Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Assinale a alternativa em que os conectivos "que" são, corretamente, classificados.
a) Em "que não se coaduna com o Estado de Direito" (texto 1), "que a gari de Belém" (texto 2) e "que não cometeu" (texto 3), os termos sublinhados são pronomes relativos.
b) Em "que o Brasil se propôs a ser" (texto 1), "que inalou gás lacrimogêneo" (texto 2) e "que ele seja penalizado" (texto 3), os termos sublinhados são pronomes relativos.
c) Em "que o Brasil se propôs a ser" (texto 1), "que a gari de Belém" (texto 2) e "que só esvazia as discussões" (texto 2), os termos sublinhados são pronomes relativos.
d) Em "que a imprensa se vale da morte" (texto 2), "que só esvazia as discussões" (texto 2) e "que as estabelecidas em lei" (texto 3), os termos sublinhados são conjunções.
e) Em "que a imprensa se vale da morte" (texto 2), "que ele seja penalizado" (texto 3) e "que as estabelecidas em lei" (texto 3), os termos sublinhados são conjunções.
User badge image
CuriosidadesGerais

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada alternativa para identificar a classificação correta dos conectivos "que": a) "que não se coaduna com o Estado de Direito" (pronome relativo), "que a gari de Belém" (pronome relativo) e "que não cometeu" (pronome relativo) - Todos os "que" aqui são pronomes relativos, então essa alternativa está correta. b) "que o Brasil se propôs a ser" (pronome relativo), "que inalou gás lacrimogêneo" (pronome relativo) e "que ele seja penalizado" (pronome relativo) - Todos os "que" são pronomes relativos, então essa alternativa também está correta. c) "que o Brasil se propôs a ser" (pronome relativo), "que a gari de Belém" (pronome relativo) e "que só esvazia as discussões" (pronome relativo) - Todos os "que" são pronomes relativos, então essa alternativa também está correta. d) "que a imprensa se vale da morte" (conjunção), "que só esvazia as discussões" (conjunção) e "que as estabelecidas em lei" (conjunção) - Aqui, os "que" não são todos conjunções, pois o primeiro é um pronome relativo. e) "que a imprensa se vale da morte" (conjunção), "que ele seja penalizado" (conjunção) e "que as estabelecidas em lei" (conjunção) - Aqui, o primeiro "que" é um pronome relativo, não uma conjunção. Portanto, as alternativas a), b) e c) estão corretas, mas como a pergunta pede uma única alternativa, a que melhor se encaixa e é mais abrangente é a a), pois todos os "que" são pronomes relativos. A resposta correta é: a).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o posicionamento da economista.
a) Atribui os índices coletados sobre pouca instrução entre os empregadores a um rigor sem fundamento nas contratações promovidas pelas empresas.
b) Avalia que uma parcela significativa dos empregadores prefere abdicar do estudo e ingressar no mundo do empreendedorismo.
c) Interpreta a falta de estudo e o estímulo ao empreendedorismo como complementos que favorecem a abertura do próprio negócio.
d) Lamenta que, apesar do incentivo ao empreendedorismo, os trabalhadores preferem ser empregados a abrir o próprio negócio.
e) Contesta os dados da pesquisa segundo os quais os empregadores menos instruídos estão nessa condição voluntariamente.

Com base no texto, considere as afirmativas a seguir.
Assinale a alternativa correta.
I. O índice de aumento de paranaenses ocupados com pouca instrução ultrapassou o índice de crescimento de paranaenses ocupados com Ensino Superior completo.
II. O índice de crescimento de trabalhadores ocupados no Paraná com Ensino Superior completo foi maior do que o índice de crescimento dos trabalhadores ocupados no Estado com Ensino Médio completo e Ensino Superior incompleto.
III. O número de trabalhadores ocupados no Paraná sem instrução ou com Ensino Fundamental incompleto foi ultrapassado pelo número de trabalhadores ocupados no Paraná com Ensino Médio completo e Superior incompleto.
IV. Há uma parcela de empregadores no Estado com escolaridade insuficiente para atender aos requisitos exigidos atualmente dos candidatos a emprego.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Sobre o emprego e o sentido dos termos “advogado” e “defensor” nos textos 1 e 3, assinale a alternativa correta.
a) Apesar de haver divergência entre os dois textos, em ambos é expresso um descontentamento com o desempenho do profissional na condição de “defensor”.
b) No texto 1, o autor evita o termo “defensor” para se referir ao advogado, indicando insatisfação com a atitude daquele profissional.
c) No texto 3, destaca-se o apoio ao advogado citado, fundamentado na condição indefensável dos acusados e na inviabilidade do ocultamento da verdade.
d) O termo “advogado” é empregado, no texto 3, com maior carga de ironia do que a utilizada no texto 1.
e) Os termos “advogado” e “defensor” são usados indistintamente, sem matizes semânticos, nos textos 1 e 3 para se referir ao profissional incumbido da defesa dos rapazes.

Assinale a alternativa que estabelece a correta correlação entre os textos.
a) Os textos 1, 2 e 3 coincidem no que se refere à focalização da morte do cinegrafista como assunto central que deve se sobrepor à comoção dos protestos.
b) Os textos 1 e 2 coincidem quanto à defesa da legitimidade das reivindicações como objetivo central a ser mais valorizado do que artimanhas jurídicas.
c) Os textos 1 e 2 divergem quanto aos atritos ideológicos entre imprensa e defensoria pública que impedem a elucidação dos fatos.
d) Os textos 1 e 3 afastam-se do texto 2 no que diz respeito ao foco central: naqueles, a avaliação da defesa dos acusados; neste, o debate sobre os protestos.
e) Os textos 2 e 3 divergem quanto aos desdobramentos jurídicos e policiais em torno da morte do cinegrafista, que inviabilizam discussões minuciosas sobre o caso.

Mais conteúdos dessa disciplina