Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
A avaliação na sala de recursos multifuncionais deve ser planejada de forma a permitir a expressão das múltiplas capacidades dos alunos com deficiência intelectual, tendo como base suas especificidades, respeitando seus modos próprios de comunicação e interação com o saber, além do respeito ao seu próprio tempo de aprendizagem.
Em relação ao conteúdo, assinale a alternativa que reconheça uma prática de avaliação na sala de recursos multifuncionais.
a. Na sala de recursos multifuncionais é de extrema importância aplicar testes padronizados que já foram elaborados por pessoas com amparo técnico para isso, a qual traz a possibilidade de avaliar a capacidade de concentração e desempenho lógico do aluno com deficiência intelectual.
b. Avaliar a habilidade de leitura e escrita convencional é um dos principais objetivos a ser desenvolvido na sala de recursos multifuncionais, ficando secundário o uso de recursos alternativos como o desenho, a modelagem ou o uso de materiais tecnológicos.
c. Para que efetivamente o desenvolvimento de habilidades aconteça na sala se recursos multifuncionais torna-se necessário priorizar avaliações que busquem respostas verbais claras e objetivas, eliminando recursos como dramatizações ou jogos simbólicos que possam dispersar o aluno.
d. Para que o aluno matriculado na sala de recursos multifuncionais não passe por um processo de exclusão, é necessário considerar as avaliações realizadas em sala de aula regular, uma vez que o AEE não deve propor novas formas de organização fora da rotina escolar.
e. Para que se atinjam os objetivos propostos na sala de recursos multifuncionais é preciso utilizar avaliações com base em atividades lúdicas que favoreçam a livre expressão e permitam identificar aspectos como desenvolvimento motor, linguagem oral e relação com o saber.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a prática de avaliação mais adequada na sala de recursos multifuncionais: a) Esta opção sugere a aplicação de testes padronizados, que podem não respeitar as especificidades e modos de comunicação dos alunos com deficiência intelectual. Portanto, não é a melhor prática. b) Foca na habilidade de leitura e escrita convencional, desconsiderando a importância de recursos alternativos que podem ser mais adequados para esses alunos. Assim, não é a melhor opção. c) Propõe priorizar respostas verbais claras e objetivas, eliminando recursos como dramatizações ou jogos simbólicos. Isso vai contra a ideia de respeitar os modos próprios de comunicação e interação dos alunos. d) Sugere que o AEE (Atendimento Educacional Especializado) não deve propor novas formas de organização, o que pode levar à exclusão dos alunos. Portanto, não é uma prática inclusiva. e) Esta opção destaca a importância de utilizar avaliações lúdicas que favoreçam a livre expressão e permitam identificar aspectos do desenvolvimento dos alunos, respeitando suas especificidades e modos de interação. A alternativa que melhor reconhece uma prática de avaliação na sala de recursos multifuncionais é: e) Para que se atinjam os objetivos propostos na sala de recursos multifuncionais é preciso utilizar avaliações com base em atividades lúdicas que favoreçam a livre expressão e permitam identificar aspectos como desenvolvimento motor, linguagem oral e relação com o saber.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Síndrome de Down ou Trissomia do 21 (T21) é uma condição genética definida por um cromossomo 21 a mais nas células do corpo. Dentro das células, existem os cromossomos que carregam informações sobre o indivíduo, sendo que cada uma das células tem 46 cromossomos. Quem nasce com a Trissomia do 21 possui então 47. No Brasil existem milhares de pessoas com Trissomia do 21 sendo que 1 em cada 800 bebês nasce com esta condição.
Analise as informações abaixo, categorizando-as em verdadeiras ou falsas: ( ) As pessoas com T21 também têm deficiência intelectual e a isso se dá o nome de diagnóstico duplo, diagnóstico associado ou comorbidade, para fazer referência à presença de duas ou mais condições em uma mesma pessoa. ( ) A deficiência intelectual afeta o desenvolvimento humano cognitivo e adaptativo, resultando em limitações nas habilidades de aprendizagem, na comunicação e na realização de atividades cotidianas. ( ) A T21 não é doença, é condição genética e o desenvolvimento de quem tem T21 independe de fatores clínicos e genéticos, mas depende de estímulos adequados, educação, interação, dentre outros, tal como ocorre com todas as pessoas, com ou sem deficiências. ( ) A deficiência intelectual é condição neurológica, de origem genética, biológica, ambiental, sociocultural ou adquirida, que afeta o desenvolvimento de habilidades como a linguagem, a memória, a coordenação motora, a aprendizagem, a percepção e a interação social. Assinale a alternativa correta, considerando as alternativas verdadeira(s) e falsa(s).
a. F, F, F, V.
b. F, V, F, F.
c. V, V, F, V.
d. V, F, V, V.
e. V, F, F, V.

O modelo social da deficiência reconhece que as barreiras enfrentadas não são apenas resultantes de impedimentos físicos ou mentais, mas, também de obstáculos sociais, culturais e ambientais que impedem a plena participação na sociedade. A definição contemporânea de pessoa com deficiência, conforme estabelecido pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas, abrange aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Esses impedimentos, quando interagem com diversas barreiras, podem obstruir a participação plena e efetiva dessas pessoas na sociedade em igualdade de condições com as demais. Essa definição destaca a importância do contexto social e ambiental na experiência da deficiência.
Considerando o exposto acima e também no conteúdo do Estatuto das Pessoas com Deficiência, nomeie a descrição da coluna da direita com o número correspondente à barreira da coluna da esquerda.
1 Urbanística ( ) Dificultam ou impossibilitam o acesso aos recursos tecnológicos.
2 Arquitetônica ( ) Refere-se a vias, espaços públicos ou privados.
3 De transporte ( ) São voltadas aos comportamentos que podem excluir e/ou segregar as igualdades de condições e oportunidades.
4 De comunicação, informação ( ) Consistem em edificações diversas, públicas ou privadas.
5 Atitudinal ( ) Dificultam ou impossibilitam à pessoa se transportar.
6 Tecnológica ( ) Dizem respeito às formas de expressão, conhecimento, tecnologias de informação, dentre outros.
a. 1, 5, 3, 2, 4, 6.
b. 1, 5, 2, 3, 4, 6.
c. 6, 1, 5, 2, 3, 4.
d. 2, 3, 1, 5, 4, 6.
e. 6, 2, 3, 1, 5, 4.

A deficiência física e os problemas de comunicação podem estar associados a situações de paralisia cerebral. A alteração do tônus muscular pode prejudicar as funções fono-articulatórias, alterando ou provocando a ausência da fala.
Partindo do pressuposto acima e de seus conhecimentos, leia as asserções a seguir, considerando a relação estabelecida entre elas.
1) O prejuízo na comunicação pode dificultar a avaliação cognitiva da pessoa, que pode ser percebida como deficiente intelectual. Em tais situações, é preciso que todos os professores tenham conhecimentos para implementar a comunicação aumentativa e alternativa, na sala de recursos, além de se especializar, em nível de pós graduação, em saberes que possam lhe dar base para a complexidade presente na diversidade dos diferentes tipos de deficiência física.
Porque
2) Conhecendo a diversidade dos tipos de deficiência, será possível definir estratégias pedagógicas que contribuam com o desenvolvimento de habilidades. Conforme as limitações apresentadas, é possível selecionar recursos didáticos e de tecnologia assistiva, que podem viabilizar a inclusão da pessoa com deficiência em situações de vivências cotidianas, favorecendo a autonomia e a otimização de potencialidades, melhorando a qualidade de vida.
a. A primeira proposição está correta e a segunda errada.
b. A segunda proposição é uma justificativa incorreta da primeira.
c. A primeira proposição está errada e a segunda correta.
d. As duas proposições estão erradas.
e. As duas proposições estão corretas.

Uma professora do ensino fundamental relata que, diante das dificuldades de aprendizagem apresentadas por um aluno com deficiência intelectual, optou por retirá-lo das atividades em grupo e direcioná-lo exclusivamente para tarefas individuais em um espaço separado da turma. Justificou sua decisão afirmando que isso preservaria a autoestima do aluno e respeitaria seu ritmo. No entanto, essa prática foi questionada durante uma formação sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde se discutiu a importância da participação ativa de todos os alunos no ambiente escolar comum.
Com base no contexto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, no contexto da educação inclusiva, deve ocorrer de forma individualizada respeitando as necessidades específicas de cada aluno e seu ritmo próprio, evitando possíveis barreiras na aprendizagem, causadas no ambiente coletivo. PORQUE II. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como objetivo complementar e suplementar a formação do aluno com deficiência intelectual, promovendo sua autonomia e participação nas atividades escolares, por meio da eliminação de dificuldades pedagógicas. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A atuação pedagógica com alunos que apresentam deficiência intelectual exige o rompimento com práticas tradicionais que desconsideram suas potencialidades cognitivas e afetivas. Nesse sentido, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve propor estratégias que favoreçam a aprendizagem significativa e a autonomia desses alunos.
Sobre a situação em destaque, assinale a alternativa que identifica uma prática pedagógica adequada ao trabalho com alunos com deficiência intelectual.
a. No contexto da educação inclusiva é importante evitar desafiar o aluno com deficiência intelectual, uma vez que pode dificultar o processo de aprendizagem e desenvolvimento, assim torna-se importante oferecer atividades menos complexas e desafiadoras a fim de evitar erros e possíveis frustrações.
b. Para que a prática pedagógica seja realmente adequada, é importante organizar situações de aprendizagem com base nas experiências vividas pelo aluno, estimulando a resolução de problemas e o uso do raciocínio, de acordo com as suas próprias habilidades e potencialidades.
c. Elaborar e propor exercícios de repetição e memorização, pois alunos com deficiência intelectual geralmente não conseguem acompanhar atividades baseadas em raciocínio, por isso a necessidade de trabalhar com materiais que estimulem a memória e a percepção por exemplo.
d. Adaptar e substituir as atividades para alunos com deficiência intelectual da sala regular por tarefas adaptadas exclusivamente na sala de recursos multifuncionais, focando em sua condição cognitiva, e principalmente nas suas dificuldades, buscando saná-las de forma específica e efetiva.
e. Incentivar que o aluno com deficiência intelectual possa observar as atividades na sala de aula regular, mesmo que não haja possibilidades cognitivas de participar efetivamente delas, pois os indivíduos podem aprender de forma qualitativa também pela observação ativa.

Mais conteúdos dessa disciplina