Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Considere a seguinte citação:

"O passado das civilizações nada mais é que a história dos empréstimos que elas fizeram umas às outras ao longo dos séculos [...]".

Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre os intercâmbios culturais realizados entre as sociedades do Antigo Oriente Próximo, assinale a alternativa correta:
A O mito do Dilúvio Sumério, que possui semelhanças com a narrativa bíblica do Gênesis, é possivelmente um exemplo de influências culturais entre essas sociedades.
B A adoção, pelos gregos antigos, do modelo de monarquia faraônica originário do Antigo Egito, é um exemplo que diz da Antiguidade.
C A Epopeia de Gilgamesh, que serviu como base para a construção de toda a mitologia judaico-cristã, é o exemplo de processadas no contexto do Antigo Oriente Próximo.
D A concepção da vida após a morte dos antigos egípcios, inspirada nos mitos sumérios e acadianos, configura-se em intercâmbios culturais no mundo antigo.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta, considerando os intercâmbios culturais entre as sociedades do Antigo Oriente Próximo: A) O mito do Dilúvio Sumério, que possui semelhanças com a narrativa bíblica do Gênesis, é possivelmente um exemplo de influências culturais entre essas sociedades. - Esta alternativa é correta, pois realmente existem semelhanças entre o mito sumério e a narrativa bíblica, indicando um intercâmbio cultural. B) A adoção, pelos gregos antigos, do modelo de monarquia faraônica originário do Antigo Egito, é um exemplo que diz da Antiguidade. - Essa afirmação não é precisa, pois os gregos não adotaram um modelo de monarquia faraônica, mas sim desenvolveram suas próprias formas de governo. C) A Epopeia de Gilgamesh, que serviu como base para a construção de toda a mitologia judaico-cristã, é o exemplo de processadas no contexto do Antigo Oriente Próximo. - Embora a Epopeia de Gilgamesh tenha influenciado várias culturas, afirmar que serviu como base para toda a mitologia judaico-cristã é uma generalização exagerada. D) A concepção da vida após a morte dos antigos egípcios, inspirada nos mitos sumérios e acadianos, configura-se em intercâmbios culturais no mundo antigo. - Essa afirmação não é correta, pois a concepção egípcia da vida após a morte é mais específica e não se baseia diretamente nos mitos sumérios ou acadianos. Diante dessa análise, a alternativa correta é: A. O mito do Dilúvio Sumério, que possui semelhanças com a narrativa bíblica do Gênesis, é possivelmente um exemplo de influências culturais entre essas sociedades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere a seguinte citação: “A Arqueologia é uma ciência autônoma ou uma disciplina ‘auxiliar’ da História?”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JORGE, Vitor Oliveira. Arqueologia e História: algumas reflexões prévias. Revista da Faculdade de Letras, Porto, 1990, p. 367. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Tópicos de História Antiga Oriental a respeito da relação entre História e Arqueologia, analise as afirmativas e, em seguida, assinale V para as asserções falsas e F para as verdadeiras:
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) Os registros arqueológicos só devem ser utilizados no caso de não existirem documentos escritos para o contexto estudado.
( ) Dependendo do que deseja saber, o pesquisador selecionará, entre as fontes arqueológicas e históricas, as que melhor ajudarão a esclarecer seus questionamentos.
( ) Inexiste uma hierarquia entre Arqueologia e História, sendo errôneo, portanto, definir a primeira como “auxiliar” da segunda.
( ) O historiador deve priorizar os registros escritos, cuja análise é complementada com o estudo de material arqueológico.
A V – V – V – V
B V – V – F – V
C F – V – V – V
D F – V – V – F
E F – V – F – V

Considere a seguinte citação:
"Os ex-votos não são simples artefatos, mas a parte material sobrevivente de um ato de devoção. Rituais e preces provavelmente acompanhavam a oferta do ex-voto, sendo um elemento significativo do ato devocional que não deixou traços".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BIELESCHI, Simone. Auxiliares para o renascimento: estátuas funerárias de Osíris e Ptah-Sokar-Osíris da coleção do Museu Nacional/UFRJ. In: BRANCAGLION, Jr. [et. al] (Org.). Semna - Estudos de Egiptologia. Rio de Janeiro: Seshat - Laboratório de Egiptologia do Museu Nacional, 2014, p. 13.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Tópicos de História Antiga Oriental sobre a religião popular no Antigo Egito, analise as seguintes asserções:
I. Uma prática comum no Antigo Egito era o depósito de ex-votos para as divindades nos templos.

# PORQUE

II. Sem o depósito de ex-votos, os egípcios acreditavam que os deuses iriam impor o mal sobre toda a civilização.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Considere a seguinte citação:
"A 'igualdade' jurídica e a exigência de garantias jurídicas contra a arbitrariedade requerem a 'objetividade' racional formal da administração, em oposição ao livre-arbítrio e a` graça da antiga dominação patrimonial".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEBER, Max. Economia e Sociedade. Fundamentos da Sociologia Compreensiva. v.2. Brasília: Editora da UnB, 1999. p. 216.

Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Tópicos de História Antiga Oriental sobre o conceito de burocracia nas sociedades antigas, assinale a alternativa correta:
A) O atual conceito de burocracia, embora pensado para formações estatais da época moderna e contemporânea, tais características da administração dos Estados da época antiga.
B) Um importante conceito usado para explicar o funcionamento das sociedades antigas é o de burocracia patrimonial, que a racionalidade era o princípio estruturante da administração no mundo antigo.
C) O funcionamento da administração nas sociedades do Antigo Oriente Próximo estruturava-se, em grande medida, que não exclui, contudo, a existência de elementos de racionalidade administrativa.
D) Para Max Weber e os defensores do modelo patrimonial de administração no mundo antigo, os elementos de racionalidade Oriente Próximo aproximam essa realidade daquela existente nos Estados contemporâneos.
E) No mundo antigo, havia uma nítida separação entre público e privado, o que conferia um caráter de impessoalidade diferente do mundo atual, no qual os interesses privados se mesclam aos interesses públicos.

Leia a citação a seguir: “A mão de obra escrava não foi dominante, e o sistema econômico mesopotâmico nunca chegou a ser escravista, como ocorreria, mais tarde, na Grécia e em Roma”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REDE, Marcelo. A Mesopotâmia. Rio de Janeiro: Saraiva, 1997. p. 22. A partir da leitura do fragmento e dos conteúdos estudados no livro-base Tópicos de História Antiga Oriental sobre a escravidão na antiga Mesopotâmia, analise as afirmativas:
São corretas apenas as afirmativas:
I. Os escravos eram a base das relações de produção na Mesopotâmia.
II. A escravidão, na Mesopotâmia, era baseada em critérios étnicos.
III. Prisioneiros de guerra poderiam se tornar escravos na antiga Mesopotâmia.
IV. A escravidão por dívidas era bastante comum na antiga Mesopotâmia.
A I e II
B I, II e III
C II, III e IV
D III e IV
E I, III e IV

Considere a seguinte citação:
"Em um processo cujas origens encontramos no alvorecer do Neolítico, a sociedade protourbana mesopotâmica emergia como uma organização política complexa, hierárquica, em que a noção de controle era o paradigma da coesão social".

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GROF, Gabriel. Práticas administrativas em Uruk entre 3500 e 2900 a.C. Dissertação (Mestrado). São Paulo, USP, 2013, p. 5.
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Tópicos de História Antiga Oriental sobre as primeiras formas de organização política na antiga Mesopotâmia, assinale a alternativa correta:
A Os primeiros a se estabelecerem no território mesopotâmico foram os sumérios que, desde o início da sua história, sistema político.
B O primeiro período da história política da Mesopotâmia é marcado pela existência de cidades-Estado independentes, detentores do poder político, militar e econômico.
C Durante o primeiro período sumério, é possível observar a existência de uma intensa rede de relações internacionais. Egito.
D A constituição do sistema político da Mesopotâmia guarda semelhanças com o processo de mesma natureza ocorrida à existência de um rei que administrava todo o território.
E Os templos exerciam, nesse primeiro momento, papel muito reduzido na vida politica da Mesopotâmia, a qual este papel central desempenhado pelos monarcas do período.

Mais conteúdos dessa disciplina