“A Psicologia tem se defrontado mais recentemente com os desafios das novas configurações familiares e afetivas, os movimentos de jovens buscando novas identidades sexuais, as questões raciais, indígenas, quilombolas, os movimentos dos segmentos excluídos dos direitos sociais e humanos.”
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação de
psicólogas(os) na educação básica. 2. ed. Brasília: CFP, 2019, p. 58-59.
A relação entre família e escola é um dos desafios com os quais as (os) psicólogas(os) se defrontam nas escolas. Assinale a alternativa incorreta acerca da atuação crítica em Psicologia Escolar no que concerne a intervenções entre família e escola.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que é incorreta em relação à atuação crítica em Psicologia Escolar no que diz respeito às intervenções entre família e escola. 1. Cabe ao psicólogo escolar coordenar cursos e palestras sobre a função dos pais. - Essa afirmação é verdadeira, pois é uma das funções do psicólogo escolar promover a educação e a conscientização dos pais. 2. Conscientizar os pais e professores sobre a importância do diagnóstico psicopedagógico para alunos que apresentam dificuldades escolares. - Também é uma prática válida e importante na atuação do psicólogo escolar. 3. Espaços de diálogo e discussão entre família e escola podem ser propostos para abordar divergências de opiniões e favorecer o desenvolvimento de uma relação de parceria. - Essa alternativa é correta, pois a promoção de diálogo é fundamental para a construção de uma relação saudável. 4. Para quebrar o padrão relacional cristalizado entre família e escola, podem ser oportunizadas reflexões com a equipe escolar em prol da construção de uma relação de parceria. - Essa afirmação é verdadeira e reflete uma prática desejável na atuação do psicólogo escolar. 5. Uma das contribuições dos psicólogos escolares, é suscitar reflexões sobre a diversidade das famílias quanto à multiplicidade cultural, orientação sexual e composições. - Essa alternativa é correta e reflete uma abordagem inclusiva e crítica. Após essa análise, a alternativa que parece ser a mais incorreta é a 1, pois a função de coordenar cursos e palestras pode não ser uma atribuição exclusiva do psicólogo escolar, mas sim uma atividade que pode ser realizada em conjunto com outros profissionais da educação. Portanto, a alternativa incorreta é: a) Cabe ao psicólogo escolar coordenar cursos e palestras sobre a função dos pais.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade