É possível pensar a linguagem levando em consideração o sujeito dialógico constituído na linguagem e, principalmente, destacando a ação e o fazer, as diversas interações próprias da experiência sociointeracionista, seja da linguagem ou da linguística. Os processos dialógicos são importantes, pois fazem parte da nossa experiência com o mundo, seja quando falamos, escrevemos, escutamos, partilhamos e, sobretudo, quando falamos do mundo em que vivemos (Sousa; Alencar, 2023).
Leia as asserções a seguir sobre a função referencial da linguagem e assinale a alternativa que apresenta a avaliação correta das duas partes.
Asserção (A):
A função referencial da linguagem concentra-se na transmissão objetiva de informações, fatos e dados, buscando garantir clareza e precisão na comunicação.
Razão (R):
Textos científicos e reportagens jornalísticas exemplificam o uso da função referencial, pois têm como foco principal informar o receptor sem a intervenção direta das emoções ou opiniões do emissor.
Ed
mês passado
A asserção (A) está correta, pois a função referencial da linguagem realmente se concentra na transmissão objetiva de informações, buscando clareza e precisão. A razão (R) também está correta, já que textos científicos e reportagens jornalísticas têm como objetivo informar, evitando a intervenção das emoções ou opiniões do emissor. Portanto, ambas as partes estão corretas e se complementam.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade