Logo Passei Direto
Buscar
Correr, a aplicação direta da fórmula da distribuição binomial se torna computacionalmente inviável e trabalhosa.
Considerando a situação descrita e as características da distribuição binomial para grandes volumes de dados, assinale a alternativa que justifica a utilidade da aproximação da distribuição binomial pela normal.
A A distribuição normal pode ser usada como uma aproximação da binomial em qualquer situação, independentemente do tamanho da amostra, simplificando sempre os cálculos.
B A utilidade da aproximação reside em transformar uma variável contínua (normal) em uma discreta (binomial), o que facilita a análise de contagens.
C A aplicação direta da fórmula binomial para grandes tamanhos de amostra e número de sucessos é computacionalmente trabalhosa, tornando a distribuição normal uma aproximação útil e mais fácil de calcular, desde que as condições de aproximação (n não muito pequeno) sejam atendidas.
D A distribuição binomial é intrinsecamente mais complexa que a normal, por isso, sempre que possível, deve-se substituí-la pela normal, mesmo que as condições de aproximação não sejam plenamente satisfeitas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação à aproximação da distribuição binomial pela normal. A distribuição binomial pode ser aproximada pela distribuição normal quando o número de tentativas (n) é grande e o número esperado de sucessos (np) e o número esperado de fracassos (n(1-p)) são ambos maiores que 5. Essa aproximação é útil porque a fórmula da distribuição binomial se torna complexa e trabalhosa para grandes amostras. Vamos analisar as alternativas: A) A distribuição normal pode ser usada como uma aproximação da binomial em qualquer situação, independentemente do tamanho da amostra, simplificando sempre os cálculos. - Incorreta, pois a aproximação só é válida sob certas condições. B) A utilidade da aproximação reside em transformar uma variável contínua (normal) em uma discreta (binomial), o que facilita a análise de contagens. - Incorreta, pois a aproximação é o contrário: transforma uma variável discreta (binomial) em uma contínua (normal). C) A aplicação direta da fórmula binomial para grandes tamanhos de amostra e número de sucessos é computacionalmente trabalhosa, tornando a distribuição normal uma aproximação útil e mais fácil de calcular, desde que as condições de aproximação (n não muito pequeno) sejam atendidas. - Correta, pois descreve exatamente a razão pela qual a aproximação é utilizada. D) A distribuição binomial é intrinsecamente mais complexa que a normal, por isso, sempre que possível, deve-se substituí-la pela normal, mesmo que as condições de aproximação não sejam plenamente satisfeitas. - Incorreta, pois a substituição deve ser feita apenas quando as condições de aproximação são atendidas. Portanto, a alternativa correta é: C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma empresa listada em bolsa publicou seu relatório anual, incluindo as demonstrações financeiras e a discussão da administração. No entanto, analistas de mercado e investidores iniciantes expressaram dificuldade em compreender certas seções devido à linguagem excessivamente técnica, frases longas e complexidade na apresentação das informações. Isso levantou preocupações sobre a "legibilidade" do documento.


Com base no conceito de legibilidade em relatórios financeiros e suas consequências, a afirmação que descreve corretamente a importância da legibilidade e o impacto de um relatório de baixa legibilidade é:

A
A legibilidade em relatórios financeiros refere-se à facilidade com que as informações apresentadas podem ser compreendidas pelos usuários. Uma baixa legibilidade pode aumentar a assimetria de informações entre a empresa e os investidores, dificultando a tomada de decisões informadas e potencialmente afetando a liquidez das ações.

B
Relatórios de baixa legibilidade são um indicativo de que a empresa possui estratégias complexas e inovadoras, atraindo investidores mais sofisticados e aumentando a confiança no mercado.

C
A legibilidade de um relatório financeiro é determinada exclusivamente pelo número de páginas e pelo volume de informações contidas, sendo que relatórios mais curtos e com menos detalhes são sempre mais legíveis.

D
O principal impacto de um relatório com baixa legibilidade é que ele sempre contém erros contábeis materiais ou fraudes, necessitando de uma auditoria mais rigorosa.

Uma equipe de pesquisa em gestão de projetos está analisando a relação entre o número de horas trabalhadas em um projeto (Variável X) e a satisfação do cliente ao final do projeto (Variável Y, medida em uma escala de 0 a 100). Ao calcular o coeficiente de correlação de Pearson entre essas duas variáveis, a equipe obteve um valor próximo de zero (r = 0,05). Apesar desse resultado, um dos membros da equipe suspeita que ainda possa haver uma relação importante entre as variáveis, mas de natureza diferente da linear.
Com base no cenário apresentado e na interpretação do coeficiente de correlação de Pearson, assinale a alternativa que melhor descreve a implicação de um coeficiente de correlação próximo de zero e o que a equipe deveria considerar a seguir.
A - Um coeficiente de correlação de Pearson de 0,05 comprova que não existe absolutamente nenhuma relação entre as horas trabalhadas e a satisfação do cliente.
B - Um coeficiente de correlação de Pearson próximo de zero indica que não há uma forte relação linear entre as variáveis, mas não elimina a possibilidade de que exista uma relação não linear significativa que um diagrama de dispersão poderia revelar.
C - Esse resultado de correlação implica que o aumento das horas trabalhadas causa diretamente a manutenção da satisfação do cliente em um nível constante.
D - O valor de r = 0,05 sugere uma correlação negativa muito forte, indicando que quanto mais horas trabalhadas, menor a satisfação do cliente.

Uma instituição financeira está interessada em prever se um cliente irá "aprovar" ou "rejeitar" uma oferta de empréstimo pessoal (variável dependente Y, codificada como 1 para aprovar e 0 para rejeitar) com base em seu histórico de crédito (variável independente X1) e renda mensal (variável independente X2). Inicialmente, um analista considerou aplicar um modelo de regressão linear simples (Mínimos Quadrados Ordinários - MQO), mas foi alertado de que essa abordagem pode não ser a mais adequada para uma variável dependente binária.
Considerando o desafio de modelar uma variável dependente qualitativa (binária) em regressão, a afirmação que descreve corretamente a inadequação da regressão linear simples e a abordagem mais apropriada é:
A A principal razão para não usar regressão linear simples com variáveis dependentes binárias é que ela sempre resultará em um coeficiente de determinação (R2) muito baixo, tornando o modelo inútil.
B A regressão linear simples é inadequada para uma variável dependente binária porque pode violar pressupostos de normalidade e homocedasticidade dos erros, além de gerar previsões fora do intervalo [0,1]; para esse tipo de variável dependente, a regressão logística (Logit) é a abordagem mais indicada.
C A regressão linear simples pode ser usada, desde que se remova os outliers da variável dependente, e os coeficientes serão interpretados diretamente como a probabilidade de aprovação.
D A única alternativa à regressão linear para variáveis dependentes qualitativas é a análise de componentes principais, que identifica os fatores mais importantes na decisão do cliente.

Uma equipe de auditores está analisando os dados de faturamento mensal de diferentes filiais de uma empresa e precisa verificar se essa variável segue uma distribuição normal, o que é um pré-requisito para a aplicação de alguns testes estatísticos paramétricos. Como parte da análise exploratória, a equipe plotou um histograma dos dados de faturamento. Ao observar o gráfico, a distribuição das barras formou um padrão semelhante a um sino.
Considerando a análise do histograma e o objetivo de verificar a normalidade dos dados, assinale a alternativa que descreve corretamente a relação entre a visualização do histograma e a Distribuição Normal.
A O formato de sino no histograma prova que os dados seguem uma distribuição normal, tornando desnecessária qualquer outra análise de normalidade.
B Embora o histograma possa ter formato de sino, ele não é uma ferramenta adequada para examinar a normalidade de dados, pois apenas testes formais são válidos para essa verificação.
C A forma de sino do histograma é irrelevante para a normalidade, uma vez que a distribuição normal é caracterizada exclusivamente pela média e pelo desvio padrão dos dados, sem dependência de sua representação gráfica.
D A observação de um histograma com formato de sino é um indicativo visual de que os dados podem seguir uma distribuição normal, e plotar tal gráfico é, de fato, uma das primeiras e mais importantes formas de examinar essa característica de um conjunto de dados.

Uma pesquisadora está investigando os fatores que influenciam o desempenho de alunos em um exame padronizado. Ela suspeita que variáveis como horas de estudo, nível socioeconômico e qualidade da escola podem ter efeitos diferentes sobre os alunos que têm desempenho muito baixo, médio ou muito alto. A regressão linear tradicional (Mínimos Quadrados Ordinários - MQO) foca apenas no efeito médio.
Considerando a suspeita da pesquisadora sobre o impacto diferenciado dos fatores no desempenho dos alunos e as abordagens de regressão, a afirmação que descreve corretamente a Regressão Quantílica e sua principal vantagem para este cenário é:
A A Regressão Quantílica é uma alternativa à regressão logística, sendo utilizada quando a variável dependente é binária e a regressão linear simples não é adequada.
B A Regressão Quantílica permite analisar o impacto dos preditores em diferentes pontos da distribuição da variável dependente (por exemplo, na mediana, no 25º ou no 75º percentil), oferecendo uma visão mais completa e granular dos efeitos, especialmente útil quando os efeitos variam ao longo da distribuição.
C Essa técnica é primariamente utilizada para corrigir problemas de multicolinearidade em modelos de regressão linear múltipla, pois ajusta os coeficientes para cada variável independentemente.
D A principal vantagem da Regressão Quantílica sobre a Regressão Linear Mínimos Quadrados (MQO) é que ela sempre produz um R2 muito maior, indicando um ajuste superior do modelo aos dados.

Uma empresa de consultoria está analisando dados sobre o tempo de uso de redes sociais por seus funcionários e o nível de produtividade no trabalho. A equipe de análise de dados calculou um coeficiente de correlação linear significativo entre essas duas variáveis. Contudo, antes de tirar conclusões precipitadas e implementar políticas baseadas nessa observação, é crucial que a equipe compreenda as limitações da análise de correlação e o que é necessário para inferir uma relação de causa e efeito.
Considerando a análise de correlação entre variáveis e a complexidade de se estabelecer causalidade, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta sobre a relação entre correlação e causalidade.
A Uma correlação forte e positiva entre duas variáveis é uma prova estatística de que uma variável causa a outra, validando a relação de causa e efeito.
B A análise de correlação quantifica a força e a direção de uma relação linear entre variáveis, mas, por si só, não é suficiente para estabelecer uma relação de causa e efeito, que geralmente depende de um embasamento teórico ou de um delineamento experimental adequado.
C A correlação é uma medida que só é aplicável quando as variáveis possuem unidades de medida diferentes, pois ela padroniza a relação.
D O principal propósito da análise de correlação é identificar a variável dependente e a variável independente em um modelo de regressão, sendo ela a única ferramenta para isso.

Mais conteúdos dessa disciplina