Logo Passei Direto
Buscar
Em relação as características e morfologia dos vírus, escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações: ( ) Os vírus são conjuntos de genes capazes de transferir-se de uma célula para outra alterando seu funcionamento. ( ) Assim como as células, o vírus se origina de outro vírus. ( ) O genoma viral pode ser de RNA ou de DNA, em cadeia simples ou dupla. ( ) Os vírus apresentam maquinaria para sintetizar macromoléculas e mecanismos para utilizar energia. ( ) Os vírus possuem proteínas que se projetam para exterior, que são chamadas de: espículas virais. Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A V, F, V, F, V.
B F, V, V, V, F.
C F, V, F, V, V.
D V, F, F, F, F.
E V, V, V, V, V.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as características e morfologia dos vírus: ( ) Os vírus são conjuntos de genes capazes de transferir-se de uma célula para outra alterando seu funcionamento. É verdadeira (V). Os vírus são, de fato, entidades que contêm material genético (DNA ou RNA) e podem infectar células, alterando seu funcionamento. ( ) Assim como as células, o vírus se origina de outro vírus. É falsa (F). Os vírus não se reproduzem como as células; eles se replicam apenas dentro de células hospedeiras, e não "nascem" de outros vírus. ( ) O genoma viral pode ser de RNA ou de DNA, em cadeia simples ou dupla. É verdadeira (V). Os vírus podem ter genomas que são compostos por RNA ou DNA, e esses podem ser de cadeia simples ou dupla. ( ) Os vírus apresentam maquinaria para sintetizar macromoléculas e mecanismos para utilizar energia. É falsa (F). Os vírus não possuem maquinário celular próprio para sintetizar macromoléculas ou para utilizar energia; eles dependem da maquinaria da célula hospedeira para se replicar. ( ) Os vírus possuem proteínas que se projetam para exterior, que são chamadas de: espículas virais. É verdadeira (V). As espículas virais são proteínas que se projetam na superfície do vírus e são importantes para a adesão e entrada do vírus nas células hospedeiras. Agora, organizando as respostas: 1. V 2. F 3. V 4. F 5. V A sequência correta é: A V, F, V, F, V. Portanto, a alternativa correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A classificação taxonômica é determinada pelo Comitê Internacional de Taxonomia Viral (ICTV), que estabelece níveis hierárquicos de classificação designados por sufixos. Com relação à classificação taxonômica do SARS-CoV-2, assinale a alternativa que apresenta ordem, família, subfamília, gênero e espécie, respectivamente:
A - SARS-CoV-2, Coronaviridae, Betacoronavirus, Orthocoronavirinae, Nidovirales
B - Nidovirales, Orthocoronavirinae, Coronaviridae, Betacoronavirus, SARS-CoV-2
C - Coronaviridae, Orthocoronavirinae, Nidovirales, Betacoronavirus, SARS-CoV-2
D - Nidovirales, Coronaviridae, Orthocoronavirinae, Betacoronavirus, SARS-CoV-2
E - Coronaviridae, Betacoronavirus, Orthocoronavirinae, Nidovirales, SARS-CoV-2

Alguns coronavírus, pertencentes à família Coronaviridae, são conhecidos por causar infecções respiratórias em humanos.
Esses vírus, pertencentes à Classe IV, são constituídos por uma fita simples de RNA de polaridade (sentido) positiva (ssRNA+) e, por isso,
(A) são independentes da estrutura da célula hospedeira para terem seu genoma transcrito.
(B) podem atuar como mRNA e serem traduzidos em proteínas virais após inserção no citoplasma da célula hospedeira.
(C) têm o genoma utilizado como molde para produção de DNA viral dentro da célula hospedeira.
(D) têm o genoma utilizado como molde para transcrição de RNA complementar que atua como mRNA.
(E) possuem mecanismos inibidores da mutação do seu genoma quando inseridos na célula hospedeira.

Mais conteúdos dessa disciplina