Logo Passei Direto
Buscar
A participação do farmacêutico, juntamente com os demais membros da CCIH, na definição de uma política de seleção e utilização de antimicrobianos realizada em conjunto com a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) resulta no aprofundamento da participação da CCIH nos processos decisórios auxiliando a administração a dimensionar as prioridades de investimento para o aprimoramento da qualidade da assistência prestada e consequentemente corrobora para o uso racional dos antimicrobianos.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- É sugerido que o farmacêutico deve dimensionar o consumo de antibióticos, por meio do cálculo do percentual de pacientes que utilizaram esses medicamentos e da frequência relativa do emprego de cada princípio ativo.
II- O cálculo da Dose Diária Definida (Defined Daily Dose – DDD) é um indicador da utilização desses medicamentos e que auxilia na determinação do consumo real por unidades de internação, permitindo estabelecer o perfil de utilização e serve como subsídio para que a SCIH/CCIH possa revisar a política de antimicrobianos existente e avaliar sua aceitação e cumprimento.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as asserções: I- É sugerido que o farmacêutico deve dimensionar o consumo de antibióticos, por meio do cálculo do percentual de pacientes que utilizaram esses medicamentos e da frequência relativa do emprego de cada princípio ativo. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois o farmacêutico realmente deve monitorar e dimensionar o uso de antibióticos para promover o uso racional. II- O cálculo da Dose Diária Definida (Defined Daily Dose – DDD) é um indicador da utilização desses medicamentos e que auxilia na determinação do consumo real por unidades de internação, permitindo estabelecer o perfil de utilização e serve como subsídio para que a SCIH/CCIH possa revisar a política de antimicrobianos existente e avaliar sua aceitação e cumprimento. Verdadeira, essa afirmação também está correta, pois a DDD é uma ferramenta importante para avaliar o uso de antimicrobianos e auxiliar na revisão de políticas. Agora, analisando a relação proposta entre as asserções: a asserção II realmente justifica a asserção I, pois o cálculo da DDD é uma das formas de dimensionar o consumo de antibióticos. Portanto, a alternativa correta é: B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os sistemas de dispensação dispõem sobre o trajeto do medicamento até o paciente e sobre a forma como eles são separados, organizados e dispostos para a administração. A implantação de um sistema racional de dispensação de medicamentos e de outros produtos para a saúde devem ser priorizados pelo estabelecimento de saúde e pelo farmacêutico, de forma a buscar processos que garantam a segurança do paciente.
Qual o tipo de dispensação de medicamentos que ocorre a existência de estoques de medicamentos nas unidades de internação e a realização de sua reposição por meio de requisição semanal em nome do centro de custo?
A Dose Unitária.
B Individualizado Indireto.
C Coletivo.
D Individualizado Direto.

Considere a Portaria nº 4.283, de 30 de dezembro de 2010, que aprova as diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais.
De acordo com a Portaria nº 4.283, com relação ao que é sugerido aos hospitais como sendo adequado para o desempenho da farmácia hospital, assinale a alternativa INCORRETA:
A Promovam programa de educação permanente para farmacêuticos e técnicos de enfermagem.
B Incluam a farmácia hospitalar no plano de contingência do estabelecimento.
C Habilitem a efetiva participação do farmacêutico, de acordo com a complexidade do estabelecimento, nas Comissões existentes, tais como: Farmácia e Terapêutica, Comissão Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Ética em Pesquisa, Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e outras que tenham interface com a assistência farmacêutica hospitalar.
D Considerem a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) vigente, bem como os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde como referência, para a seleção de medicamentos.

O processo de realização de inventário na área de farmácia hospitalar deve ser organizado e os profissionais devem ter a consciência de sua importância. Mais importante que a realização do inventário é a análise dos erros de estoque e as ações propostas para diminuição destas divergências.
Sobre as principais causas de erros na realização dos inventários, assinale a alternativa CORRETA:
A) Itens a serem contados organizados nos seus devidos lugares, corretamente identificados.
B) Planejamento e organização para realização dos inventários.
C) Duplicidade de cadastro de algum item não identificado antes do inventário.
D) Equipes de contagem preparadas.

Mais conteúdos dessa disciplina