Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Os aspectos do planejamento e do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) estão entre os objetos contemplados pela Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, também conhecida como Lei Orgânica da Saúde (LOS).
Em relação aos aspectos do planejamento e do financiamento do SUS, abordados pela Lei Federal nº 8.080/1990 e suas alterações posteriores, é correto afirmar que
A) é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.
B) na esfera federal, os recursos financeiros são administrados pelo Conselho Nacional de Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde.
C) os recursos financeiros do SUS são depositados em conta especial em cada esfera de sua atuação e o seu uso é fiscalizado pelos respectivos Conselhos de Saúde.
D) o Ministério da Saúde é responsável por estabelecer as diretrizes a serem observadas na elaboração dos planos de saúde em cada jurisdição administrativa.
E) é permitida a transferência de recursos para o financiamento de ações não previstas nos planos de saúde, para fortalecer a autonomia dos gestores estaduais e municipais.
User badge image
Estudo Através de Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Lei Federal nº 8.080/1990 e ao Sistema Único de Saúde (SUS): A) é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa. - Esta afirmação não é correta, pois a lei prioriza a saúde pública e não permite a destinação de recursos para instituições com fins lucrativos. B) na esfera federal, os recursos financeiros são administrados pelo Conselho Nacional de Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde. - Esta afirmação é parcialmente correta, mas o Fundo Nacional de Saúde é gerido pelo Ministério da Saúde, e não diretamente pelo Conselho Nacional de Saúde. C) os recursos financeiros do SUS são depositados em conta especial em cada esfera de sua atuação e o seu uso é fiscalizado pelos respectivos Conselhos de Saúde. - Esta afirmação é correta, pois os recursos do SUS são geridos em contas específicas e a fiscalização é feita pelos Conselhos de Saúde. D) o Ministério da Saúde é responsável por estabelecer as diretrizes a serem observadas na elaboração dos planos de saúde em cada jurisdição administrativa. - Esta afirmação é verdadeira, pois o Ministério da Saúde realmente estabelece diretrizes para os planos de saúde. E) é permitida a transferência de recursos para o financiamento de ações não previstas nos planos de saúde, para fortalecer a autonomia dos gestores estaduais e municipais. - Esta afirmação não é correta, pois os recursos devem ser utilizados conforme os planos de saúde estabelecidos. Após essa análise, a alternativa correta é: C) os recursos financeiros do SUS são depositados em conta especial em cada esfera de sua atuação e o seu uso é fiscalizado pelos respectivos Conselhos de Saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para efeito do Decreto nº 7.508/2011, o qual regulamentou a Lei nº 8.080/90, considera-se:
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
I. ______ - acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde.
II. ______ - instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS.
III. ______ - documento que estabelece: critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS.
a) Rede de Atenção à Saúde / Portas de Entrada / Região de Saúde
b) Comissões Intergestores / Região de Saúde / Portas de Entrada
c) Região de Saúde / Serviços Especiais de Acesso Aberto/ Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde
d) Portas de Entrada / Rede de Atenção à Saúde / Região de Saúde
e) Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde / Comissões Intergestores / Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica

Mais conteúdos dessa disciplina