Buscar

Por que o boro tem menor energia de inonizacao que o berilio?

💡 1 Resposta

User badge image

Larii Novais

Olá,
 
Essa é uma exceção da regra. Na verdade, essa regra é um padrão que foi observado, mas o que rege a energia de ionização é a distribuição eletrônica dos elétrons nos níveis e subníveis de energia da eletrosfera. Dois fatos: 
1. Quanto mais perto do núcleo, maior a atração que o elétron sofre (opostos se atraem; núcleo é positivo, elétron é negativo); 
2. Quanto maior o número de prótons e elétrons, maior a força de atração entre eles. 

Combinando os dois fatos, vemos que se os elétrons estão distribuídos em muitas camadas, pode haver muitos, mas acabam aumentando o raio do átomo, ficando mais longe do núcleo e conseqüentemente menos atraídos por ele. E vice-versa. 
Energia de ionização é justamente a energia mínima para retirar elétrons da eletrosfera, vencendo essa força de atração. 
O primeiro elétron que sai do átomo numa ionização é o mais periférico, porque é o que sofre menos atração. Só que isso também vale para os subníveis de energia (aqueles s, p, d e f dentro dos níveis k,l,m,n,etc). Assim, um subnível de energia menor está mais sujeito a perder elétrons. 

Então, a distribuição eletrônica por ordem de níveis de energia, de acordo com o diagrama de Pauling: 

Berílio: 1s2, 2s2 
Boro: 1s2, 2s2, 2p1 

Note que o último elétron do Boro está no subnível "p", de menor energia do que o "s". O Berílio tem seu último elétron num subnível "s", que por sinal está completo (cabem 2 elétrons e há 2 elétrons). Subníveis completos são mais difíceis de ionizar. Logo, apesar do Boro ter maior número de elétrons, precisa de menos energia para ionizar do que o Berílio. Existem outras irregularidades nessa regra; por exemplo, o oxigênio em relação ao nitrogênio, por um motivo um pouco diferente.

Espero ter ajudado. :))
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A energia de ionização de boro é a energia necessária para remover do átomo uma mole de elétrons com a subsequente produção de íons de boro carregados positivamente.O boro amorfo é utilizado como dispositivo de ignição de combustível de foguetes e em explosões pirotécnicas. Ele dá às chamas uma cor verde distinta. Os compostos mais importantes do boro são o ácido bórico (ou borácico), o bórax (borato de sódio) e o óxido bórico. Estes podem ser encontrados em colírios, anti-sépticos suaves, pós de lavagem e esmaltes de azulejo. Bórax costumava ser usado para fazer alvejante e como conservante de alimentos.

O óxido bórico também é comumente usado na fabricação de vidro borossilicato (Pyrex). Isso torna o vidro resistente e resistente ao calor. Têxteis de fibra de vidro e isolamento são feitos de vidro de borosilcato. Octaborato de sódio é um retardador de chama. O isótopo boro-10 é bom para absorver nêutrons. Isso significa que pode ser usado para regular reatores nucleares. Também tem um papel em instrumentos usados ​​para detectar nêutrons.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais