Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Um paciente vítima de acidente automobilístico foi atendido por um médico residente e um interno, tendo o acidentado chegado ao Pronto-Socorro inconsciente e com inúmeras escoriações. Foram aferidos os sinais vitais, sendo constatados: pulso 124 ppm, FC 130 bpm, FR 24 irpm e pressão arterial de 170 x 90 mmHg.
Analisando o quadro exposto anteriormente, é correto afirmar que o pulso mais adequado a ser aferido é o:
Radial, e não houve um erro na aferição ou da frequência de pulso ou da frequência cardíaca.
Radial, e houve um erro na aferição ou da frequência de pulso ou da frequência cardíaca.
Carotideano, e houve um erro na aferição da frequência de pulso ou da frequência cardíaca.
Carotideano, e não houve um erro na aferição ou da frequência de pulso ou da frequência cardíaca.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar a situação clínica do paciente. O paciente está inconsciente e apresenta sinais vitais alterados, como pulso elevado (124 ppm), frequência cardíaca (FC) alta (130 bpm), frequência respiratória (FR) aumentada (24 irpm) e pressão arterial elevada (170 x 90 mmHg). Em casos de pacientes inconscientes, a aferição do pulso carotídeo é mais adequada, pois é mais fácil de ser palpado e fornece uma avaliação mais confiável da circulação em situações de emergência. Agora, vamos analisar as alternativas: 1. Radial, e não houve um erro na aferição ou da frequência de pulso ou da frequência cardíaca. - O pulso radial pode ser difícil de palpá-lo em um paciente inconsciente, então essa opção não é a mais adequada. 2. Radial, e houve um erro na aferição ou da frequência de pulso ou da frequência cardíaca. - Novamente, o pulso radial não é o mais indicado para um paciente inconsciente. 3. Carotideano, e houve um erro na aferição da frequência de pulso ou da frequência cardíaca. - O pulso carotídeo é o mais adequado, mas não temos informações suficientes para afirmar que houve um erro na aferição. 4. Carotideano, e não houve um erro na aferição ou da frequência de pulso ou da frequência cardíaca. - Esta opção é a mais adequada, pois o pulso carotídeo é o mais indicado para um paciente inconsciente e não há informações que sugiram erro nas aferições. Portanto, a alternativa correta é: Carotideano, e não houve um erro na aferição ou da frequência de pulso ou da frequência cardíaca.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Paciente feminina, 53 anos, do lar, hipertensa, com dislipidemia familiar em tratamento regular. Há seis meses, começou a apresentar sensação de aperto precordial quando subia morros, que aliviava com alguns minutos de repouso. Nos últimos três meses, passou a apresentar dor precordial em queimação/ardência para caminhar no plano, também com alívio em repouso. Como sua mãe teve um infarto aos 60 anos, ficou preocupada e resolveu procurar atendimento. Ao realizar a ausculta cardíaca, o médico observou uma alteração no foco mitral. De acordo com a ausculta cardíaca correta, o referido foco está localizado:
No segundo espaço intercostal à direita junto ao esterno.
No cruzamento do quinto espaço intercostal esquerdo com a linha hemiclavicular.
No segundo espaço intercostal à esquerda junto ao esterno.
Na base do apêndice xifoide.

É imprescindível conhecer bem as partes do prontuário médico e saber a ordem em que seus componentes devem aparecer nesse documento.
Analise as assertivas a seguir. Cada uma delas se refere a uma parte de um prontuário: I – Paciente lúcido e orientado no tempo e espaço, fácies atípica, corado, hidratado, acianótico, anictérico e eupneico. Extremidades sem edemas II – Paciente comparece ao consultório referindo dor de cabeça. Quadro de cefaleia iniciou há 3 dias, com intensidade 5, em escala de dor de 0 a 10, sem sintomas associados. III – P.D.F., sexo masculino, 48 anos, professor, natural de Itapetinga/BA, procedente de Salvador/BA, casado, católico Assinale a alternativa que identifica e ordena corretamente as assertivas na sequência em que devem aparecer no prontuário:
Identificação – III; Anamnese – II; Exame Físico – I
Identificação – III; Anamnese – I; Exame Físico – II
Anamnese – III; Exame Físico – II; Identificação – I
Exame Físico – I; Anamnese – III; Identificação – II

Levando em consideração as boas práticas na relação médico-paciente e os princípios gerais da terapêutica e da prescrição, analise as asserções a seguir:
Estão corretas as asserções:
I - A adesão ao tratamento é sempre garantida através do diagnóstico rápido e da prescrição adequada.
II - Fornecer informações claras acerca da condição apresentada pelo paciente acarreta prejuízos intensos na relação do médico com o paciente e sua família.
III - Muitas vezes as informações fornecidas pelos acompanhantes são capazes de esclarecer o diagnóstico clínico do paciente.
IV - Deve-se atentar para a realidade econômica do paciente no momento da proposição do tratamento.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.

A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos”, englobando a higienização simples, a higienização antisséptica, a fricção antisséptica e a antissepsia cirúrgica das mãos. Baseado na afirmativa anterior, responda aos seguintes tópicos: A) Qual a importância do procedimento citado na assistência à saúde? B) Descreva, na ordem de realização, as etapas da técnica de higienização antisséptica das mãos (passo a passo), que deve ser feita antes do atendimento a um paciente.


De acordo com a técnica de Medida da Pressão Arterial através do método indireto com técnica auscultatória, devemos estimar a PA __________ através da palpação da artéria __________. Posteriormente, devemos insuflar o manguito __________ mmHg acima da pressão __________ estimada. À partir daí, devemos iniciar a deflação __________, auscultando os sons de Korotkoff na artéria __________.
Complete as frases anteriores e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Diastólica, radial, 10 a 20, diastólica, rapidamente, braquial.
Sistólica, braquial, 20 a 30, sistólica, lentamente, radial.
Diastólica, braquial, 20 a 30, diastólica, rapidamente, radial.
Sistólica, radial, 20 a 30, sistólica, lentamente, braquial.

Mais conteúdos dessa disciplina