Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir, tirado da obra "Menino de Engenho", sobre as narrativas da velha Totônia.

As suas histórias para mim valiam tudo. Ela também sabia escolher o seu auditório. Não gostava de contar para o primo Silvino, porque ele se punha a tagarelar no meio das narrativas. Eu ficava calado, quieto, diante dela. Para este seu ouvinte a velha Totonha não conhecia cansaço. Repetia, contava mais uma, entrava por uma perna de pinto e saía por uma perna de pato, sempre com aquele seu sorriso de avó de gravura dos livros de história. E as suas lendas eram suas, ninguém sabia contar como ela. Havia uma nota pessoal nas modulações de sua voz e uma expressão de humanidade nos reis e nas rainhas dos seus contos.

(REGO, José Lins. Menino de engenho. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2006. p. 65.)

O relato do menino mostra que ele apreciava as histórias contadas, porém, vemos que ele contraria um dos preceitos relativos ao contar histórias.

Assinale a alternativa que apresenta esse preceito.

Selecione uma alternativa:

a)

Para contar histórias, não se pode usar slides ou outras tecnologias.

b)

Contar histórias pressupõe o envolvimento e a participação do ouvinte.

c)

É bom evitar as descrições imensas e cheias de detalhes ao contar uma história.

d)

Contar histórias é diferente de ler histórias, pois o foco é a oralidade, o modo de falar.

e)

Contar histórias é diferente do teatro, pois o foco é a performance da voz do narrador.
User badge image
Fernando Moser Leia Prados

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as alternativas em relação ao trecho apresentado e ao preceito sobre contar histórias. a) Para contar histórias, não se pode usar slides ou outras tecnologias. - Essa opção não se relaciona diretamente com o trecho, que fala sobre a oralidade e a interação entre narrador e ouvinte. b) Contar histórias pressupõe o envolvimento e a participação do ouvinte. - Essa alternativa se encaixa bem, pois o menino aprecia as histórias da velha Totônia e fica calado, enquanto o primo Silvino não participa da mesma forma, o que contraria a ideia de envolvimento. c) É bom evitar as descrições imensas e cheias de detalhes ao contar uma história. - O trecho não menciona nada sobre evitar descrições, então essa opção não é relevante. d) Contar histórias é diferente de ler histórias, pois o foco é a oralidade, o modo de falar. - Embora essa afirmação seja verdadeira, não é o foco do trecho. e) Contar histórias é diferente do teatro, pois o foco é a performance da voz do narrador. - Essa opção também não se relaciona diretamente com o trecho. Diante da análise, a alternativa que melhor representa o preceito que o menino contraria ao não se envolver como ouvinte é: b) Contar histórias pressupõe o envolvimento e a participação do ouvinte.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina