Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Esta lista de exercícios testará os seus conhecimentos a respeito do Segundo Reinado, período no qual o Brasil foi governado pelo imperador D. Pedro II.
Sobre a Revolução Farroupilha, assinale a única alternativa que está INCORRETA.
a) Os promotores dessa revolução foram os estancieiros gaúchos que pretendiam separar-se politicamente do Brasil.
b) Foi a mais longa guerra civil brasileira.
c) Bento Gonçalves foi um dos líderes dessa revolta.
d) Foi um movimento liderado pelas elites empobrecidas, extremamente organizado militarmente e voltado para a solução dos problemas das camadas mais pobres da população do Rio Grande do Sul, e norte do Uruguai e Argentina.
e) Esse movimento teve também causas econômicas: o principal produto da região, o charque, comercializado no mercado interno foi taxado de forma elevada, o que facilitou a concorrência do charque platino, privilegiado pelas baixas taxas alfandegárias.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada alternativa para identificar a que está INCORRETA: a) Os promotores dessa revolução foram os estancieiros gaúchos que pretendiam separar-se politicamente do Brasil. Verdadeiro, a Revolução Farroupilha foi, de fato, liderada por estancieiros que buscavam maior autonomia. b) Foi a mais longa guerra civil brasileira. Verdadeiro, a Revolução Farroupilha durou de 1835 a 1845, sendo uma das mais longas guerras civis do Brasil. c) Bento Gonçalves foi um dos líderes dessa revolta. Verdadeiro, Bento Gonçalves é um dos principais líderes associados à Revolução Farroupilha. d) Foi um movimento liderado pelas elites empobrecidas, extremamente organizado militarmente e voltado para a solução dos problemas das camadas mais pobres da população do Rio Grande do Sul, e norte do Uruguai e Argentina. INCORRETO, pois a Revolução Farroupilha foi, na verdade, liderada por elites estancieiras e não tinha como foco principal a solução dos problemas das camadas mais pobres. e) Esse movimento teve também causas econômicas: o principal produto da região, o charque, comercializado no mercado interno foi taxado de forma elevada, o que facilitou a concorrência do charque platino, privilegiado pelas baixas taxas alfandegárias. Verdadeiro, essa é uma das causas econômicas que motivaram a revolta. Portanto, a alternativa INCORRETA é: d) Foi um movimento liderado pelas elites empobrecidas, extremamente organizado militarmente e voltado para a solução dos problemas das camadas mais pobres da população do Rio Grande do Sul, e norte do Uruguai e Argentina.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que apresenta o fato que marcou o início do Segundo Reinado no Brasil.
a) Noite das Garrafadas
b) Abdicação de Dom Pedro I
c) Golpe da Maioridade
d) Confederação do Equador
e) Ato Adicional de 1834

A partir da década de 1880, verifica-se um substancial aumento na imigração europeia para o Brasil, em especial, italianos, alemães e portugueses, para trabalharem nas fazendas de café em substituição aos escravos. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
a) A Igreja Católica, partindo do princípio de que todos os homens eram filhos de Deus, portanto, tinham alma, começou a pressionar D. Pedro II a dar liberdade aos escravos. Além disso, por serem maioria, temia-se uma revolta dos escravos em escala nacional.
b) Os africanos eram inadaptáveis ao trabalho agrícola e pouco lucrativos. Por isso os proprietários de terra deram início à sua substituição por imigrantes europeus, mais trabalhadores e conformados com a sua sorte.
c) A partir de meados do século XIX, consolidou-se a percepção de que a escravidão estava com os dias contados. Simultaneamente, transformações econômicas e sociais na Europa, que resultaram em crescimento demográfico, barateamento e aumento de escala dos transportes terrestres e marítimos, combinados com crises industriais e tensões sociais que provocaram grandes fluxos migratórios, tornaram os imigrantes, na visão da elite ilustrada brasileira, um substituto ideal dos escravos africanos.
d) Os proprietários de terras e de escravos, na sua grande maioria falidos, viam na abolição da escravatura um meio de obter compensações financeiras. Por isso deram início ao processo de imigração, trazendo europeus, que eram mais baratos, pressionando o Imperador a abolir a escravidão, indenizando-os.
e) Os imigrantes, enganados pela promessa de que o governo brasileiro lhes daria terras após 10 anos de trabalho na lavoura, vieram em grande número para o Brasil, decepcionando-se em seguida, aderindo, de um modo geral, ao anarquismo.

Qual foi a revolta provincial que aconteceu em Pernambuco na década de 1840?
a) Revolução Pernambucana
b) Confederação do Equador
c) Guerra dos Mascates
d) Revolta da Armada
e) Revolução Praieira

Lei que aboliu o tráfico negreiro no ano de 1850:
a) Lei do Ventre Livre.
b) Lei Saraiva.
c) Lei dos Sexagenários.
d) Lei Eusébio de Queirós.
e) Lei Áurea.

O grande nome do pequeno ciclo de industrialização que o Brasil viveu no Segundo Reinado foi:
(a) Visconde de Ouro Preto.
(b) Barão de Santos.
(c) Duque de Caxias.
(d) Barão de Mauá.
(e) Barão de Cotegipe.

Mais conteúdos dessa disciplina