Logo Passei Direto
Buscar
A "Lei ANTIDROGAS" (Lei 11.343/06), de cunho mais preventivo, ao contrário das substituídas Leis 6.368/76 e 8.072/90, uma vez que está mais focada na "preven ção" das "drogas", substantivo que substituiu a expressão "substâncias entorpe centes", trouxe um novo conceito sobre o tratamento a ser ministrado, pelo Estado, ao "usuário" e ao combate ao "traficante". Diante disso, é CORRETO afirmar:
a) A apreensão de veículos, embarcações, aeronaves e quaisquer outros meios de transporte e dos maquinários, utensílios, instrumentos e objetos de qualquer natureza utilizados para a prática dos crimes definidos na Lei 11.343/06 será comunicada pela autoridade de polícia judiciária responsável pela investigação ao juízo competente, quando da conclusão do Inquérito Policial.
b) A infiltração por agentes de polícia em tarefas de investigação depende, ex clusivamente, de autorização judicial, mediante representação da Autori dade Policial, titular do Inquérito Policial, independentemente do Ministério Público ser ouvido ou não.
c) O indiciado ou acusado que colaborar voluntariamente com a investigação criminal e o processo criminal na identificação dos demais coautores ou par tícipes do crime e na recuperação total ou parcial do produto do crime, no caso de condenação terá sua pena reduzida.
d) Tratando-se de conduta prevista no artigo 28 da Lei 11.343/06, se imporá prisão em flagrante, devendo o autor do fato ser imediatamente encami nhado ao juízo competente.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Lei 11.343/06, a "Lei Antidrogas": a) A apreensão de veículos, embarcações, aeronaves e quaisquer outros meios de transporte e dos maquinários, utensílios, instrumentos e objetos de qualquer natureza utilizados para a prática dos crimes definidos na Lei 11.343/06 será comunicada pela autoridade de polícia judiciária responsável pela investigação ao juízo competente, quando da conclusão do Inquérito Policial. - Esta afirmação está correta, pois a lei prevê que a apreensão deve ser comunicada ao juízo competente. b) A infiltração por agentes de polícia em tarefas de investigação depende, exclusivamente, de autorização judicial, mediante representação da Autoridade Policial, titular do Inquérito Policial, independentemente do Ministério Público ser ouvido ou não. - Esta afirmação não está correta, pois a infiltração de agentes de polícia deve ser autorizada judicialmente, mas o Ministério Público deve ser ouvido. c) O indiciado ou acusado que colaborar voluntariamente com a investigação criminal e o processo criminal na identificação dos demais coautores ou partícipes do crime e na recuperação total ou parcial do produto do crime, no caso de condenação terá sua pena reduzida. - Esta afirmação está correta, pois a lei prevê a possibilidade de redução de pena para quem colabora. d) Tratando-se de conduta prevista no artigo 28 da Lei 11.343/06, se imporá prisão em flagrante, devendo o autor do fato ser imediatamente encaminhado ao juízo competente. - Esta afirmação não está correta, pois o artigo 28 trata do usuário e não prevê prisão em flagrante, mas sim medidas educativas. Analisando as alternativas, as corretas são a) e c). No entanto, como a pergunta pede para afirmar uma única opção correta, a mais direta e que se relaciona com a essência da lei é a c), que trata da colaboração do indiciado. Portanto, a resposta correta é: c) O indiciado ou acusado que colaborar voluntariamente com a investigação criminal e o processo criminal na identificação dos demais coautores ou partícipes do crime e na recuperação total ou parcial do produto do crime, no caso de condenação terá sua pena reduzida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina