Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto a seguir: “Contudo, séculos mais tarde, no período que os historiadores denominam Segunda Antiguidade, essa relação estreita entre a cidade e a natureza começou a se romper: o que era uma religião familiar e coletiva passou a esboçar traços mais particulares e se tornar uma religião mais do indivíduo”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a religião no período do helenismo, assinale a alternativa que corresponde às correntes filosóficas que discutiram a felicidade no contexto dessa cultura helenística:
A Protestantismo, fundamentalismo e pós-modernismo.
B Estoicismo, epicurismo e ceticismo.
C Aristotelismo, zoroatrismo e futurismo.
D Humanismo, antropofisismo e realismo.
E Puritanismo, relativismo e neoplatonismo.
User badge image
Debate de Filosofia da Educação

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao contexto da filosofia helenística e suas discussões sobre a felicidade. A filosofia helenística é marcada por correntes como o estoicismo, que enfatiza a virtude e a razão como caminhos para a felicidade; o epicurismo, que busca a felicidade através do prazer moderado e da ausência de dor; e o ceticismo, que questiona a possibilidade de se alcançar a verdade absoluta e, consequentemente, a felicidade. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Protestantismo, fundamentalismo e pós-modernismo - Essas correntes não são características do período helenístico. B) Estoicismo, epicurismo e ceticismo - Essas são as correntes filosóficas que realmente discutiram a felicidade no contexto da cultura helenística. C) Aristotelismo, zoroatrismo e futurismo - O aristotelismo é anterior ao helenismo, e as outras duas correntes não se encaixam no contexto. D) Humanismo, antropofisismo e realismo - Essas correntes não são específicas do período helenístico. E) Puritanismo, relativismo e neoplatonismo - O neoplatonismo é posterior ao helenismo, e as outras duas correntes não se relacionam diretamente. Portanto, a alternativa correta é: B) Estoicismo, epicurismo e ceticismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir dessas informações da citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a teoria de Duns Scotto, é correto afirmar que o referido autor divergia de Tomás de Aquino na medida em que:
Considere a seguinte citação: “[...] Duns Scotto*, frade franciscano escocês nascido em 1266 e morto em 1308, em Colônia, na Alemanha, Scotto estudou em Oxford, onde sofreu a influência da corrente agostiniana, e depois em Paris; posteriormente, retornou a Oxford para lecionar Teologia.”
A Criticava o uso da razão para defender a fé ou comprovar os sinais da existência divina, não entendidos racionalmente.
B Criticava as vias de demonstrações para a comprovação da existência de Deus por Tomás de Aquino.
C Criticava o uso de textos bíblicos como meio para provar a existência de Deus ou para o desenvolvimento da fé de uma pessoa.
D Criticava a organização clerical da Igreja Católica, considerando que a instituição deveria repensar seus métodos.
E Criticava as doutrinas defendidas pelos cristãos protestantes, considerando que estes distorciam a autêntica fé cristã.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a escola filosófica patrística, tida como a ciência dos chamados Padres da Igreja, que são assim considerados por serem pensadores que reúnem quatro características, quais sejam:
Leia a seguinte citação: “A escolástica, por sua vez, é o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
A O livre exame das escrituras, a falibilidade papal, a indulgência e a modernidade.
B Salvação pela graça, confissão direta, indulgência e proibição da excomunhão.
C Aprovação eclesiástica, ortodoxia de doutrina, santidade de vida e antiguidade.
D Antirracionalismo, antiempirismo, puritanismo e zoroastrismo.
E Socratismo, hedonismo, antirracionalismo e zoroastrismo.

Considerando as informações do trecho de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre as correntes filosóficas da Idade Média, assinale a alternativa que corresponde às duas principais escolas filosóficas do período medieval:
Leia e reflita sobre o seguinte trecho de texto: “E os dois grandes nomes da filosofia da religião na Idade Média são Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino. A prevalência dos preceitos religiosos e da fé cristã, sem uma abertura a outras correntes, rendeu a esse período o cognome Idade das Trevas”.
A Anárquica e política.
B Racionalismo e empirismo.
C Pré-socrática e platônica.
D Documental e positivista.
E Patrística e escolástica.

Mais conteúdos dessa disciplina