Logo Passei Direto
Buscar
O conflito entre Israel e Palestina é uma disputa sobre a posse do território palestino e está no centro de debates políticos e diplomáticos atuais.
As características das disputas territoriais e dos conflitos que envolvem a Questão Palestina são
A) a aprovação da ONU para a expansão do território israelense em regiões ocupadas por palestinos, o que gera as intifadas, os enfrentamentos da população palestina aos israelenses com paus e pedras, em busca de soberania, com apoio da Arábia Saudita.
B) a resistência por parte de Israel em aceitar as determinações da ONU que dão à Palestina o direito sobre a Faixa de Gaza, sobre a Cisjordânia e sobre a Jerusalém Oriental, o que leva à adoção de uma política constante de assentamentos israelenses no território palestino e de ações armadas.
C) a autorização por parte da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) do conflito armado contra o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, o que acarreta a não aceitação da ingerência de grupos militares nas negociações com Israel.
D) a política dos ministros israelenses conservadores de buscar uma política de conciliação com os palestinos na Jerusalém Oriental, o que pode garantir a paz para os colonos judeus e evitar os confrontos armados entre os moradores da região.
E) o longo histórico de conflitos entre Israel e Palestina, desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando, após a vitória de Israel, a maioria dos países do Oriente Médio aceitou a soberania israelense na região, o que propiciou o isolamento dos palestinos.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta sobre as características das disputas territoriais e dos conflitos que envolvem a Questão Palestina: A) A aprovação da ONU para a expansão do território israelense em regiões ocupadas por palestinos, o que gera as intifadas, os enfrentamentos da população palestina aos israelenses com paus e pedras, em busca de soberania, com apoio da Arábia Saudita. - Essa afirmação não é precisa, pois a ONU não aprovou a expansão do território israelense, e o apoio da Arábia Saudita não é um fator central nas intifadas. B) A resistência por parte de Israel em aceitar as determinações da ONU que dão à Palestina o direito sobre a Faixa de Gaza, sobre a Cisjordânia e sobre a Jerusalém Oriental, o que leva à adoção de uma política constante de assentamentos israelenses no território palestino e de ações armadas. - Esta alternativa reflete bem a situação atual, onde Israel não aceita plenamente as resoluções da ONU e continua a expandir assentamentos. C) A autorização por parte da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) do conflito armado contra o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, o que acarreta a não aceitação da ingerência de grupos militares nas negociações com Israel. - Embora a OLP tenha uma relação complexa com o Hamas, essa afirmação não é uma característica central do conflito. D) A política dos ministros israelenses conservadores de buscar uma política de conciliação com os palestinos na Jerusalém Oriental, o que pode garantir a paz para os colonos judeus e evitar os confrontos armados entre os moradores da região. - Essa afirmação não reflete a realidade, pois a política de conciliação não é uma prioridade dos ministros conservadores. E) O longo histórico de conflitos entre Israel e Palestina, desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando, após a vitória de Israel, a maioria dos países do Oriente Médio aceitou a soberania israelense na região, o que propiciou o isolamento dos palestinos. - Embora o histórico de conflitos seja relevante, a afirmação sobre a aceitação da soberania israelense pela maioria dos países do Oriente Médio não é precisa. Após essa análise, a alternativa que melhor representa as características das disputas territoriais e dos conflitos que envolvem a Questão Palestina é: B) a resistência por parte de Israel em aceitar as determinações da ONU que dão à Palestina o direito sobre a Faixa de Gaza, sobre a Cisjordânia e sobre a Jerusalém Oriental, o que leva à adoção de uma política constante de assentamentos israelenses no território palestino e de ações armadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
A) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio.
B) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.
C) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.
D) A ação dos governos de Washington e de Moscou foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim no primeiro conflito árabe-israelense.
E) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947, aprovada pela ONU.

O que foi a NAKBA?

Mais conteúdos dessa disciplina