Apesar de as mulheres constituírem a maioria tanto na população (51,1%) como no eleitorado (52,62%), os filiados aos partidos políticos são predominantemente do gênero masculino, de acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados na última sexta-feira (21). Dos filiados, 8.493.990 são homens, representando 53,8% do total, enquanto 7.284.431 são mulheres (46,2%). Apesar de a diferença entre os filiados por gênero não ser tão significativa, a representatividade efetiva das mulheres na política é bastante desigual. Nas Eleições Gerais de 2022, por exemplo, 9.891 mulheres se candidataram, porém, somente 311 delas foram eleitas, correspondendo a apenas 18,2% do total de eleitos. Segundo Mayra Goulart, professora de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), os dados refletem uma sub-representação estrutural da política que não tem sido resolvida com os programas de ação afirmativa, como as cotas, nem com as recentes medidas de garantia de financiamento para candidaturas femininas. Fonte: OLIVEIRA, C. Mulheres na política: número de filiadas é expressivo, mas não se traduz em candidatas. Brasil de Fato, São Paulo, 25 jul. 2023. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/07/25/mulheres-na-politica-numero-de-filiadas-e-expressivo-mas-nao-se-traduz-em-candidatas/. Acesso em: 18 mar. 2025.Sobre a representatividade da mulher na política, analise as afirmativas a seguir:I. O texto demonstra que há um desequilíbrio na política, pois os homens são mais eleitos que as mulheres.
II. O texto conclui que o percentual de mulheres eleitas é baixo, de modo que há ausência de representatividade feminina na política.
III. Os números revelam que, apesar de as mulheres serem maioria na população e no eleitorado, sua voz ainda é minoritária nos espaços de poder e decisão.
IV. Os programas de ação afirmativa, como cotas e financiamento para candidaturas femininas, ainda não foram suficientes para superar a desigualdade de gênero na representação política.É correto o que se afirma em:
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. O texto demonstra que há um desequilíbrio na política, pois os homens são mais eleitos que as mulheres. Verdadeiro, o texto menciona que, apesar do número de candidatas, a quantidade de mulheres eleitas é muito menor, indicando um desequilíbrio. II. O texto conclui que o percentual de mulheres eleitas é baixo, de modo que há ausência de representatividade feminina na política. Verdadeiro, o texto destaca que apenas 18,2% das mulheres candidatas foram eleitas, o que indica uma baixa representatividade. III. Os números revelam que, apesar de as mulheres serem maioria na população e no eleitorado, sua voz ainda é minoritária nos espaços de poder e decisão. Verdadeiro, o texto enfatiza que, mesmo sendo maioria, as mulheres ainda têm uma representação muito baixa nos espaços de poder. IV. Os programas de ação afirmativa, como cotas e financiamento para candidaturas femininas, ainda não foram suficientes para superar a desigualdade de gênero na representação política. Verdadeiro, o texto menciona que esses programas não resolveram a sub-representação das mulheres na política. Portanto, todas as afirmativas (I, II, III e IV) são verdadeiras. A alternativa correta é que é correto o que se afirma em: todas as afirmativas.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade