Logo Passei Direto
Buscar
Quando entramos em uma discussão sobre classes sociais, consumo, responsabilidade social e relações sociais, são indelével uma ferrenha dicotomia entre duas visões hegemônicas. De um lado, uma perspectiva mais liberal, que aponta para uma meritocracia que define os lugares sociais dos indivíduos, tanto econômica quanto politicamente. Em outra ponta, uma perspectiva tida como mais progressista, principalmente de vertente socialista, que apresenta a sociedade dividida em duas classes sociais.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O texto apresenta uma dicotomia fundamental em relação à análise das classes sociais. PORQUE II. A dicotomia entre a meritocracia e a luta de classes apresenta visões iguais, ambas jamais terão divisões sociais. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O texto apresenta uma dicotomia fundamental em relação à análise das classes sociais.
II. A dicotomia entre a meritocracia e a luta de classes apresenta visões iguais, ambas jamais terão divisões sociais.
A A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são falsas.
D As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
User badge image
Matematicamente

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as asserções: I. O texto apresenta uma dicotomia fundamental em relação à análise das classes sociais. Verdadeira, pois o texto realmente discute a dicotomia entre a perspectiva liberal (meritocracia) e a perspectiva progressista (luta de classes). II. A dicotomia entre a meritocracia e a luta de classes apresenta visões iguais, ambas jamais terão divisões sociais. Falsa, pois as visões não são iguais. A meritocracia sugere que as divisões sociais são baseadas no mérito individual, enquanto a luta de classes reconhece as desigualdades estruturais na sociedade. Agora, vamos às opções: A) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Correto, pois I é verdadeira e II é falsa. B) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Incorreto, pois II é falsa. C) As asserções I e II são falsas. Incorreto, pois I é verdadeira. D) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Incorreto, pois II é falsa. E) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Incorreto, pois I é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: A) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O bem comum se configura como um conceito fundamental para a construção de uma sociedade justa, próspera e sustentável. Ele transcende a mera soma dos interesses individuais, abrangendo os bens, serviços e valores que beneficiam a coletividade como um todo, promovendo o bem-estar social e ambiental das presentes e futuras gerações.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O senso de bem comum e a coletividade não se aplicam às relações privadas, pois estas se baseiam principalmente no individualismo e na busca por interesses próprios. PORQUE II. A ausência de colaboração e do senso de comunidade nas relações privadas não gera consequências negativas para a sociedade como um todo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O senso de bem comum e a coletividade não se aplicam às relações privadas, pois estas se baseiam principalmente no individualismo e na busca por interesses próprios.
II. A ausência de colaboração e do senso de comunidade nas relações privadas não gera consequências negativas para a sociedade como um todo.
A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são falsas.
D A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
E As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Entende-se por controle social o conjunto de mecanismos de intervenção que cada sociedade ou grupo social possui e que são usados como forma de garantir a conformidade do comportamento dos indivíduos. Além disso, esses mesmos mecanismos servem como forma de intervenção diante das possíveis mudanças que porventura venham a se desenrolar no meio social. Nesse caso, as ferramentas de controle social induzem a conformidade do sujeito com a sua nova realidade, seja de forma positiva, seja de forma negativa.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O controle social é um conjunto de mecanismos informais e formais que visam regular o comportamento dos indivíduos em uma sociedade, garantindo a ordem social e a coesão social. PORQUE II. O controle social é exercido apenas pelo Estado, através de leis e instituições coercitivas, como a polícia e o sistema prisional. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O controle social é um conjunto de mecanismos informais e formais que visam regular o comportamento dos indivíduos em uma sociedade, garantindo a ordem social e a coesão social.
II. O controle social é exercido apenas pelo Estado, através de leis e instituições coercitivas, como a polícia e o sistema prisional.
A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são falsas.
D A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
E A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

O liberalismo é uma doutrina político-econômica que surge, em sua essência, da vontade de limitação do Estado para a consequente ascensão da liberdade individual, dos direitos individuais, da igualdade perante a lei, da proteção à propriedade privada e do livre comércio. Essa vontade era intimamente ligada às lutas da burguesia na Inglaterra do século XIII e é por isso que por muitas vezes o liberalismo foi e ainda é facilmente associado a essa classe social. Para o liberalismo, portanto, o Estado Mínimo é necessário para que se possa garantir as pautas defendidas, que são variadas, conforme indicadas acima, e serão explicadas adiante. O mercado é considerado o grande provedor e regulador da sociedade na percepção dos liberais.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O liberalismo clássico defende a meritocracia como um princípio fundamental para a organização social, onde o sucesso individual é determinado pelo esforço, talento e capacidade, sem interferências externas. PORQUE II. A defesa da meritocracia se baseia na crença de que todos os indivíduos nascem com as mesmas oportunidades e habilidades, e que o sucesso é alcançado unicamente através do mérito individual. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O liberalismo clássico defende a meritocracia como um princípio fundamental para a organização social, onde o sucesso individual é determinado pelo esforço, talento e capacidade, sem interferências externas.
II. A defesa da meritocracia se baseia na crença de que todos os indivíduos nascem com as mesmas oportunidades e habilidades, e que o sucesso é alcançado unicamente através do mérito individual.
A As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são falsas.
C A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina