Buscar

Qual a diferença de dolo específico e dolo direto

💡 2 Respostas

User badge image

Concurseiro Araujo

Dolo Direto é aquele previsto na primeira parte do art. 18, inciso I, quando o agente quis produzir o resultado. Difere-se do dolo eventual, em que o agente assume o risco de produzir o resultado.
A doutrina ainda cita o Dolo Direto de Segundo Grau, que seriam aqueles casos em que o agente quer praticar um crime, mas é certo que o efeito colateral deste resultará na prática de outros crimes. Ex.: terrorista quer matar o presidente que está em um avião com muitos passageiros ou em um carro próximo a muitas pessoas. Ao implantar uma bomba potente para matar o presidente, é certo que matará todas as pessoas próximas ao presidente. Assim responderá com dolo direto em todos estes homicídios.

Quanto ao dolo específico, é a conduta específica que o agente deve ter ao praticar um crime para sua conduta ser típica. Normalmente são crimes que contém em seu tipo penal "com o fim de". Ex.: Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante. Se o agente não praticar o crime de falsidade ideológica para qualquer destes fins, sua conduta não será típica.

0
Dislike0
User badge image

Junior Rodrigues

Vlw mt obrigado parceiro
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais