Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A Para separar os bens, direitos e as obrigações, utilizamos os grupos do ativo e do passivo. Todos os itens patrimoniais demonstrados no ativo são também aplicações de recursos e todos os itens patrimoniais demonstrados no passivo são origens de recursos. A figura abaixo tem a estrutura de um Balanço Patrimonial.


| ATIVO | PASSIVO |
| :-- | :-- |
| | |
| | |


Abaixo, temos alguns itens patrimoniais ou informações dos itens patrimoniais. Informe as letras desses itens, conforme lado/grupo a que correspondem:
a) Bens
b) Direitos
c) Obrigações
d) Patrimônio Líquido
e) Contas de Natureza Credora
f) Contas de Natureza Devedora
g) Contas a receber
h) Contas a pagar
i) Origens de recursos
j) Aplicação de recurso


| ATIVO | PASSIVO |
| :-- | :-- |
| | C, D, |
| A, B, F, | E, H, |
| G, J | I |
| | |


Escolha uma opção:
a. ATIVO: A, B, F, G, J; PASSIVO: C, D, E, H, I.
b. ATIVO: A, B, F, G; PASSIVO: D, E, H, C.
c. ATIVO: A, F, G; PASSIVO: D, E, H, I, B.
d. ATIVO: A, B, G; PASSIVO: D, E, H, I, F.
e. ATIVO: A, B, F, G; PASSIVO: D, E, H, I.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada item patrimonial e classificá-los corretamente entre ATIVO e PASSIVO: 1. ATIVO: - A) Bens: Pertencem ao ativo, pois são recursos que a empresa possui. - B) Direitos: Também pertencem ao ativo, pois representam valores a receber. - F) Contas de Natureza Devedora: Pertencem ao ativo, pois representam valores que a empresa tem a receber. - G) Contas a Receber: Pertencem ao ativo, pois são valores que a empresa espera receber. - J) Aplicação de Recurso: Pertence ao ativo, pois representa a utilização de recursos. 2. PASSIVO: - C) Obrigações: Pertencem ao passivo, pois são dívidas ou compromissos da empresa. - D) Patrimônio Líquido: Pertence ao passivo, pois representa a parte dos sócios ou acionistas na empresa. - E) Contas de Natureza Credora: Pertencem ao passivo, pois representam obrigações da empresa. - H) Contas a Pagar: Pertencem ao passivo, pois são valores que a empresa deve pagar. - I) Origens de Recursos: Pertencem ao passivo, pois representam as fontes de financiamento da empresa. Agora, vamos verificar as alternativas: a. ATIVO: A, B, F, G, J; PASSIVO: C, D, E, H, I. b. ATIVO: A, B, F, G; PASSIVO: D, E, H, C. c. ATIVO: A, F, G; PASSIVO: D, E, H, I, B. d. ATIVO: A, B, G; PASSIVO: D, E, H, I, F. e. ATIVO: A, B, F, G; PASSIVO: D, E, H, I. A alternativa correta que classifica os itens patrimoniais de forma adequada é a e: ATIVO: A, B, F, G; PASSIVO: D, E, H, I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em busca da padronização da escrituração contábil, os contadores antigos estabeleceram normas que se seguem ainda hoje. Dentre os Postulados e Princípios temos:



a) Postulado da Entidade

b) Postulado da Continuidade

c) Princípio do Denominador comum monetário

d) Princípio da Competência de exercícios

e) Princípio do Custo como base de valor

f) Princípio da Essência sobre a forma



Considere os itens abaixo e preencha os espaços com as respectivas modalidades citadas acima:



I - é relacionado com os aspectos legais e fiscais que levam a determinadas interpretações sobre alguns eventos devendo prevalecer a natureza econômica do evento a ser registrado, e não a forma em que está legalmente apresentado.

II - define que não pode se confundir a contabilidade da empresa com a dos membros que a possuem.

III - é aplicado para a contabilização das receitas e das despesas. Ambas passam por dois momentos possíveis: o momento econômico (de sua ocorrência ou geração) e o momento financeiro (de sua efetivação financeira, através do pagamento ou recebimento).

IV - trata de que a contabilidade deve ser feita numa única moeda e que todos os itens devem ser avaliados por essa mesma moeda.

V - a empresa deve ser avaliada e escriturada, na suposição de que a entidade nunca será extinta.

VI - as aquisições de ativos deverão ser contabilizadas pelo seu valor histórico, ou seja, pelo valor de compra/aquisição.

Sendo assim, a opção correta da associação é:

A
A – II; B – V; C – IV; D – III; E – VI; F - I.



B
A – II; B – IV; C – I; D – III; E – V; F - VI.



C
A – IV; B – III; C – II; D – I; E – VI; F - V.



D
A- I; B – II; C – III; D – VI; E – IV; F - V.



E
A – VI; B – II; C – V; D – IV; E – I; F – III.

Todos os lançamentos devem ser explicados e respaldados por um documento hábil, que pode ser interna ou externa. Um exemplo de documentação interna é um relatório de viagem, preenchido corretamente com as informações de quilometragem percorrida e gastos realizados no trajeto; e documentação externa: notas fiscais. Como restrição aos princípios contábeis, temos as convenções. Que são elas:
a) Objetividade.
b) Conservadorismo.
c) Materialidade.
d) Consistência ou uniformidade.
e) Comentários.
f) Evidenciação.

Considere os itens abaixo e preencha os espaços com as respectivas modalidades citadas acima:
I - ______ deve apoiar-se em elementos objetivos, evitando o máximo possível qualquer subjetividade.
II - ______ deve-se buscar a exatidão numérica do lançamento. A tratativa de lançamentos com valores maiores deve ser mais cautelosa, enquanto as tratativas de lançamentos de valores menores exigem menos rigor.
III - ______ A contabilidade se utiliza de uma metodologia prática e a demanda de informações dos diversos usuários da informação contábil podem se alterar com o passar do tempo, inclusive princípios poderão ser revistos e reformulados, de forma que atendam às novas exigências.
IV - ______ em situações de dúvida, o contador deve optar pela forma mais conservadora de escrituração.
V - ______ adotar um critério de avaliação de ativo ou passivo, de forma que esse critério seja consistente e uniforme ao longo dos anos. Como as informações e registros contábeis perduram durante toda a existência da entidade, o critério deve se manter inalterado.
VI - ______ toda e qualquer informação que não for dada por suficientemente explicativa deverá ser reforçada com notas explicativas.

Sendo assim, a opção correta da associação é:
a. A- I; B - II; C - III; D - VI; E - IV; F - V.
b. A - II; B - IV; C - I; D - III; E - V; F - VI.
c. A - I; B - III; C - II; D - IV; E - V; F - VI.
d. A - VI; B - II; C - V; D - IV; E - I; F - III.

É rotineiro ouvirmos falar em Capital. Existem variações para o termo “capital” pois é utilizado no meio jurídico, financeiro, corporativo, contábil. São eles: I. CAPITAL PRÓPRIO II. CAPITAL DE TERCEIROS III. CAPITAL TOTAL À DISPONIBILIDADE DA ENTIDADE IV. CAPITAL SUBSCRITO V. CAPITAL SOCIAL VI. CAPITAL A INTEGRALIZAR Aquele que corresponde ao investimento inicial efetuado pelos sócios, acrescido dos aumentos de capital pela incorporação de reservas ou injeção de novos recursos pelos sócios é chamado de:
a. Todos os itens de tipo de capital listados exceto o item “II” se enquadram na definição acima.
b. A definição corresponde apenas ao item “V”.
c. A definição corresponde aos itens I, II e VI.
d. Os itens listados são apenas termos utilizados no meio jurídico e não se aplicam à Contabilidade.
e. A definição corresponde aos itens IV, V e VI.

As contas de resultado têm caráter transitório. Elas são abertas no início de um período, com saldo zero, recebem a acumulação de valor (dados de receita ou despesa) do período em questão e são encerradas ao final. O confronto entre as receitas e despesas vão auferir o resultado do exercício que poderá ser lucro ou prejuízo, retornando às contas de despesa e receita para o saldo zero. Preencha as lacunas com as palavras que se encaixam na afirmativa. Siga as sugestões de palavras do quadro abaixo:

## ATIVO AUMENTO CRÉDITO DÉBITO DIMINUIÇÃO PASSIVO RESULTADO

a) Quando temos uma entrada de caixa em dinheiro, classificamos como: Bem. Sendo assim, temos uma conta do ______ e o lançamento de entrada é realizado a ______, gerando um ______ no saldo da conta.
b) Quando temos uma saída de dinheiro no caixa, continuamos movimentando uma conta do ativo. Logo, o lançamento de saída é realizado a ______ gerando uma ______ no saldo da conta.
c) Quando assumimos uma nova obrigação, por exemplo um Empréstimo a pagar, temos a entrada de ______ O lançamento dessa conta é realizado a ______, gerando a ______ no saldo.
d) Ao realizarmos o pagamento de parte dessa obrigação, o lançamento deve ser feito a ______ o que gera uma ______ no saldo dessa conta.
e) As receitas que são contas de ______ por serem ORIGEM de entrada de ATIVO, e aumentativas de Patrimônio Líquido devem ser lançadas a ______.
f) Os custos devem ser lançados a ______, pois são a contrapartida da diminuição do saldo da conta Estoque de Mercadoria.
g) As despesas são contas de resultado, registradas no momento do desembolso, do pagamento. O lançamento deve ser sempre a ______.

Escolha uma opção:
a. ATIVO, DÉBITO, AUMENTO, CRÉDITO, DIMINUIÇÃO, PASSIVO, CRÉDITO, AUMENTO, DÉBITO, DIMINUIÇÃO, CRÉDITO, CRÉDITO, DÉBITO, DÉBITO.
b. ATIVO, DÉBITO, AUMENTO, CRÉDITO, DIMINUIÇÃO, PASSIVO, CRÉDITO, AUMENTO, DÉBITO, DIMINUIÇÃO, RESULTADO, CRÉDITO, DÉBITO, DÉBITO.
c. ATIVO, DÉBITO, AUMENTO, CRÉDITO, DIMINUIÇÃO, PASSIVO, CRÉDITO, AUMENTO, DÉBITO, DIMINUIÇÃO, DIMINUIÇÃO, CRÉDITO, DÉBITO, DÉBITO.
d. ATIVO, DÉBITO, AUMENTO, CRÉDITO, DIMINUIÇÃO, ATIVO, CRÉDITO, AUMENTO, DÉBITO, DIMINUIÇÃO, RESULTADO, CRÉDITO, DÉBITO, DÉBITO.
e. ATIVO, DÉBITO, AUMENTO, DÉBITO, DIMINUIÇÃO, PASSIVO, CRÉDITO, AUMENTO, DÉBITO, DIMINUIÇÃO, RESULTADO, CRÉDITO, DÉBITO, DÉBITO.

Mais conteúdos dessa disciplina