Logo Passei Direto
Buscar
As tecnologias de detecção, com seus sensores e registradores de imagem, desempenham um papel fundamental no sucesso dos sistemas de gestão de florestas nativas ou de florestas plantadas.

Relacione os sensores/registradores abaixo com seus respectivos conceitos.

Coluna 1 Sensor/Registrador

1. RGB
2. Near-infrared
3. Multispectral
4. LiDAR

Coluna 2 Conceito

( ) Usa a técnica de detecção de luz para calcular a profundidade. Essa medição é usada para criar modelos 3D (também conhecidos como nuvem de pontos) e mapas de objetos e ambientes.
( ) As câmeras prismáticas fornecem imagens simultâneas de várias bandas de onda por meio de um único caminho óptico. As câmeras dividem a luz recebida em dois ou três sensores separados com alinhamento preciso pixel a pixel, independentemente do movimento ou ângulo de visão.
( ) Cobre os comprimentos de onda que variam de aproximadamente 0,7 a 1,4 mícrons e remove os comprimentos de onda das cores, o que resulta na aparência da maioria dos objetos muito semelhantes a uma imagem que foi convertida em preto e branco. Exceções são as árvores e plantas, que são altamente reflexivas no comprimento de onda do sensor, portanto, parecem muito mais brilhantes do que em cores.
( ) Coleta luz entre os comprimentos de aproximadamente 0,4 a 0,7 microns e a converte em um sinal elétrico, organizando essas informações para renderizar imagens e fluxos de vídeo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. 2 • 4 • 3 • 1
b. 3 • 4 • 2 • 1
c. 1 • 2 • 3 • 4
d. 4 • 3 • 2 • 1
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada um dos sensores/registradores e seus conceitos para encontrar a sequência correta. 1. RGB: Coleta luz entre os comprimentos de aproximadamente 0,4 a 0,7 microns e converte em um sinal elétrico, organizando essas informações para renderizar imagens e fluxos de vídeo. Isso se encaixa na descrição do último conceito. 2. Near-infrared: Cobre os comprimentos de onda que variam de aproximadamente 0,7 a 1,4 mícrons e remove os comprimentos de onda das cores, resultando em uma aparência semelhante a uma imagem em preto e branco, exceto para árvores e plantas. Isso se encaixa no terceiro conceito. 3. Multispectral: As câmeras prismáticas fornecem imagens simultâneas de várias bandas de onda por meio de um único caminho óptico. Isso se encaixa no segundo conceito. 4. LiDAR: Usa a técnica de detecção de luz para calcular a profundidade, criando modelos 3D e mapas de objetos e ambientes. Isso se encaixa no primeiro conceito. Agora, organizando as respostas: - RGB (1) - último conceito - Near-infrared (2) - terceiro conceito - Multispectral (3) - segundo conceito - LiDAR (4) - primeiro conceito Portanto, a sequência correta, de cima para baixo, é: 4 (LiDAR) • 3 (Multispectral) • 2 (Near-infrared) • 1 (RGB). A alternativa correta é: d. 4 • 3 • 2 • 1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nas características básicas do sistema UTM, é correto afirmar:
a. Avaliando-se a deformação de escala em um fuso UTM (tangente), pode-se verificar que o fator de escala é igual a 2(dois) no meridiano central e aproximadamente igual a 1.0015 (1/666) nos extremos do fuso.
b. O quadriculado UTM está associado ao sistema de coordenadas plano retangulares, tal que um eixo coincide com a projeção do Meridiano Central do fuso (eixo N apontando para Norte) e o outro eixo, com o do Equador.
c. O mundo é dividido em 60 fusos, sendo que cada um se estende por 5º de longitude.
d. Cada fuso deve ser prolongado até 30' sobre os fusos adjacentes criando-se, assim, uma área de superposição de 5º de largura. Essa área de superposição serve para facilitar o trabalho de campo em certas atividades.

As principais características de Sistemas de Informação Geográfica são: I. Integrar, numa única base de dados, informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados de censo e cadastro urbano e rural, imagens de satélite, redes e modelos numéricos de terreno. II. Combinar as várias informações, através de algoritmos de manipulação, para gerar mapeamentos derivados. III. Consultar, recuperar, visualizar e plotar o conteúdo da base de dados geocodificados. Assinale a sequência correta:
a) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
b) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
c) As assertivas I, II e III estão corretas.
d) Apenas a assertiva III está correta.

São propriedades das projeções cartográficas:
a. Geometria, superfície e exatidão
b. Conformidade, equivalência e equidistância
c. Transversalidade, normalidade e obliquidade
d. Representatividade, acurácia e normalidade

Em um Sistema de Informação Geográfica (SIG), a introdução de dados se dá, por exemplo, pela aquisição de produtos de sensoriamento remoto, pela confecção de planilhas de dados, ou pelo uso de sistemas de posicionamento de satélite. Além dos já citados, um dos processos de introdução de dados em SIG consiste em realizar uma fotocópia de produtos cartográficos preexistentes através do uso de um scanner (adaptado de FITZ, 2008). Assinale a alternativa correspondente ao processo descrito no texto (uso de scanner), de forma correta:
a. Digitalização
b. Classificação
c. Digitação
d. Vetorização

Existem atualmente diversos programas computacionais de sistema de informações geográficas (SIG), comerciais ou de domínio público. Entre as opções abaixo, assinale a opção que mostra apenas SIGs de domínio público.
a. IDRISI e QuantumGIS
b. SPRING e ArcGIS
c. SPRING e QuantumGIS
d. IDRISI e SPRING

A interpretação visual de fotografias aéreas baseia-se em elementos, dentre os quais está aquele que se refere ao arranjo espacial de feições naturais ou antrópicas em uma superfície, o qual recebe o nome de:
a. sombra.
b. tonalidade.
c. textura.
d. padrão.

O Google Earth Pro é um programa que apresenta modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de imagens de satélite. Seu ambiente é bastante intuitivo e por isso se popularizou. Porém, esse programa também é utilizado profissionalmente, pois interage com diversos programas de geoprocessamento, como o ArcGis e o QGIS. Para isso, é preciso conhecer seu sistema de referência geodésico, que é o:
a. South America Datum 69.
b. Córrego Alegre.
c. SIRGAS 2000.
d. World Geodesic System 84.

No Sistema de Posicionamento Global, o segmento espacial consiste de 24 satélites distribuídos em:
a. 6 planos orbitais igualmente espaçados.
b. 8 planos orbitais igualmente espaçados.
c. 4 planos orbitais igualmente espaçados.
d. 2 planos orbitais igualmente espaçados.

Mais conteúdos dessa disciplina