Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Com base nessas informações, assinale a opção correta em relação aos princípios orçamentários.
a) Revela-se o Princípio da não afetação a partir da formulação: (RO+RE)-(DO+DE)=(SF-SI).
b) Revela-se o Princípio da exatidão a partir da formulação: (RO+RE)-(DO+DE)=(SF-SI).
c) Revela-se o Princípio do equilíbrio a partir da formulação: (RO+RE)-(DO+DE)=(SF-SI).
d) Revela-se o Princípio do orçamento bruto a partir da formulação: (RO+RE)-(DO+DE)=(SF-SI).
e) Revela-se o Princípio da unidade a partir da formulação: (RO+RE)-(DO+DE)=(SF-SI)
User badge image
CuriosidadesGerais

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para responder a essa questão, precisamos entender o que cada princípio orçamentário representa e como a fórmula apresentada se relaciona a eles. A fórmula (RO+RE)-(DO+DE)=(SF-SI) refere-se ao cálculo do resultado orçamentário, onde: - RO = Receitas Orçamentárias - RE = Receitas Extraorçamentárias - DO = Despesas Orçamentárias - DE = Despesas Extraorçamentárias - SF = Saldo Final - SI = Saldo Inicial Agora, vamos analisar as alternativas: a) Princípio da não afetação - Este princípio diz que as receitas e despesas devem ser tratadas de forma separada, mas a fórmula não é uma representação direta desse princípio. b) Princípio da exatidão - Este princípio se refere à precisão das informações orçamentárias, mas a fórmula não é uma representação direta desse princípio. c) Princípio do equilíbrio - Este princípio se refere à necessidade de que as receitas sejam iguais ou superiores às despesas, e a fórmula apresentada é uma forma de demonstrar esse equilíbrio. d) Princípio do orçamento bruto - Este princípio diz respeito à apresentação das receitas e despesas de forma bruta, mas a fórmula não é uma representação direta desse princípio. e) Princípio da unidade - Este princípio se refere à necessidade de que o orçamento seja apresentado em um único documento, mas a fórmula não é uma representação direta desse princípio. Dessa forma, a alternativa que melhor se relaciona com a fórmula apresentada e os princípios orçamentários é: c) Revela-se o Princípio do equilíbrio a partir da formulação: (RO+RE)-(DO+DE)=(SF-SI).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) O princípio orçamentário da OCDE que tem por objetivo proporcionar um debate inclusivo, participativo e realista sobre as opções orçamentais pode ser relacionado no Brasil com a constitucionalidade da afetação de parte do orçamento estadual a determinado programa específico, por meio de lei de iniciativa popular, desde que aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governador do Estado. ( ) O princípio orçamentário da OCDE que tem por objetivo assegurar que os documentos e dados do orçamento sejam abertos, transparentes e acessíveis pode ser relacionado, no Brasil, com a decisão do Supremo Tribunal Federal, que declarou a inconstitucionalidade, em sede de controle abstrato, da previsão de emendas parlamentares ao orçamento, por violação aos princípios da divulgação, da transparência, da acessibilidade das informações, do fomento à cultura da transparência e do controle social. ( ) O princípio orçamentário da OCDE que tem por objetivo identificar, avaliar e gerenciar com prudência a sustentabilidade a longo prazo pode ser relacionado, no Brasil, com a previsão constitucional de que os entes públicos conduzam suas políticas fiscais de forma a manter a dívida pública em níveis sustentáveis, devendo a elaboração e a execução de planos e orçamentos refletir a compatibilidade dos indicadores fiscais com a sustentabilidade da dívida. As afirmativas são, respectivamente,
a) F-F-V.
b) V-F-V.
c) F-V-V.
d) F-V-F.
e) V-F-F.

Relacione os Princípios Orçamentários a seguir, com suas respectivas definições: I. Totalidade II. Periodicidade III. Exclusividade IV. Universalidade ( ) Estabelecido, de forma expressa, pelo caput do Art. 2º da Lei nº 4.320/1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do Art. 165 da Constituição Federal, determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os Poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público. ( ) Previsto, de forma expressa, pelo caput do Art. 2º da Lei nº 4.320/1964, determina a existência de orçamento único para cada um dos entes federados - União, Estados, Distrito Federal e Municípios com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa: a Lei Orçamentária Anual (LOA). ( ) Estipulado, de forma literal, pelo caput do Art. 2º da Lei nº 4.320/1964, delimita o exercício financeiro orçamentário: período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA irão se referir. Segundo o Art. 34 da Lei nº 4.320/1964, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil, ou seja, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. ( ) Previsto no § 8º do Art. 165 da Constituição Federal de 1988, estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei. Assinale a opção que indica a correspondência correta, na ordem apresentada.
a) III - I - II - IV.
b) IV - II - I - III.
c) IV - I - II - III.
d) IV - I - III - II.
e) III - IV - I - II.

Mais conteúdos dessa disciplina