Logo Passei Direto
Buscar

História

UNOPAR

No decorrer do século XVI o açúcar ocupou um espaço cada vez mais importante entre os produtos exóticos vendidos pelos épiceries (comerciantes de especiarias). “O açúcar, que antes só era encontrado nos boticários que o reservavam para quem estivesse doente, hoje é devorado por gulodice”, escrevia Ortelius em 1572 acrescentando: “O que outrora servia como medicamento, no presente serve-nos alimento. A moda dos pratos preparados com molho doce foi-se desenvolvendo e, já durante o reinado dos reis católicos, a dulceria de valência, que utilizava o açúcar local, obteve um grande sucesso. Na Inglaterra, por ocasião dos grandes festins, eram confeccionados verdadeiras “pièces montées” (peças de pastelaria ou de confeitaria, com formas arquitetônicas) de açúcar consumidas no final da refeição.

A relativa popularização do açúcar na Europa está ligada a fatores coloniais. Assim, assinale a alternativa correta.

  • O sucesso no plantio de cana-de-açúcar no Brasil e no Caribe fez com que aumentasse a quantidade do produto na Europa.
  • A concorrência entre as potências europeias fez com que o produto fosse vendido a preços cada vez mais competitivos no continente.
  • O barateamento do açúcar está ligado ao intercâmbio tecnológico, aumentando a rentabilidade da extração a partir da beterraba.
  • A introdução da mão de obra livre na produção açucareira colonial garantiu a queda dos preços pelo aumento do mercado consumidor.
  • Como as demais especiarias, o açúcar começou a chegar do Oriente para a Europa através das novas rotas globais de navegação.


User badge image
claudia moreira

há 5 dias

Respostas

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina