Buscar

A Hipertrofia pode ser patológica e fisiológica. Quais são os exemplos de hipertrofia patológica?

Hipertrofia  é o aumento dos constituintes e das funcoes celulares com aumento volumetrico das celulas e dos orgaos atingidos. Podendo ser Fisiologica e Patologica. 

💡 3 Respostas

User badge image

Maria Helena

Útero da mulher pode ser um exemplo patologico ! (Quando á mulher esta gravida )
1
Dislike1
User badge image

Diogo Barros

hipertrofia do ventriculo esquerdo por hipertensão a longo prazo ou por doença de chagas.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A hipertrofia muscular corresponde ao aumento da massa muscular que é o resultado do equilíbrio entre três fatores: prática de exercício físico intenso, alimentação adequada e descanso.


Para que ocorra a hipertrofia, o fornecimento de oxigênio e nutrientes deve ser maior, para suprir as demandas celulares, além disso as células, com suas organelas e sistemas enzimáticos devem estar íntegros.


A hipertrofia sempre decorre de uma adaptação das células e tecidos diante de uma maior exigência de trabalho, seja fisiológica (esperada, normal) ou patológica (por uma doença, por exemplo). Existem dois tipos : fisiológica ou patológica.


A hipertrofia fisiológica ocorre em certos órgãos e em determinadas fases da vida como fenômenos programados, como a musculatura uterina durante a gravidez.


Já a hipertrofia patológica ocorre ,por exemplo, no coração por aumento da pressão arterial. Neste caso, a parede cardíaca sofre hipertrofia concêntrica (aumenta para dentro, diminuindo a capacidade volumétrica do ventrículo)


 

fonte:

https://www.tuasaude.com/hipertrofia-muscular/

https://medicoresponde.com.br/o-que-e-hipertrofia/

 

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais