicação. É verdadeira (V). É importante evitar o contato prolongado com a pele e o transporte em sacos plásticos é uma prática recomendada para evitar contaminação. ( ) No caso do inseticida em pó molhável, ele deve ser transportado sempre em sacos plásticos até o momento da diluição. É verdadeira (V). O transporte em sacos plásticos é uma medida de segurança para evitar a contaminação e garantir a integridade do produto até a diluição. ( ) Na pesagem para preparação da carga, deve ser evitado o contato direto com a pele e os olhos, utilizando-se, para isso, equipamentos de segurança a serem fornecidos pela instituição responsável pela operação. É verdadeira (V). É fundamental usar equipamentos de proteção para evitar qualquer contato com a pele e os olhos durante a manipulação de inseticidas. ( ) Como medida de segurança, recomenda-se que mulheres gestantes nesse período usem equipamentos de segurança fornecidos pela instituição responsável pela operação: uniforme com mangas longas, máscara com filtro, óculos, capacete, luvas e botas. É falsa (F). Embora seja importante que todas as pessoas que manipulam inseticidas usem equipamentos de proteção, a recomendação específica para mulheres gestantes deve ser mais rigorosa, e muitas vezes é aconselhado que evitem a manipulação de produtos químicos. Portanto, a sequência correta é: V, V, V, F. A alternativa correta é a) A) V, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A cobertura total das ações de saúde, independentemente de sua natureza ou nível de complexidade, reflete em relação ao SUS:
a. a integralidade.
b. as ações governamentais.
c. a hierarquização do sistema.
d. a estatização dos serviços públicos de saúde.

As medidas de prevenção secundária são métodos importantes de controle de várias endemias associadas às doenças infecciosas ou não. Entre essas medidas de controle tem-se:
a. reabilitação e tratamento.
b. vacinação e nutrição adequada.
c. saneamento básico e vacinação.
d. diagnóstico precoce e tratamento.

As doenças de veiculação hídrica ainda representam importantes endemias no Brasil. O conhecimento sobre seus aspectos ecológicos e epidemiológicos são importantes para que se possa desenvolver medidas de controle. Entre as doenças relacionadas, assinale a(s) que se enquadra(m) nessa categoria.
a. Rubéola.
b. Sarampo.
c. Febre tifoide.
d. Dengue e febre amarela.

Entre as doenças a seguir, NÃO se enquadra no elenco de doenças de notificação compulsória:
a. ascaridíase.
b. febre amarela.
c. sífilis adquirida.
d. leishmaniose tegumentar.

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), as primeiras sete questões remetem:
a. à notificação de surto.
b. à notificação individual.
c. ao sistema de notificação de epidemias.
d. aos dados gerais, inclusive o tipo de doença/agravo.

“Um determinado estudo epidemiológico verificou que em um grupo de fumantes a ocorrência de câncer foi 10 vezes maior que em não fumantes em um período de 5 anos.” Nesse caso, é correto afirmar que foi feito um estudo
a. do tipo ecológico.
b. observando a letalidade do câncer.
c. observando a incidência de câncer.
d. considerando a prevalência de câncer.

“Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.” Trata-se de:
a. vigilância sanitária.
b. vigilância epidemiológica.
c. integralidade do Sistema Único de Saúde e suas deliberações.
d. descentralização do Sistema Único de Saúde e suas deliberações.

A taxa de mortalidade materna pode ser conceituada como “número de óbitos femininos por causas maternas, por 100 mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado” (OPAS, 2002). Sabendo que este indicador estima a frequência de óbitos femininos devido a causas ligadas à gravidez, ao parto e ao puerpério, o óbito, para ser considerado no período do puerpério, deve ocorrer até quantos dias após a gravidez?
A) 20 dias.
B) 31 dias.
C) 42 dias.
D) 60 dias.

A notificação compulsória negativa é conceituada pelo Ministério da Saúde como a comunicação feita pelo responsável pelo estabelecimento de saúde à autoridade de saúde (Ministério da Saúde; Secretarias de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios, responsáveis pela vigilância em saúde em cada esfera de gestão do Sistema Único de Saúde) que é realizada,
A) mensalmente comunicando que a doença ou o agravo anteriormente notificado não mais representa ameaça à saúde pública.
B) semanalmente, comunicando que a doença ou o agravo anteriormente notificado não mais representa ameaça à saúde pública.
C) mensalmente, comunicando que no mês não foi identificado doença, agravo ou evento de saúde pública constante da Lista de Notificação Compulsória.
D) semanalmente, comunicando que nenhuma doença, agravo ou evento da Lista de Notificação Compulsória foi identificado na respectiva semana epidemiológica.

O Pacto pela Saúde (2006) tem como base os princípios constitucionais do SUS com ênfase nas necessidades de saúde da população. A declaração pública dos compromissos assumidos pelo gestor do SUS perante os outros gestores e perante a população, sob sua responsabilidade para sanar as necessidade de saúde da população é conhecida como:
A) Termo de Compromisso de Gestão.
B) Termo de Cooperação entre Entes Públicos.
C) Relatórios dos Indicadores de Monitoramento.
D) Declaração da Comissão de Intergestores Bipartite.

Em relação às divisões do coeficiente de mortalidade infantil, é correto afirmar que óbito de crianças entre 28 dias e 1 ano denomina-se mortalidade
A) infantil tardia.
B) do pré-escolar.
C) infantil precoce.
D) infantil neonatal.

Em uma área com 100 mil habitantes estavam em tratamento, no ano de 2013, cerca de 500 portadores de tuberculose. Ao longo de 2014 outros 30 casos foram notificados, além de 5 óbitos e 5 curas.
De acordo com os dados apresentados, é correto afirmar que o coeficiente de prevalência da doença em 2014 foi de
A) 50 casos para cada 10 mil habitantes.
B) 52 casos para cada 10 mil habitantes.
C) 5,2 casos para cada 100 mil habitantes.
D) 500 casos para cada 100 mil habitantes.

Ao preencher uma ficha do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), podemos inferir que entre os itens 1 a 4 há:
A) Dados gerais.
B) Dados de residência.
C) Notificação individual.
D) Dados sobre a notificação de surto.

A política de recursos humanos na área da saúde será formalizada e executada articuladamente pelas diferentes esferas de governo, em cumprimento dos seguintes objetivos: I. Organização de um sistema de formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, inclusive de pós-graduação. II. Valorização da dedicação exclusiva aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). III. Contratação exclusivamente de gestores com nível de pós-graduação no mínimo Lato sensu. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A) I.
B) III.
C) I e II.
D) I e III.

“Tipo de epidemia em que os casos se restringem a uma área geográfica pequena e bem delimitada ou a uma população institucionalizada (creches, quartéis, escolas etc).” A descrição anterior trata-se de:
A) Surto.
B) Endemia.
C) Pandemia.
D) Epidemias propagadas.

Existem critérios para a seleção de notificação de doenças. Aquelas com elevada frequência, que afetam grandes contingentes populacionais e que se traduzem pela incidência, prevalência e mortalidade são notificadas devido ao critério denominado:
A) Magnitude.
B) Vulnerabilidade.
C) Sigilo de notificação.
D) Potencial de disseminação.

Mais conteúdos dessa disciplina