Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
Em muitas culturas ao redor do mundo o casamento consanguíneo não é bem visto. Isso porque a quantidade de nascimentos com alguma anomalia genética é bem maior na descendência desse casamento do que em casamentos não consanguíneos.
Há aumento de chance de ocorrência de nascimentos com alguma anomalia genética em casamentos consanguíneos porque tais casamentos:
a. favorecem o encontro entre alelos recessivos deletérios, provenientes de um mesmo ancestral, e que passaram incógnitos ao longo de várias gerações.
User badge image
Questões para Estudantes

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

A afirmação está correta. Em casamentos consanguíneos, há uma maior probabilidade de que os indivíduos compartilhem alelos recessivos deletérios, que podem estar presentes em um ancestral comum. Isso ocorre porque, ao se reproduzirem, os cônjuges consanguíneos têm uma chance maior de transmitir esses alelos recessivos para a descendência, resultando em um aumento na incidência de anomalias genéticas. Portanto, a consanguinidade pode levar a um maior risco de doenças genéticas devido à homozigose para esses alelos prejudiciais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina