Logo Passei Direto
Buscar

Estética

Outros
As leis de Kirchhoff são usualmente empregadas em circuitos elétricos com dois ou mais resistores, sendo um circuito com elementos em série, em paralelo ou misto. A Lei de Kirchhoff das correntes (LKC) estabelece que o somatório das correntes incidentes em qualquer nó de um circuito elétrico seja nulo. Sabendo disso, analise o circuito da figura abaixo e leia atenciosamente as afirmativas a seguir.
O circuito apresenta uma fonte de corrente de 1 A e cinco resistores (RA, RB, RC, RD, RE) conectados em um circuito misto com nós A, B, C e D.
I. O valor da corrente que passa pelo resistor RB é igual a corrente que passa por RA, da mesma forma que a corrente que passa em RD é igual a corrente que passa em RC. II. Não é possível saber o valor da corrente que entra no nó C. III. Aplicando a Lei das Correntes de Kirchhoff (LCK) no nó B, tem-se que i1 + i2 = i3 + i4. IV. Se substituirmos os resistores RC e RD por um único resistor de resistência infinita, a corrente que passará por este novo laço continuará sendo a mesma. Agora, assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas: a. II, III e IV. b. II e IV. c. I e III. d. II e III. e. I e II.
a. II, III e IV.
b. II e IV.
c. I e III.
d. II e III.
e. I e II.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O valor da corrente que passa pelo resistor RB é igual à corrente que passa por RA, da mesma forma que a corrente que passa em RD é igual à corrente que passa em RC. Essa afirmativa pode ser verdadeira ou falsa dependendo da configuração do circuito. Se RA e RB estão em série, a corrente é a mesma, mas se estão em paralelo, a corrente pode ser diferente. Portanto, não podemos afirmar que é sempre verdadeira. II. Não é possível saber o valor da corrente que entra no nó C. Essa afirmativa é verdadeira, pois sem mais informações sobre a configuração do circuito e os valores dos resistores, não podemos determinar a corrente que entra no nó C. III. Aplicando a Lei das Correntes de Kirchhoff (LCK) no nó B, tem-se que i1 + i2 = i3 + i4. Essa afirmativa é verdadeira, pois a LCK afirma que a soma das correntes que entram em um nó é igual à soma das correntes que saem. Se i1 e i2 entram no nó B e i3 e i4 saem, a relação está correta. IV. Se substituirmos os resistores RC e RD por um único resistor de resistência infinita, a corrente que passará por este novo laço continuará sendo a mesma. Essa afirmativa é falsa, pois um resistor de resistência infinita não permitiria a passagem de corrente, portanto a corrente no laço seria zero. Com base nas análises: - A afirmativa II é verdadeira. - A afirmativa III é verdadeira. - A afirmativa I é incerta e a IV é falsa. Portanto, a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é: d) II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sabe-se que em circuitos com resistores em paralelos (isto é, resistores cujos terminais estão ligados nos mesmos nós) a tensão em cima de cada elemento em paralelo será a mesma. Dessa forma, considere o circuito a baixo, onde aplica-se uma tensão V1 nos terminais de R1, R2 e R3. Sabe-se que R1 = 10 Ω, R2 = 15 Ω, R3 = 30 Ω e a fonte fornece uma tensão de 10 V. Considerando estes dados, a alternativa que apresenta os dados corretos do circuito em relação à corrente, resistência e condutância equivalente e corrente em R1 é a: a. A resistência equivalente é de 5 Ω, a condutância equivalente do circuito é de 0,2 S, a corrente total é de 3 A e a corrente em R1 é de 1,5 A. b. A resistência equivalente é de 10 Ω, a condutância equivalente do circuito é de 0,1 S, a corrente total é de 4 A e a corrente em R1 é de 2 A. c. A resistência equivalente é de 10 Ω, a condutância equivalente do circuito é de 0,1 S, a corrente total é de 1 A e a corrente em R1 é de 0,5 A. d. A resistência equivalente é de 5 Ω, a condutância equivalente do circuito é de 0,2 S, a corrente total é de 2 A e a corrente em R1 é de 1 A. e. A resistência equivalente é de 4 Ω, a condutância equivalente do circuito é de 0,25 S, a corrente total é de 2 A e a corrente em R1 é de 1 A.
a. A resistência equivalente é de 5 Ω, a condutância equivalente do circuito é de 0,2 S, a corrente total é de 3 A e a corrente em R1 é de 1,5 A.
b. A resistência equivalente é de 10 Ω, a condutância equivalente do circuito é de 0,1 S, a corrente total é de 4 A e a corrente em R1 é de 2 A.
c. A resistência equivalente é de 10 Ω, a condutância equivalente do circuito é de 0,1 S, a corrente total é de 1 A e a corrente em R1 é de 0,5 A.
d. A resistência equivalente é de 5 Ω, a condutância equivalente do circuito é de 0,2 S, a corrente total é de 2 A e a corrente em R1 é de 1 A.
e. A resistência equivalente é de 4 Ω, a condutância equivalente do circuito é de 0,25 S, a corrente total é de 2 A e a corrente em R1 é de 1 A.

Mais conteúdos dessa disciplina