Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Millôr Fernandes escreveu um livro que mostra humoristicamente uma série de composições infantis, entre elas a que vai a seguir: “A galinha é um bicho com seis lados: esquerdo, direito, em cima, embaixo, atrás e na frente. Está sempre limpando os pés como a mamãe manda que a gente faça quando entra em casa e a gente não faz. Tem um bico que serve para bicar e um cacarejo que serve para dizer que ela botou ovo. Quando ela não cacareja, então fica resmungando baixinho feito vovó. Quando a cozinheira vai matar ela, a gente morre de pena, mas na hora do almoço ela fica tão gostosa que a gente nem se lembra”.
O observador, que realiza uma descrição, não descreve tudo o que vê por causa de suas limitações; a limitação do observador do texto acima é proveniente:
(A) das condições físicas do local onde está o animal descrito;
(B) do próprio referente, pois uma galinha é um tipo de ave não muito conhecido pelos humanos;
(C) de caráter psicológico, pois, por algum motivo interior, não chega a ver o animal como ele é de fato;
(D) de seu posicionamento, pois onde se posiciona não consegue ver detalhes do animal descrito;
(E) de conhecimento, pois, sendo criança, não conhece tudo sobre o tema.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para analisar a questão, precisamos entender a perspectiva do observador na descrição da galinha feita por Millôr Fernandes. O texto é uma composição humorística que reflete a visão de uma criança sobre o animal, o que implica limitações em seu entendimento e conhecimento. Vamos analisar as alternativas: (A) das condições físicas do local onde está o animal descrito - Essa opção não se aplica, pois o texto não menciona limitações físicas do local. (B) do próprio referente, pois uma galinha é um tipo de ave não muito conhecido pelos humanos - Embora a galinha seja uma ave comum, a descrição não sugere que a criança não a conheça. (C) de caráter psicológico, pois, por algum motivo interior, não chega a ver o animal como ele é de fato - Essa opção é mais subjetiva e não se encaixa bem na descrição. (D) de seu posicionamento, pois onde se posiciona não consegue ver detalhes do animal descrito - O texto não menciona limitações de visão ou posicionamento. (E) de conhecimento, pois, sendo criança, não conhece tudo sobre o tema - Esta opção faz sentido, pois a descrição reflete a perspectiva limitada de uma criança, que pode não ter um conhecimento completo sobre galinhas. A alternativa que melhor explica a limitação do observador no texto é: (E) de conhecimento, pois, sendo criança, não conhece tudo sobre o tema.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina