Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
“O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada”. Essa frase faz parte da carta escrita por ele ao Diário Popular de São Paulo, em que descrevia a reação da população em relação ao golpe da Proclamação da República. Vale ressaltar que a República deveria ter participação direta e, principalmente, do povo. Contudo, a proclamação foi instituída por militares, não houve revolução popular, o que causou espanto aos demais que apenas assistiam tudo sem ao menos entender o que estava acontecendo.
Com base na afirmação acima sobre a Proclamação da República, analise a sentenças abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Enquanto o povo assistia a tudo “bestializado”, o cenário político da então recente República era marcado por incertezas. Pois os vários grupos que disputavam o poder tinham interesses diversos e divergiam em suas concepções de como organizar a República.
( ) Apesar das principais províncias (São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte) serem representadas por políticos que defendiam a ideia da República Parlamentarista, eles discordavam na organização do poder.
( ) Além desses grupos, havia também os militares. Ainda que Deodoro da Fonseca tivesse sido nomeado como chefe do governo provisório, o grupo em si não era homogêneo, como uma certa rivalidade entre o Exército e Marinha, sendo o primeiro ligado à República e o segundo à Monarquia.
a. F - F - V.
b. V - V - V.
c. F - V - V.
d. V - V - F.
e. V - F - V.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a Proclamação da República: ( ) Enquanto o povo assistia a tudo “bestializado”, o cenário político da então recente República era marcado por incertezas. Pois os vários grupos que disputavam o poder tinham interesses diversos e divergiam em suas concepções de como organizar a República. É verdadeira (V). O cenário político realmente era instável, com diferentes grupos disputando o poder e apresentando visões divergentes sobre a organização da República. ( ) Apesar das principais províncias (São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte) serem representadas por políticos que defendiam a ideia da República Parlamentarista, eles discordavam na organização do poder. É verdadeira (V). Os políticos dessas províncias tinham visões diferentes sobre como a República deveria ser organizada, mesmo defendendo a ideia de um sistema parlamentarista. ( ) Além desses grupos, havia também os militares. Ainda que Deodoro da Fonseca tivesse sido nomeado como chefe do governo provisório, o grupo em si não era homogêneo, como uma certa rivalidade entre o Exército e Marinha, sendo o primeiro ligado à República e o segundo à Monarquia. É falsa (F). Embora houvesse rivalidades entre Exército e Marinha, a afirmação de que a Marinha estava ligada à Monarquia não é precisa, pois ambos os grupos militares estavam envolvidos na Proclamação da República, embora com diferentes interesses. Portanto, a sequência correta é: V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a d) V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após observarmos que Canudos foi basicamente o grito dos excluídos que vinham muito mais além do governo vigente, sobrou para Prudente de Moraes controlar esse local ameaçador para república recém-formada, além de agradar e acalmar os ânimos do coronelismo local. Garantindo apoio na região para seu projeto de poder. Assim, podemos apontar que o governo organizou várias expedições para destruir Canudos.
Com base na afirmação acima, assinale a resposta correta em relação à destruição de Canudos.
a. Ocorreu um total de oito expedições militares para destruir Canudos, sendo que o último conflito ocorreu quando Antônio Moreira César, apelidado de corta cabeças destruiu Canudos.
b. Ocorreu um total de oito expedições militares para destruir Canudos, sendo que o terceiro conflito quando o General Bitencout cercou Canudos e utilizou de canhões como a “matadeira” para destruir Canudos.
c. Ocorreu um total de quatro expedições militares para destruir Canudos, sendo que o primeiro conflito ocorreu quando o General Bitencout cercou Canudos e utilizou de canhões como a “matadeira” para destruir Canudos.
d. Ocorreu em uma única expedição militar para destruir Canudos, sendo que o primeiro conflito ocorreu quando os sertanejos estavam no aguardo de uma madeira comprada em Juazeiro do Norte para construção de uma nova igreja em Canudos.
e. Ocorreu um total de quatro expedições militares para destruir Canudos, sendo que o primeiro conflito ocorreu quando os sertanejos estavam no aguardo de uma madeira comprada em Juazeiro do Norte para construção de uma nova igreja em Canudos. Após a não entrega da mercadoria, Antônio Conselheiro decidiu ir até a madeireira cobrar sua mercadoria. Rapidamente, os coronéis espalharam a notícia de que os sertanejos iriam destruir toda a cidade. Então o pânico foi instaurado e ficaram no aguardo do profeta e seus sertanejos.

A vitória sobre Canudos fortaleceu o governo de Prudente de Morais e ofereceu uma imagem de um exército forte e preparado para proteger nosso país e nossas fronteiras. Vale ressaltar que esse momento histórico coincidiu com o período em que as potências europeias estavam se consolidando como nações imperialistas, apresentando sua hegemonia econômica, política e militar. Vale ressaltar que países europeus tiveram o interesse de aumentar sua influência territorial em nosso país, ou seja, Prudente de Morais teve que enfrentar ameaças internacionais.
Com base nessa informação, analise as asserções abaixo:
I - O governo de Prudente de Morais teve de enfrentar as ameaças expansionistas e imperialistas da Inglaterra e da França em relação à propriedade da Ilha da Trindade, situada próximo ao litoral do Espírito Santo e do Amapá, no Norte do País.
II- A Ilha de Trindade foi palco de disputa desde o Brasil colonial, sendo invadida pela Espanha e devolvida a Portugal por três vezes. Vale destacar que somente no ano de 1825 sua posse foi definitiva ao nosso país.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não completa a asserção I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II contradiz a asserção I.

Prudente de Morais, foi um grande representante da burguesia cafeeira. Destacando que seu governo não foi um período de paz intensa e de estabilidade. Pois enfrentou disputas no âmbito nacional e internacional. Um exemplo dos problemas enfrentados internacionalmente foi uma crise econômica nos Estados Unidos que refletiu em seu governo e sacudiu a área econômica. Já internamente, podemos destacar:
Com base na afirmação acima sobre o Governo de Prudente de Morais, analise a sentenças abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Podemos afirmar que em meio a essa confusão toda e as complicações, Prudente de Morais teve um grande desafio interno ocasionado pela Guerra de Canudos.
( ) Outro desafio interno que Prudente de Moraes enfrentou do a Guerra do Contestado, pois também era uma revolta messiânica.
( ) Um dos desafios enfrentados por Prudente de Morais foi a conflito amazônico que resultou na aquisição do Acre.
a. F - F - V.
b. V - F - F.
c. F - V - V.
d. V - V - V.
e. V - V - F.

O conflito com a França foi sobre o território do Amapá, pois os franceses também queriam tomar posse do território e ampliar a exploração de matérias-primas para a ampliação de seu projeto imperialista no território de fronteira com a Guiana Francesa. Vale ressaltar que para vencer esse embate, Prudente de Morais utilizou-se:
Assinale a alternativa correta sobre o conflito internacional enfrentado por Prudente de Morais com a França.
a. Ataques marítimos para demonstrar a força da república recém-criada a todo o mundo europeu.
b. Do arbitramento de Portugal como mediador do impasse sobre a propriedade da Ilha da Trindade, que foi dada pelo Estado português com o anúncio do parecer final da mediação, reconhecendo a propriedade da Ilha ao Brasil.
c. De documentos portugueses que, através do Tratado de Utrecht, demonstravam a posse do território para Portugal, com isso, pertenceria ao Brasil pós-independente.
d. De ameaças a França com a invasão e domínio da Guiana Francesa, além de explorar o ouro e diamante do território.
e. Do arbitramento da Suíça como forma de solução do conflito. De acordo com Alves Junior (2014), a sentença arbitral foi proferida pelo Presidente da Suíça, em 1 de dezembro de 1900, e foi favorável ao Brasil.

O Positivismo chegou ao Brasil e foi difundido no país ainda em sua fase imperial. A Proclamação em 1889 veio com esse ideal de modo a não somente limitar o poder do estado, mas também para consolidar a República. Além dessa restrição, é importante mencionar a situação no Distrito Federal, então localizado no Rio de Janeiro, no início da República. O aumento da população em níveis significativos resultando em desemprego, a marginalização da população pobre e principalmente negra, a chegada de imigrantes, o aumento do custo de vida, tudo isso fez com que sindicatos fossem criados e a população posicionasse sua insatisfação. O povo que assistira a tudo 'bestializado' não permaneceu assim por muito tempo.
Após realizar a leitura do enunciado acima, assinale a alternativa correta que aponte o motivo da falha do positivismo em relação à república:
a. A ideia positivista de regressão através da ciência e a liberdade do indivíduo pela antropologia liberalista acabavam sendo, assim como o poder do Estado, ilimitada, uma vez que a política era de acesso a todos.
b. A ideia positivista de progresso através da ciência e a liberdade do indivíduo pela filosofia liberalista acabavam sendo, assim como o poder do Estado, limitada, uma vez que a política era restrita ao alfabetizado, ou seja, à elite.
c. A ideia positivista de progresso através da negação a ciência e a não liberdade do indivíduo pela filosofia liberalista acabavam sendo, assim como o poder do Estado, ilimitadas, uma vez que a política era restrita ao alfabetizado, ou seja, à elite.
d. A ideia positivista atrelada às explicações míticas acabavam sendo, assim como o poder do Estado, um consolo à população, uma vez que a política era restrita e o mito acalmava os ânimos.
e. A ideia positivista do socialismo, na qual a liberdade do indivíduo acaba sendo explorada pelos donos dos meios de produção.

Sob comando provisório de Deodoro da Fonseca, o que causava certa tensão por parte dos Republicanos liberais, tendo em vista que uma ditadura era uma possibilidade iminente. Para garantir que a então semiditadura não seguisse adiante, os liberais convocaram uma Assembleia Nacional Constituinte para elaboração da primeira Constituição Republicana do Brasil, a fim de definir novas regras políticas.
Sobre a primeira constituição brasileira é correto afirmar que:
I- A primeira Constituição da República inspirou-se no modelo norte-americano, consagrando a República Federativa liberal.
II- A chave da autonomia dos Estados – designação dada às antigas províncias – estava no artigo 65 § 2º da Constituição. Aí se dizia caber aos Estados poderes e direitos que não lhe fossem negados por dispositivos do texto constitucional.
III- Os Estados ficaram implicitamente autorizados a exercer atribuições diversas, como as de contrair empréstimos no exterior e organizar forças militares próprias: as forças públicas estaduais.
a. As afirmativas II e III estão corretas.
b. As afirmativas I, e III estão corretas.
c. As afirmativas I, II e III estão corretas.
d. As afirmativas I e II estão corretas.
e. A afirmativa I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina