O conceito de gêneros discursivos é fundamental para compreender a importância da oralidade no caso de dificuldades de leitura e escrita. Para ressignificar a dificuldade na linguagem escrita, há necessidade de desenvolver um contexto terapêutico significativo, pautado na construção de novas vivências mediadas pela linguagem, sejam orais ou escritas. Compreende-se que o emprego da língua se dá em forma de enunciados (orais e escritos) expressos pelos sujeitos. Os enunciados que circulam em determinadas esferas e situações sociais de interação são mediados por relações dia-lógicas entre si, construindo modos sociais de dizer e agir (Coltro; Marcolino-Galli; Cordeiro; Aspilicueta, 2023).
A função fática da linguagem é comumente associada à verificação e à manutenção do canal comunicativo entre os interlocutores.
Considerando seu papel e suas manifestações, assinale a alternativa que melhor exemplifica e explica o uso predominante da função fática em contextos comunicativos.
Ed
há 2 meses
A função fática da linguagem é utilizada principalmente para estabelecer, manter ou interromper a comunicação entre os interlocutores, sem necessariamente se preocupar com o conteúdo da mensagem. Um exemplo clássico dessa função é o uso de expressões como "Olá, tudo bem?" ou "Como você está?". Essas frases servem para abrir um canal de comunicação e garantir que os interlocutores estão prontos para interagir, mesmo que o conteúdo da conversa ainda não tenha sido definido. Portanto, a alternativa que melhor exemplifica o uso da função fática é aquela que destaca a importância de cumprimentos e interações que visam manter o contato social.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade