Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
QUESTãO 109 Resposta E
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende o fenômeno de formação das ondas estacionárias. Outra hipótese para essa escolha seria imaginar que a difração pode ser importante por permitir que a onda seja distribuída em toda a cavidade na qual ocorre a onda estacionária.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende o fenômeno de formação das ondas estacionárias. Outra hipótese para essa escolha seria imaginar que a onda tenha que mudar seu meio de propagação para que se construam ondas estacionárias e, nesse caso, o fenômeno da refração seria inevitável.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende o fenômeno de formação das ondas estacionárias. Outra hipótese para essa escolha seria imaginar, erroneamente, que a dispersão está associada ao espalhamento da onda em várias direções e que isto seria necessário para que a onda estacionária pudesse se formar dentro do sistema físico em questão.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende o fenômeno de formação das ondas estacionárias. Outra hipótese para essa escolha seria imaginar que a onda estacionária só pode ocorrer quando há interferência de onda e que esta interferência só pode ocorrer com ondas polarizadas, o que não é verdade. De fato, a onda estacionária só pode ocorrer com frequências bem específicas de onda, mas não é necessário que essa onda seja polarizada, como poderia ter pensado ao escolher essa alternativa.
E) CORRETA. Alguns sistemas físicos comportam-se como cavidades para as ondas, prendendo-as em seu interior. Dessa forma, as ondas sofrem diversas reflexões e passam a interagir uma com as outras. As ondas propagando-se em um sentido são sobrepostas com as ondas que viajam em sentido oposto. Como fruto dessa sobreposição, observamos o fenômeno da interferência de onda, que será construtiva em alguns pontos e destrutiva em outros. Nas regiões de interferência construtiva, temos altas intensidades, e, nas regiões de interferência destrutiva, temos intensidades nulas. Dessa forma, se as dimensões da cavidade e do comprimento de onda respeitarem uma relação matemática específica entre si, então, podemos formar ondas estacionárias.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Analisando as alternativas apresentadas, podemos observar que a opção E é a única que descreve corretamente o fenômeno das ondas estacionárias, explicando como elas se formam a partir da interferência de ondas que se propagam em sentidos opostos dentro de uma cavidade. As outras alternativas (A, B, C e D) são consideradas incorretas, pois não compreendem adequadamente o fenômeno em questão. Portanto, a resposta correta é: E) CORRETA.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

QUESTãO 100 Resposta D
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o aumento ou a redução da secreção de ADH ocorrem como respostas a estímulos, como concentração osmótica, variação da pressão arterial ou variação do volume sanguíneo circulante. Dessa forma, a ausência total de ADH significaria que os sensores e/ou receptores do corpo não estão funcionando ou que houve dano à neuro-hipófise (que o secreta) ou ao hipotálamo (que o produz). A ingestão em excesso de água não gera esses efeitos.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que ADH é antidiurético, isto é, inibe a diurese, fazendo com que uma menor quantidade de líquido seja excretada, aumentando então a quantidade de líquido no organismo. O aumento do volume de sangue (devido à ingestão excessiva de água) estimulará receptores, o que levará à redução da secreção de ADH e, consequentemente, a uma maior diurese (menor reabsorção).
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o ADH é antidiurético, isto é, inibe a diurese, fazendo com que uma menor quantidade de líquido seja excretada, aumentando então a quantidade de líquido no organismo. O aumento do volume de sangue (devido à ingestão excessiva de água) estimulará receptores, o que levará à redução da secreção de ADH e, consequentemente, a uma maior diurese (menor reabsorção).
D) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o aumento na ingestão de água reduzirá a pressão osmótica do sangue, o que acarretará redução da secreção de ADH. Assim sendo, haverá menor reabsorção (e mais água será eliminada na urina), o que fará com que a pressão osmótica do sangue volte a subir (essas alterações na pressão sanguínea constituem o motivo qual o ADH também é chamado de vasopressina).
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o ADH é antidiurético, isto é, inibe a diurese, fazendo com que uma menor quantidade de líquido seja excretada, aumentando então a quantidade de líquido no organismo. O aumento do volume de sangue (devido à ingestão excessiva de água) estimulará receptores, o que levará à redução da secreção de ADH e, consequentemente, a uma maior diurese (menor reabsorção).

QUESTãO 105 Resposta C
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa confunde o conceito de interferência com reflexão. Nesse caso, o cancelamento não é devido à reflexão nas bordas, mas sim à superposição das ondas de duas fontes.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa confunde interferência com batimentos ou ondas estacionárias causadas por frequências diferentes. No cenário descrito, as fontes têm a mesma frequência, e o padrão é devido à interferência de ondas com frequências iguais.
C) CORRETA. No cenário descrito, as duas fontes de ondas no tanque estão emitindo ondas com a mesma frequência e amplitude, mas partem de locais diferentes. À medida que essas ondas se propagam, elas interagem em diversos pontos da superfície da água. Em certos locais, as ondas chegam em fase oposta (diferença de fase de π radianos), assim temos interferência destrutiva, onde as amplitudes das ondas se cancelam tornando este ponto inerte ao movimento (sem nenhuma perturbação).
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa acredita que a dissipação de energia causa o repouso da água. No entanto, a dissipação por atrito com o ar não explica a formação de pontos em repouso observados no padrão de interferência.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa confunde os conceitos de interferência construtiva e destrutiva. Uma diferença de fase zero resulta em interferência construtiva, aumentando a amplitude, não em cancelamento, o que tornaria o fenômeno diferente do descrito.

Mais conteúdos dessa disciplina