Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
O fígado também metaboliza compostos como medicamentos e toxinas (compostos exógenos e endógenos), e que através de um processo de biotransformação, permitirá a eliminação dos elementos nocivos ao organismo.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A icterícia (também conhecido como icterus) é caracterizada por aparência amarela da pele, membranas mucosas e esclera causada por deposição de bilirrubina.
II- As enzimas aminotransferases, gama glutamiltransferase, fosfatase alcalina, são utilizadas para o diagnóstico de lesões hepáticas.
III- A icterícia pode ocorrer por excesso de produção de bilirrubina (hemólise).
IV- No contexto da lesão hepática, marcadores como a AST e ALT apresentam menos valor quando comparados a capacidade do fígado de produzir albumina.
A III e IV, apenas.
B I e IV, apenas.
C II e III, apenas.
D I, II e III, apenas.
E I, III e IV, apenas.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A icterícia (também conhecido como icterus) é caracterizada por aparência amarela da pele, membranas mucosas e esclera causada por deposição de bilirrubina. Verdadeiro, essa definição está correta. II- As enzimas aminotransferases, gama glutamiltransferase, fosfatase alcalina, são utilizadas para o diagnóstico de lesões hepáticas. Verdadeiro, essas enzimas são, de fato, marcadores importantes para o diagnóstico de lesões no fígado. III- A icterícia pode ocorrer por excesso de produção de bilirrubina (hemólise). Verdadeiro, a icterícia pode ocorrer devido à hemólise, que é a destruição excessiva de glóbulos vermelhos, resultando em produção excessiva de bilirrubina. IV- No contexto da lesão hepática, marcadores como a AST e ALT apresentam menos valor quando comparados à capacidade do fígado de produzir albumina. Falso, a AST e ALT são marcadores importantes para avaliar a função hepática e lesões no fígado, e não podem ser considerados de menor valor em relação à produção de albumina. Com base na análise, as sentenças verdadeiras são I, II e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: D) I, II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

[Laboratório Virtual - Dosagem de Creatina Quinase] A creatina quinase (CK), também conhecida como creatina fosfoquinase (CPK) ou fosfocreatina quinase, é uma enzima expressa por vários tecidos e tipos celulares. A CK catalisa a conversão de creatina e usa trifosfato de adenosina (ATP) para criar fosfocreatina (PCr) e difosfato de adenosina (ADP).
Com relação às observações feitas no experimento de dosagem de creatina quinase, assinale a alternativa CORRETA:
A A creatina quinase é composta pela associação das subunidades B e/ou M.
B A dosagem da creatina quinase total é considerada como um marcador específico para lesões cardíacas.
C As isoformas raramente são determinadas para realização de diagnósticos específicos, como de infarto agudo do miocárdio.
D Para dosagem da creatina quinase, é necessário utilizar como amostra uma biópsia tecidual do paciente.
E A creatina quinase não tem relevância clínica no diagnóstico de doenças musculares.

Enzimas são catalisadores proteicos responsáveis pela maioria das reações químicas do organismo, sendo encontradas em todos os tecidos. A determinação de enzimas no laboratório clínico tem uma grande aplicação para o diagnóstico, prognóstico e acompanhamento da terapia de diversas patologias.
Sobre as enzimas comumente avaliadas em laboratórios clínicos, assinale a alternativa CORRETA:
A A fosfatase alcalina (ALP) é uma enzima que catalisa a hidrólise alcalina de substâncias exógenas, não apresentando utilidade para substratos endógenos.
B A lactato desidrogenase (LDH) é uma enzima específica do fígado, utilizada exclusivamente para o diagnóstico de doenças hepáticas.
C A γ-glutamiltransferase é uma enzima de membrana que se encontra exclusivamente no tecido hepático.
D São exemplos de aminotransferases de interesse clínico a aspartato aminotransferase (AST), também chamada de TGP e a alanina aminotransferase (ALT), também chamada de TGO.
E A atividade sérica de CK é elevada em quase todos os pacientes quando ocorre injúria, inflamação ou necrose do músculo esquelético ou cardíaco.

Mais conteúdos dessa disciplina