Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: "O Brasil talvez seja o único 'grande' país que vivenciou um profundo e complexo processo de crescimento e desenvolvimento econômico sem promover substanciais mudanças na questão da propriedade fundiária. Desde a colonização portuguesa, passando pela Lei de Terras de 1850 e por todo o processo de industrialização vivenciado no século XX e ainda em curso, a questão agrária permaneceu quase que inalterada, a despeito de avanços decorrentes das crescentes contradições sociais e econômicas e da correlata violência verificadas no campo." Fonte: NAKATANI, P.; FALEIROS, R. N.; VARGAS, N. C. Histórico e os limites da reforma agrária na contemporaneidade brasileira. Serviço Social & Sociedade, n. 110, p. 213-240, 2012. O debate acerca do movimento agrário é de suma importância para o Brasil. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tema do histórico dos debates de responsabilidade social, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A reforma agrária é um movimento de base social que procura a distribuição de terras para pequenos agricultores, sendo de suma importância para o Brasil. Porque: II. Os pequenos agricultores são os principais responsáveis pelo abastecimento alimentício no mercado nacional. A seguir, assinale a alternativa correta:
(A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
(B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
(C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
(D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(E) As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as asserções: I. A reforma agrária é um movimento de base social que procura a distribuição de terras para pequenos agricultores, sendo de suma importância para o Brasil. Essa afirmação é verdadeira, pois a reforma agrária visa a redistribuição de terras e é um tema relevante no contexto social e econômico do Brasil. II. Os pequenos agricultores são os principais responsáveis pelo abastecimento alimentício no mercado nacional. Essa afirmação também é verdadeira, pois os pequenos agricultores desempenham um papel crucial na produção de alimentos no Brasil, contribuindo significativamente para o abastecimento nacional. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções: - A asserção II pode ser vista como uma justificativa para a importância da reforma agrária mencionada na asserção I, já que a distribuição de terras para pequenos agricultores pode fortalecer ainda mais sua capacidade de abastecer o mercado. Portanto, ambas as asserções são verdadeiras e a II justifica a I. Assim, a alternativa correta é: (B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As áreas degradadas são uma problemática constante. O solo, por exemplo, quando degradado, possui riscos de ser abandonado, tornando-se improdutivo. Esse é um tema de grande debate em órgão públicos e instituições de pesquisas, por ser uma realidade que se encontra atrelada a vários países, como o Brasil. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sobre áreas degradadas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsas(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A utilização de agrotóxicos e pesticidas fomenta a degradação de áreas.
II. ( ) A utilização de tecnologias como os nanomateriais pode melhorar os solos para sua retomada produtiva.
III. ( ) As áreas degradas implicam em menor disponibilidade de nutrientes para plantas.
IV. ( ) As áreas degradas são improdutivas devido às elevadas concentrações de elementos químicos tóxicos, como chumbo e mercúrio.
a - V, V, V, F.
b - F, V, F, V.
c - V, V, F, F.
d - F, F, V, V.
e - V, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: "Segundo Lukács, o ser é fundamentalmente histórico. A esfera inorgânica se constituiu em base para o desenvolvimento posterior da vida, e esta se desdobrou como patamar ineliminável do ser social. Entre as três esferas do ser - a inorgânica, a biológica e a social - há, segundo Lukács, uma continuidade que se estende do desenvolvimento das primeiras formas materiais, simples e pouco articuladas, às mais ricas e capazes de desenvolver uma dinâmica reprodutiva muito complexa." Fonte: LESSA, S. Lukács: trabalho, objetivação, alienação. Trans/Form/Ação, v. 15, p. 3951, 1992. Considerando o texto abordado e os conteúdos estudados sobre as fundamentações que introduzem a temática ambiental, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Essa dinâmica de reprodução, abordada por Lukács, pode ser denominada trabalho. Porque: II. As relações entre sociedade e o seu meio, o modo de produção do conhecimento e seu desenvolvimento como ser socioambiental são formas de trabalho. A seguir, assinale a alternativa corretas:
(A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
(C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
(D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
(E) As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina