Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
A respeito da posição e das alianças desse país nesse conflito mundial, é correto afirmar que
a) a Alemanha e a URSS firmaram inicialmente um pacto de não agressão, não cumprido por Hitler, resultando em uma grande mobilização russa para conter o avanço nazista, que repercutiu, em outros países, na adesão de grupos de resistência formado por comunistas.
b) os Estados Unidos e a URSS agiram conjuntamente em diversos episódios ao longo da II Guerra, rompendo sua aliança somente ao fim do conflito, momento em que a URSS se recusa participar da Organização das Nações Unidas, iniciando a Guerra Fria.
c) a Inglaterra e a URSS empenharam grandes esforços bélicos para impedir as ocupações nazistas, dentre as quais Stalingrado é exemplo, mas foram sucessivamente derrotadas até a entrada dos Estados Unidos na II Guerra, cujas tropas conquistaram Berlim, provocando a reviravolta no conflito.
d) a URSS possuía relações estreitas com o Império Japonês e o apoiou até o episódio do ataque à base de Pearl Harbor, em 1941, momento em que adere aos Aliados, influenciando a China comunista a fazer o mesmo.
e) a Itália e a Espanha se uniram ao Eixo e se empenharam em atacar a URSS, uma vez que Mussolini e Franco já haviam derrotado politicamente e eliminado os focos de resistência comunista em seus territórios ao assumirem o poder, antes do início da guerra.
User badge image
CuriosidadesGerais

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada alternativa: a) A Alemanha e a URSS firmaram inicialmente um pacto de não agressão, não cumprido por Hitler, resultando em uma grande mobilização russa para conter o avanço nazista, que repercutiu, em outros países, na adesão de grupos de resistência formado por comunistas. Verdadeiro, o Pacto Molotov-Ribbentrop foi um acordo de não agressão entre a Alemanha e a URSS, mas Hitler quebrou esse pacto ao invadir a URSS em 1941. b) Os Estados Unidos e a URSS agiram conjuntamente em diversos episódios ao longo da II Guerra, rompendo sua aliança somente ao fim do conflito, momento em que a URSS se recusa participar da Organização das Nações Unidas, iniciando a Guerra Fria. Falso, embora os EUA e a URSS tenham sido aliados durante a guerra, a URSS participou da ONU após a guerra, e a Guerra Fria começou devido a tensões que surgiram após o conflito. c) A Inglaterra e a URSS empenharam grandes esforços bélicos para impedir as ocupações nazistas, dentre as quais Stalingrado é exemplo, mas foram sucessivamente derrotadas até a entrada dos Estados Unidos na II Guerra, cujas tropas conquistaram Berlim, provocando a reviravolta no conflito. Falso, a batalha de Stalingrado foi uma vitória significativa da URSS e não uma derrota. Além disso, as tropas soviéticas também participaram da conquista de Berlim. d) A URSS possuía relações estreitas com o Império Japonês e o apoiou até o episódio do ataque à base de Pearl Harbor, em 1941, momento em que adere aos Aliados, influenciando a China comunista a fazer o mesmo. Falso, a URSS e o Japão tinham um pacto de neutralidade, mas a URSS não apoiou o Japão. A URSS entrou na guerra contra o Japão apenas em 1945, após a rendição da Alemanha. e) A Itália e a Espanha se uniram ao Eixo e se empenharam em atacar a URSS, uma vez que Mussolini e Franco já haviam derrotado politicamente e eliminado os focos de resistência comunista em seus territórios ao assumirem o poder, antes do início da guerra. Falso, a Espanha permaneceu neutra durante a II Guerra Mundial, embora Franco tenha apoiado indiretamente o Eixo. Com base nas análises, a única alternativa verdadeira é a letra a). Portanto, a resposta correta é: a) a Alemanha e a URSS firmaram inicialmente um pacto de não agressão, não cumprido por Hitler, resultando em uma grande mobilização russa para conter o avanço nazista, que repercutiu, em outros países, na adesão de grupos de resistência formado por comunistas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a única alternativa que apresenta todos os itens com características desse período.
I – fortalecimento do poder real e enfraquecimento dos poderes locais;
II – declínio das atividades comerciais urbanas e fortalecimento da vida rural;
III – uso generalizado de trabalho escravo no campo;
IV – os nobres estavam obrigados a pagarem aos seus servos uma pequena indenização, que passou a ser conhecida por banalidade;
V – existência de vínculos pessoais entre os nobres mais poderosos e os nobres mais fracos (suserania e vassalagem).
a) I e II
b) II e IV
c) III e V
d) I e IV
e) II e V

Uma das características que podemos reconhecer no sistema feudal europeu:
a) é a organização da sociedade feudal em dois grupos bem definidos: os senhores e os escravos.
b) são os ideais de honra e fidelidade oriundos da sociedade islâmica.
c) é a obrigação anual de corveia e o pagamento da talha e banalidades como obrigações de servos aos senhores feudais.
d) é o dinamismo econômico, voltado para o comércio entre feudos vizinhos.
e) são as relações escravocratas de produção.

Mais conteúdos dessa disciplina