Logo Passei Direto
Buscar
A conjuntura política e econômica do Brasil, no final dos anos de 1970 e início dos anos de 1980, favoreceu a ampliação de vagas para assistentes sociais em empresas privadas, pois os trabalhadores estavam se inserindo em um processo massivo de organização e representação social e política dos trabalhadores, com o surgimento dos sindicatos, das comissões de fábrica e partidos políticos, que tinham como objetivo combater relações com o modo de produção do capital.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A profissão do Serviço Social, durante esse período, ocupava um espaço de trabalho nas empresas nas áreas de recursos humanos, onde os assistentes sociais desenvolviam um papel incisivo neste contexto, pois as respostas do setor empresarial para as reivindicações dos trabalhadores eram apresentadas e resolvidas nas comissões com representação de todos os segmentos da empresa, sendo que o profissional realizava a mediação dos interesses de cada um.
( ) A empresa, ao contratar um assistente social, conhecendo sua atuação profissional, solicita que o mesmo responda às questões sociais, que afetam na produtividade, como, por exemplo: a ausência prolongada de um trabalhador de seu local de trabalho, o desrespeito hierárquico, tumultos internos ao ambiente de trabalho, conflitos pessoais e familiares, problemas financeiros e de saúde, entre outros.
( ) O assistente social precisa atender às demandas institucionais pelas quais foi contratado, porém, deve ter audácia de ir além do que é de sua competência, através de estratégias profissionais que consigam envolver todas as categorias profissionais e familiares de forma participativa na garantia de seus direitos enquanto cidadãos.
A - F – F – F.
B - F – V – F.
C - V – V – V.
D - V – V – F.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a atuação do assistente social no Brasil no final dos anos 1970 e início dos anos 1980: ( ) A profissão do Serviço Social, durante esse período, ocupava um espaço de trabalho nas empresas nas áreas de recursos humanos, onde os assistentes sociais desenvolviam um papel incisivo neste contexto, pois as respostas do setor empresarial para as reivindicações dos trabalhadores eram apresentadas e resolvidas nas comissões com representação de todos os segmentos da empresa, sendo que o profissional realizava a mediação dos interesses de cada um. É verdadeira (V). Os assistentes sociais realmente atuavam nas empresas, especialmente nas áreas de recursos humanos, mediando as relações entre trabalhadores e a administração. ( ) A empresa, ao contratar um assistente social, conhecendo sua atuação profissional, solicita que o mesmo responda às questões sociais, que afetam na produtividade, como, por exemplo: a ausência prolongada de um trabalhador de seu local de trabalho, o desrespeito hierárquico, tumultos internos ao ambiente de trabalho, conflitos pessoais e familiares, problemas financeiros e de saúde, entre outros. É verdadeira (V). O assistente social é frequentemente chamado a lidar com questões que impactam a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores, abordando problemas sociais e pessoais. ( ) O assistente social precisa atender às demandas institucionais pelas quais foi contratado, porém, deve ter audácia de ir além do que é de sua competência, através de estratégias profissionais que consigam envolver todas as categorias profissionais e familiares de forma participativa na garantia de seus direitos enquanto cidadãos. É verdadeira (V). O assistente social deve buscar uma atuação que vá além das demandas imediatas, promovendo a participação e a garantia de direitos. Portanto, a sequência correta é V - V - V, o que corresponde à alternativa C: C - V – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para entender sobre a atual crise do sistema capitalista, faz-se necessário compreender conceitos fundamentais sobre capitalismo e as transformações que ocorreram no modelo de produção, desde o final da década de 1970 do século XX.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
A O início de uma crise capitalista se dá por um aumento das atividades econômicas, ou seja, pelo aquecimento da economia.
B Atualmente as existiam crises econômicas são originadas das calamidades naturais, como as cheias, secas, doenças, epidemias e, entre outros fatores, até mesmo as guerras.
C As crises do sistema capitalista são cíclicas e periódicas, oriundas dos problemas de acumulação do capital.
D As crises da economia são sempre da mesma natureza, devido aos momentos em que se desenvolvem.

O Serviço Social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho e dos trabalhadores, do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida, ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história.
Assim, assinale a alternativa CORRETA que indica o que o Assistente Social tem no seu projeto ético político:
A A ascensão dos movimentos políticos das classes sociais, das lutas em torno da garantia de um estado democrático que possuem um ideário conservador.
B As lutas de classe que devemos respeitar, mas enquanto trabalhadores vinculados a um estado não devemos no envolver.
C A realidade social de uma sociedade que impulsionaram a crise da ditadura militar e trouxeram um estado moderno capaz de atender a realidade social do seu povo.
D A luta pela afirmação dos direitos de cidadania, que reconheça as efetivas necessidades e interesses dos sujeitos sociais, que é fruto e expressão de um amplo movimento de lutas pela democratização da sociedade e do Estado.

Na perspectiva de Capital x Trabalho (patrão x trabalhador) existem interesses completamente diferentes, pois o que oferece economicamente uma classe desfavorece a outra.
Com relação ao exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Uma causa da crise econômica seria a anarquia da produção, em que a liberdade de lucros causa desarmonia no sistema capitalista e sua economia.
II- Para Marx, a anarquia da produção evidencia que o capitalismo tem um sistema organizado e não centralizado.
III- Os patrões precisam manter seu lucro e lutam por isso, já os trabalhadores lutam melhores salários e ampliação dos direitos trabalhista.
IV- O Capitalista, ou seja, o patrão, precisa manter os lucros e com isso causa o desemprego, que por sua vez diminui os salários, aumentando a oferta de mão de obra.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina