Logo Passei Direto
Buscar
A filantropia e o voluntariado têm um papel importante na resolução de problemas sociais e ambientais. Nesse sentido, a ação de ativistas, voluntários e militantes é essencial para a articulação de atividades que visam reduzir os danos socioambientais, frutos da ação humana no meio ambiente e na própria sociedade. Apesar de essenciais para cumprir funções que não são efetivamente cumpridas pelos governos, essas articulações típicas da sociedade civil não são suficientes para resolver as questões sociais e ambientais contemporâneas, cada vez mais complexas e sensíveis. Dessa forma, emergem organizações inovadoras que unem a racionalidade e as boas intenções com formas de pensar e agir de outras esferas da sociedade.
Refletindo a partir do texto acima, selecione a opção que melhor caracteriza os empreendimentos do setor 2,5 e os negócios de impacto social na contemporaneidade:
a. Uma das características fundamentais da organização do setor 2,5 é a preocupação com toda a cadeia de valor, algo que inclui, por exemplo, o alinhamento dos fornecedores com o propósito socioambiental da organização.
b. Uma das principais inovações típicas do setor 2,5, sua marca fundante, é a articulação direta com o governo por meio do recebimento de doações e subsídios, financiamentos que permitem a existência dessas organizações.
c. O setor 2,5 une as lógicas de setores distintos da sociedade para alcançar um propósito inovador ao utilizar o trabalho de voluntários e de servidores públicos para resolver questões socioambientais intrincadas.
d. Os empreendimentos do setor 2,5 inovam por utilizar a lógica operacional das empresas privadas e, em especial, das multinacionais, elemento que se explicita na orientação ao pilar econômico do desenvolvimento sustentável.
e. As organizações do terceiro setor tendem a construir sua estrutura organizacional em torno das ideias do empreendedor social, logo, a comunidade a ser beneficiada e os processos relacionados são de ordem secundária.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que melhor caracteriza os empreendimentos do setor 2,5 e os negócios de impacto social: a) Uma das características fundamentais da organização do setor 2,5 é a preocupação com toda a cadeia de valor, algo que inclui, por exemplo, o alinhamento dos fornecedores com o propósito socioambiental da organização. - Esta opção reflete uma abordagem holística e alinhada com os princípios de impacto social. b) Uma das principais inovações típicas do setor 2,5, sua marca fundante, é a articulação direta com o governo por meio do recebimento de doações e subsídios, financiamentos que permitem a existência dessas organizações. - Embora a articulação com o governo seja importante, não é a característica fundamental do setor 2,5. c) O setor 2,5 une as lógicas de setores distintos da sociedade para alcançar um propósito inovador ao utilizar o trabalho de voluntários e de servidores públicos para resolver questões socioambientais intrincadas. - Esta opção destaca a união de diferentes lógicas e a colaboração, o que é uma característica importante do setor 2,5. d) Os empreendimentos do setor 2,5 inovam por utilizar a lógica operacional das empresas privadas e, em especial, das multinacionais, elemento que se explicita na orientação ao pilar econômico do desenvolvimento sustentável. - Embora a lógica operacional seja relevante, a ênfase excessiva no pilar econômico pode não capturar a essência do setor 2,5. e) As organizações do terceiro setor tendem a construir sua estrutura organizacional em torno das ideias do empreendedor social, logo, a comunidade a ser beneficiada e os processos relacionados são de ordem secundária. - Esta opção parece desconsiderar a importância da comunidade, o que não é uma característica positiva do setor 2,5. Após essa análise, a alternativa que melhor caracteriza os empreendimentos do setor 2,5 e os negócios de impacto social é: c) O setor 2,5 une as lógicas de setores distintos da sociedade para alcançar um propósito inovador ao utilizar o trabalho de voluntários e de servidores públicos para resolver questões socioambientais intrincadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os empreendedores de sucesso manifestam características específicas, como capacidade de análise e verificação da viabilidade de um novo negócio, além de criatividade e inovação. Tais aptidões auxiliam no processo de tomada de decisão e na abertura de um novo empreendimento.
Quais outras características também são exibidas por um empreendedor de sucesso? Marque a alternativa correta.
a. São pessoas que pouco se dedicam a descobrir informações sobre as suas ideias e concepções.
b. São pessoas que pouco exploram as oportunidades mercadológicas e, com isso, têm visão limitada do seu negócio.
c. São pessoas sem visão do negócio e que têm pouca preocupação com as novas oportunidades.
d. São pessoas visionárias e que exploram ao máximo as oportunidades.
e. São pessoas criativas e inovadoras que atuam, exclusivamente, dentro das organizações.

A metodologia lean startup foi criada por Eric Ries e consiste em uma grande evolução na forma de pensar o planejamento e o lançamento de um produto ou empresa. Pensando nesse método, em seus princípios e na forma de implementá-lo, aponte a alternativa que corresponde corretamente a um princípio e sua explicação.
A. O circuito de reação (construir – medir – aprender) é um processo em que todo código que é escrito para uma aplicação é imediatamente implantado em produção, o que resulta em uma redução do tempo de ciclo.
B. O produto mínimo viável tem como objetivo testar hipóteses de negócios fundamentais e ajudar os empreendedores a começarem o processo de aprendizagem o mais rápido possível.
C. Na implantação contínua (continuous deployment), o autor estabelece um circuito em três fases distintas: 1) construir, com a construção do produto; 2) medir os verdadeiros progressos; 3) aprender.
D. Os testes A/B são uma correção de curso estruturado para testar uma nova hipótese fundamental sobre o produto, estratégia ou motor de crescimento.
E. O pivô é um experimento em que diferentes versões de um produto são oferecidas aos clientes, ao mesmo tempo.

O empreendedorismo dentro de uma micro e pequena empresa acontece a partir da capacidade de idealização, coordenação e efetivação de projetos, serviços e negócios. O empreendedor é um indivíduo que aquece o mercado econômico.
Quais são as formas para o empreendedor fazer isto? Escolha a alternativa mais completa.
A. Através de velhos produtos e serviços, criação de novas formas de empresa a partir das suas ideias e também pela realização de sondagem de novos recursos e materiais.
B. Através da introdução de novos produtos e serviços, criação de novas formas de empresa a partir das suas ideias e também pela realização de sondagem de novos recursos e materiais.
C. Através da introdução de novos produtos e serviços e também pela realização de sondagem de novos recursos e materiais.
D. Através da introdução de novos produtos e serviços e pela criação de novas formas de empresa a partir das suas ideias.
E. Criação de novas formas de empresa a partir das suas ideias e também pela realização de sondagem de novos recursos e materiais.

A sociedade é composta essencialmente de três setores. O primeiro corresponde ao governo e suas ações, normalmente engendradas por distintos entes estatais que operacionalizam políticas públicas. O segundo setor se expressa pelas empresas privadas e por suas operações por meio de mecanismos de mercado. Existe também o terceiro setor, marcado pelas ações das mais diferentes organizações não-governamentais. Na contemporaneidade, todavia, emergem novos modelos de organizações.
Levando em consideração o exposto acima, selecione a opção que descreve corretamente o setor 2,5:
a. As universidades privadas são exemplos típicos de organizações do setor 2,5. Sua forma de operar e os objetivos norteadores utilizam metodologias que são expressões contemporâneas do chamado setor dois e meio.
b. Esse setor é composto pelas entidades filantrópicas que operam em países estrangeiros. Tendo atividades em países diferentes, elas têm características singulares e não podem ser situadas em um único setor.
c. O setor 2,5 compreende as empresas de economia mista que compõem parte do governo. Elas estão nessa categoria por terem uma estrutura que faz interface às lógicas do governo e das empresas privadas.
d. O setor 2,5 é constituído pelos negócios de impacto social, também chamados de negócios ou empresas sociais. O setor tem essa nomenclatura porque suas organizações reúnem as lógicas do segundo e do terceiro setor.
e. Os grupos religiosos são os principais constituintes do setor 2,5. O foco no cumprimento de uma missão social os faz substitutos do Estado, logo, estão no meio do caminho entre o primeiro e o terceiro setor.

Na relação entre empreendedorismo social e inovação no terceiro setor, emerge a diferença entre descoberta, invenção e inovação.
Assinale a alternativa que permite diferenciar em termos teóricos e práticos o elemento DESCOBERTA:
a. É resultado de uma atividade mercadológica, com transformações substanciais na concepção do produto ou em sua embalagem, no seu posicionamento, na forma como ela é promovida ou na fixação de preços.
b. É caracterizado por meio de uma iniciativa científica e que tem como objetivo avançar com os limites do conhecimento tal como eles se apresentam em um dado momento histórico. Pode ser concebido pelo surgimento de um fenômeno físico ou químico por meio de observação e pesquisa.
c. Envolve a implementação de uma nova metodologia de produção ou distribuição nova ou consideravelmente melhorada. Um exemplo disso é o caso de uma iniciativa socioambiental brasileira que incentiva e fomenta o acesso de produtores locais ao comércio justo, com preços de mercado de seus produtos.
d. Diz respeito à exploração comercial de uma invenção, tecnologia, produto ou processo, com viés essencialmente econômico e comercial. Engloba a introdução de uma novidade, ou aperfeiçoamento, no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços.
e. É resultado de uma atividade tecnológica e que tem como meta a resolução de uma questão essencialmente prática. A motivação é principalmente técnica nesse caso. Normalmente, são registradas por meio de patentes ou outros meios de proteção de propriedade intelectual.

Existem diversas vantagens percebidas na metodologia lean startup quando comparada com a metodologia tradicional na gestão de negócios. Essas vantagens podem ser categorizadas em: estratégia, velocidade, criação de produto e insucesso.
Pensando nessas categorias destacadas, aponte a alternativa que corresponde às vantagens da lean startup em cada categoria.
a. Estratégia: baseada em hipóteses, utiliza modelo de negócios. Velocidade: testa hipóteses no mercado e absorve feedbacks de consumidores no processo. Criação de produto: utiliza o método de “pivotar”, ou seja, inverte o curso, oferecendo novas possibilidades de produtos. Insucesso: busca ser rápida e opera com dados suficientes para a ação.
b. Estratégia: utiliza o método de “pivotar”, ou seja, inverte o curso, oferecendo novas possibilidades de produtos. Velocidade: baseada em hipóteses, utiliza modelo de negócios. Criação de produto: busca ser rápida e opera com dados suficientes para a ação. Insucesso: testa hipóteses no mercado e absorve feedbacks de consumidores no processo.
c. Estratégia: baseada em hipóteses, utiliza modelo de negócios. Velocidade: busca ser rápida e opera com dados suficientes para a ação. Criação de produto: testa hipóteses no mercado e absorve feedbacks de consumidores no processo. Insucesso: utiliza o método de “pivotar”, ou seja, inverte o curso, oferecendo novas possibilidades de produtos.
d. Estratégia: testa hipóteses no mercado e absorve feedbacks de consumidores no processo. Velocidade: utiliza o método de “pivotar”, ou seja, inverte o curso, oferecendo novas possibilidades de produtos. Criação de produto: baseada em hipóteses, utiliza modelo de negócios. Insucesso: busca ser rápida e opera com dados suficientes para a ação.
e. Estratégia: busca ser rápida e opera com dados suficientes para a ação. Velocidade: testa hipóteses no mercado e absorve feedbacks de consumidores no processo. Criação de produto: utiliza o método de “pivotar”, ou seja, inverte o curso, oferecendo novas possibilidades de produtos. Insucesso: baseada em hipóteses, utiliza modelo de negócios.

O desenvolvimento sustentável se tornou um tema debatido não apenas no âmbito acadêmico ou do ativismo socioambiental, mas também nas sociedades como um todo, pois os problemas climáticos, por exemplo, afetam mesmo as comunidades aparentemente mais isoladas. Nesse sentido, o empreendedorismo, a inovação e ação do terceiro setor podem ter resultados positivos sobre esses problemas. É possível afirmar que as iniciativas do empreendedorismo social podem, simultaneamente, auxiliar na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico, e que o empreendedorismo social permite a geração de valor econômico, social e ambiental.
De acordo com o texto acima, selecione a opção que descreve corretamente o empreendedorismo social no terceiro setor e sua ligação com o desenvolvimento sustentável:
a. O empreendedorismo social e a inovação no terceiro setor têm como objetivo criar novos produtos, processos e serviços para gerar benefícios econômicos para um negócio efetivamente lucrativo e, assim, alcançar o desenvolvimento econômico.
b. Por conta do aquecimento global, o objetivo primordial para a consecução do desenvolvimento sustentável deve ser o foco nas questões ambientais. Por exemplo, é necessário reduzir a poluição atmosférica, melhorar a qualidade do ar ou da água potável.
c. O objetivo central do empreendedorismo no terceiro setor deve ser inovar por meio da introdução de novos meios de produção e novas formas de organização. Se assim conseguir, o compromisso com o desenvolvimento sustentável pode ficar em segundo plano.
d. Para alcançar o desenvolvimento sustentável, é imperativo que o empreendedorismo no terceiro setor proporcione ganhos principalmente sociais, tais como redução da mortalidade infantil, melhora da expectativa de vida e educação de qualidade para todos.
e. Considerando o desenvolvimento sustentável, é necessário que o empreendedor no terceiro setor busque oportunidades para gerar novos produtos, processos e serviços no futuro, preservando a natureza e beneficiando comunidades locais, criando tanto valor econômico quanto valor social.

Mais conteúdos dessa disciplina