Logo Passei Direto
Buscar
El profe me ha dado una nota para mi madre. La he leído. Dice que necesita hablar con ella porque yo estoy mal. Se la he puesto en la mesilla, debajo del tazón lleno de leche que le dejé por la mañana. He metido en el microondas la tortilla congelada que compré en el supermercado y me he comido la mitad. La otra mitad la puse en un plato en la mesilla, al lado del tazón de leche. Mi madre sigue igual, con los ojos rojos que miran sin ver y el pelo, que ya no brilla, desparramado sobre la almohada. Huele a sudor la habitación, pero cuando abrí la persiana ella me gritó. Dice que si no se ve el sol es como si no corriesen los días, pero eso no es cierto. Yo sé que los días corren porque la lavadora está llena de ropa sucia y en el lavavajillas no cabe nada más, pero sobre todo lo sé por la tristeza que está encima de los muebles. La tristeza es un polvo blanco que lo llena todo. Al principio es divertida. Se puede escribir sobre ella, "tonto el que lo lea", pero, al día siguiente, las palabras no se ven porque hay más tristeza sobre ellas. El profesor dice que estoy mal porque en clase me distraigo y es que no puedo dejar de pensar que un día ese polvo blanco cubrirá del todo a mi madre y lo hará conmigo. Y cuando mi padre vuelva, la tristeza habrá borrado el "te quiero" que le escribo cada noche sobre la mesa del comedor. BARROS PEÑA, R. La tristeza. Disponível em: https://ciudadseva.com. Acesso em: 28 out. 2024. Na frase "La he leído", a ação descrita é desempenhada pela narradora do miniconto, algo que fica marcado apenas pelo verbo utilizado, pois o pronome, nesse caso, é quem recebe a ação. Outro exemplo desse tipo presente no texto encontra-se na frase (4) "El profe me ha dado una nota para mi madre.". (5) "Mi madre sigue igual, con los ojos rojos que miran sin ver". (6) "Se la he puesto en la mesilla, debajo del tazón lleno de leche". (7) "He metido en el microondas la tortilla congelada que compré". (8) "Yo sé que los días corren porque la lavadora está llena de ropa sucia".
(4) "El profe me ha dado una nota para mi madre.".
(5) "Mi madre sigue igual, con los ojos rojos que miran sin ver".
(6) "Se la he puesto en la mesilla, debajo del tazón lleno de leche".
(7) "He metido en el microondas la tortilla congelada que compré".
(8) "Yo sé que los días corren porque la lavadora está llena de ropa sucia".
User badge image
Portuguesando

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para identificar a frase que apresenta uma estrutura semelhante à "La he leído", onde a ação é desempenhada pela narradora e o pronome é quem recebe a ação, vamos analisar as opções: (4) "El profe me ha dado una nota para mi madre." - Aqui, "me" é o pronome que recebe a ação de "dar", mas não é a mesma estrutura que "La he leído". (5) "Mi madre sigue igual, con los ojos rojos que miran sin ver." - Nesta frase, não há um pronome que receba a ação de forma semelhante. (6) "Se la he puesto en la mesilla, debajo del tazón lleno de leche." - Aqui, "la" é o pronome que recebe a ação de "poner", mas a estrutura é diferente. (7) "He metido en el microondas la tortilla congelada que compré." - Não há pronome que receba a ação. (8) "Yo sé que los días corren porque la lavadora está llena de ropa sucia." - Também não apresenta a estrutura desejada. A frase que mais se aproxima da estrutura de "La he leído", onde a ação é desempenhada pela narradora e o pronome é quem recebe a ação, é a (6) "Se la he puesto en la mesilla, debajo del tazón lleno de leche." Portanto, a resposta correta é a opção (6).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Black children and teens view almost twice as many ads for candy, sugary drinks & snacks on TV compared with White children and teens Proportion of food-related TV ads viewed by Black teens: 18.7 ads viewed per day.
A imagem é um gráfico de pizza que mostra a proporção de anúncios de alimentos relacionados à TV vistos por adolescentes negros. O gráfico é dividido em quatro seções: 32% para fast-food e outros restaurantes, 34% para doces, bebidas açucaradas e lanches, 12% para cereais e 4% para iogurte, outros laticínios, suco puro, água pura, frutas e vegetais. Há também uma seção de 18% para todos os outros anúncios.
O infográfico destaca que o(a) (1) presença de alimentos saudáveis nas propagandas é menor pois seu consumo também é baixo. (2) público jovem negro assiste ao dobro de televisão em comparação a adolescentes brancos. (3) público-alvo das campanhas publicitárias alimentícias são crianças e adolescentes negros. (4) porcentagem de anúncios promovendo alimentos não saudáveis é de 66 \%. (5) investimento financeiro para promover alimentos não saudáveis é maior.
(1) presença de alimentos saudáveis nas propagandas é menor pois seu consumo também é baixo.
(2) público jovem negro assiste ao dobro de televisão em comparação a adolescentes brancos.
(3) público-alvo das campanhas publicitárias alimentícias são crianças e adolescentes negros.
(4) porcentagem de anúncios promovendo alimentos não saudáveis é de 66 \%.
(5) investimento financeiro para promover alimentos não saudáveis é maior.

Era una mala época para ser joven: había un modo de vestirse para cada edad, pero el modo de la vejez empezaba poco después de la adolescencia, y duraba hasta la tumba. Era, más que una edad, una dignidad social. Los jóvenes se vestían como sus abuelos, se hacían más respetables con los lentes prematuros, y el bastón era muy bien visto desde los treinta años. Para las mujeres sólo había dos edades: la edad de casarse, que no iba más allá de los veintidós años, y la edad de ser solteras eternas: las quedadas. Las otras, las casadas, las madres, las viudas, las abuelas, eran una especie distinta que no llevaba la cuenta de su edad en relación con los años vividos, sino en relación con el tiempo que les faltaba para morir. MÁRQUEZ, G. G. El amor en los tiempos del cólera. Caracas: La Cueva, [s.d.]. p. 143. No trecho do romance de Gabriel García Márquez, a relação das pessoas com a idade é explicitada pela informação de que, na época da narrativa, (4) homens e mulheres deveriam consolidar o casamento aos 30 anos. (1) homens e mulheres reagiam distintamente quanto aos seus papéis sociais. (3) homens tinham dificuldades com a imposição de se vestirem tal qual seus avôs. (1) mulheres casadas deixavam de se importar tanto com a idade quanto as solteiras. (2) homens jovens tinham necessidade de usar óculos e bengala para conseguirem se casar.
(4) homens e mulheres deveriam consolidar o casamento aos 30 anos.
(1) homens e mulheres reagiam distintamente quanto aos seus papéis sociais.
(3) homens tinham dificuldades com a imposição de se vestirem tal qual seus avôs.
(1) mulheres casadas deixavam de se importar tanto com a idade quanto as solteiras.
(2) homens jovens tinham necessidade de usar óculos e bengala para conseguirem se casar.

A imagem é um desenho famoso de Leonardo da Vinci conhecido como "Homem Vitruviano". Ele retrata um homem nu em duas posições sobrepostas, uma com os braços e pernas estendidos para formar um quadrado e a outra com os braços e pernas estendidos para formar um círculo. O desenho é acompanhado por notas e anotações matemáticas.
Leonardo da Vinci, Homem Vitruviano, c. 1490, 35 \mathrm{~cm} \times 26 \mathrm{~cm}, Gallerie dell'Accademia, Veneza, Itália. Nessa obra de Da Vinci, encontram-se elementos representativos da visão renascentista, na medida em que a figura do ser humano é (4) apresentada como característica de um indivíduo dualista, que tem racionalidade questionável. (5) vinculada à religiosidade cristã, que concebe uma única divindade como criadora do Universo. (6) associada à ideia de proporções ideais, que estão presentes na natureza e na humanidade. (7) colocada como evidência da semelhança com Deus, que possui um intuito propagador da fé. (8) entendida como símbolo entre fé e humanismo, que representa o equilíbrio.
(4) apresentada como característica de um indivíduo dualista, que tem racionalidade questionável.
(5) vinculada à religiosidade cristã, que concebe uma única divindade como criadora do Universo.
(6) associada à ideia de proporções ideais, que estão presentes na natureza e na humanidade.
(7) colocada como evidência da semelhança com Deus, que possui um intuito propagador da fé.
(8) entendida como símbolo entre fé e humanismo, que representa o equilíbrio.

## TEXTO I Tenho ali na parede o retrato dela, ao lado do marido, tais quais na outra casa. A pintura escureceu muito, mas ainda dá ideia de ambos. Não me lembra nada dele, a não ser vagamente que era alto e usava cabeleira grande; o retrato mostra uns olhos redondos, que me acompanham para todos os lados, efeito da pintura que me assombrava em pequeno. [...] O de minha mãe mostra que era linda. Contava então vinte anos, e tinha uma flor entre os dedos. No painel parece oferecer a flor ao marido. O que se lê na cara de ambos é que, se a felicidade conjugal pode ser comparada à sorte grande, eles a tiraram no bilhete comprado de sociedade. Concluo que não se devem abolir as loterias. Nenhum premiado as acusou ainda de imorais [...]. ASSIS, M. Dom Casmurro. 14 ed. Rio de Janeiro: Record, 2012. ## TEXTO II
A imagem consiste em uma tirinha em quatro painéis. No primeiro painel, uma criança pergunta ao avô: "Vovô, como é o casamento?" No segundo painel, o avô responde: "Esta é você, jovem e cheia de vida. Que linda!" No terceiro painel, o avô grita de dor enquanto a criança pisa nele, e a criança diz: "Aahhrrgg!" No quarto painel, o avô, agora com uma expressão de dor, diz: "Este é o casamento...".
COALA, F. Disponível em: https://mentirinhas.com.br. Acesso em: 5 nov. 2024. Ao referenciar o casamento, os dois textos se aproximam quanto à (1) relação dúbia com as lembranças de infância. (2) visão irônica sobre o que esperar do casamento. (3) análise metafórica das consequências do casamento para a mulher. (4) referência negativa à sorte grande relacionada às relações conjugais. (5) transmissão realista da experiência conjugal entre gerações.
(1) relação dúbia com as lembranças de infância.
(2) visão irônica sobre o que esperar do casamento.
(3) análise metafórica das consequências do casamento para a mulher.
(4) referência negativa à sorte grande relacionada às relações conjugais.
(5) transmissão realista da experiência conjugal entre gerações.

Mais conteúdos dessa disciplina