Logo Passei Direto
Buscar
O sistema nervoso autónomo é dividido em porção simpática e porção parassimpática, analise as afirmativas a seguir sobre suas diferenças e assinale a alternativa incorreta.
Analise as afirmativas a seguir sobre suas diferenças e assinale a alternativa incorreta.
As diferenças anatómicas são relacionadas a origem e localização dos neurônios pré e pós-ganglionares.
As diferenças entre as duas porções se dão de modo funcional, com funções antagónicas, e anatomicamente não apresentam diferenças.
Quimicamente apresentam diferenças, ligadas aos tipos de neurotransmissores liberados.
O tecido muscular liso e glandular recebe inervação de ambos os sistemas, mas a diferença está na resposta gerada nessas estruturas.
As ações do sistema simpático normalmente são mais difusas que o parassimpático, que se relaciona a um órgão ou setor do organismo.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A alternativa incorreta é: "As diferenças entre as duas porções se dão de modo funcional, com funções antagónicas, e anatomicamente não apresentam diferenças." Na verdade, existem diferenças anatômicas significativas entre as porções simpática e parassimpática, especialmente em relação à origem e localização dos neurônios pré e pós-ganglionares.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A porção chamada de craniana do sistema parassimpático está localizada no tronco encefálico, onde estão localizados alguns núcleos importantes para algumas funções orgânicas.
Sobre esses núcleos, assinale a alternativa incorreta.
O núcleo Edinger-Westphal inerva o músculo ciliar.
O núcleo olivar inerva a musculatura cardíaca.
O núcleo lacrimal inerva a glândula lacrimal.
O núcleo salivatório inerva as glândulas submandibular e sublingual.
O núcleo motor dorsal do vago inerva as vias torácicas e abdominais.

Mais conteúdos dessa disciplina