Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia da Religião

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A partir dessas informações da citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a teoria de Duns Scotto, é correto afirmar que o referido autor divergia de Tomás de Aquino na medida em que:
Considere a seguinte citação: “[...] Duns Scotto*, frade franciscano escocês nascido em 1266 e morto em 1308, em Colônia, na Alemanha, Scotto estudou em Oxford, onde sofreu a influência da corrente agostiniana, e depois em Paris; posteriormente, retornou a Oxford para lecionar Teologia.”
A Criticava o uso da razão para defender a fé ou comprovar os sinais da existência divina, não entendidos racionalmente.
B Criticava as vias de demonstrações para a comprovação da existência de Deus por Tomás de Aquino.
C Criticava o uso de textos bíblicos como meio para provar a existência de Deus ou para o desenvolvimento da fé de uma pessoa.
D Criticava a organização clerical da Igreja Católica, considerando que a instituição deveria repensar seus métodos.
E Criticava as doutrinas defendidas pelos cristãos protestantes, considerando que estes distorciam a autêntica fé cristã.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a escola filosófica patrística, tida como a ciência dos chamados Padres da Igreja, que são assim considerados por serem pensadores que reúnem quatro características, quais sejam:
Leia a seguinte citação: “A escolástica, por sua vez, é o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
A O livre exame das escrituras, a falibilidade papal, a indulgência e a modernidade.
B Salvação pela graça, confissão direta, indulgência e proibição da excomunhão.
C Aprovação eclesiástica, ortodoxia de doutrina, santidade de vida e antiguidade.
D Antirracionalismo, antiempirismo, puritanismo e zoroastrismo.
E Socratismo, hedonismo, antirracionalismo e zoroastrismo.

Considerando as informações do trecho de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre as correntes filosóficas da Idade Média, assinale a alternativa que corresponde às duas principais escolas filosóficas do período medieval:
Leia e reflita sobre o seguinte trecho de texto: “E os dois grandes nomes da filosofia da religião na Idade Média são Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino. A prevalência dos preceitos religiosos e da fé cristã, sem uma abertura a outras correntes, rendeu a esse período o cognome Idade das Trevas”.
A Anárquica e política.
B Racionalismo e empirismo.
C Pré-socrática e platônica.
D Documental e positivista.
E Patrística e escolástica.

Considerando esta citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o ceticismo, assinale a alternativa que corresponde ao que prega essa corrente filosófica:
Leia a seguinte citação: “Para a corrente cética, não existem possibilidades de se chegar a uma certeza ou a um juízo imparcial, pois o mundo e o ser humano têm uma natureza incerta. Portanto, tudo pode ser questionável e, nesse contexto, o filósofo prefere a omissão em opinar; simplesmente fica indiferente diante de determinado juízo”.
A O ser humano não tem condições de conhecer a verdade, as pessoas apenas criam ideias do que podem ser as coisas.
B As sociedades são divididas em três grupos sociais: os políticos, os guerreiros e os trabalhadores.
C O saber humano responde a todas as suas inquietações, assim, tudo o que o ser humano questionar poderá ser respondido por ele.
D A vida humana é guiada pelo espírito da metafísica que condiciona toda a história humana para um final de progresso.
E A existência humana é definida pelo jogo dos deuses, que permitem as ações humanas conforme a vontade deles.

Considerando as informações da citação e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o pensamento de Agostinho de Hipona quanto ao ser humano no convívio social, é correto afirmar que, para o referido pensador:
Leia a citação a seguir: “Agostinho foi um grande filósofo e iniciou sua carreira no estudo e ensino da gramática e da retórica. Da gramática, Agostinho passou para a investigação filosófica, ingressando na seita dos maniqueístas, corrente que defendia a existência de dois princípios ativos, o bem e o mal.”
A A vida em sociedade corrompe os seres humanos, tendo em vista a presença da graça divina.
B As relações sociais mediadas pela ética cristã tornam o ser humano mais distante da comunhão divina.
C Na medida em que o ser humano estabelece relações sociais mediadas pela fé, ele cresce e evolui.
D O convívio social edifica o ser humano desde que seja longe do seio familiar e do religioso.
E A vida em sociedade teria um sentido mais profundo se vivida no isolamento, ou seja, somente na sua dimensão natural.

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o primeiro motor para Aristóteles, assinale a alternativa correta:
Leia o excerto de texto a seguir: “Os estudos filosóficos de Aristóteles baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza. Sua ampla produção literária atingiu muitas áreas do conhecimento: política, lógica, ética, moral, teologia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Sua principal obra é o Organon, que reúne boa parte de sua produção intelectual”.
A O primeiro motor atua pelo movimento e, simultaneamente, pela causa e finalidade, sendo em si mesmo imóvel, incorruptível e eterno.
B O primeiro motor atua pela inércia, trazendo ao mundo a ordem para que o progresso permita tornar a humanidade mais civilizada, sendo em si mesmo, perene, eterno.
C O primeiro motor atua pelo prazer, permitindo que a humanidade em sua evolução alcance a satisfação pessoal, sendo em si mesmo, volúvel e efêmero.
D O primeiro motor atua pela razão, considerando o conhecimento lógico-matemático o caminho para se resolver as mazelas do mundo, sendo em si mesmo, técnico e absoluto.
E O primeiro motor atua pela ética, levando as pessoas a construírem para o respeito mútuo e colocando fim à intolerância, sendo em si mesmo, respeito, harmonia e fé.

Leia o excerto de texto a seguir: “Ao adentrarmos no período escolástico, que coincide com a Baixa Idade Média, deparamo-nos com Tomás de Aquino (1224-1274), seu principal luminar. Esse pensador nasceu em uma nobre família de Nápoles, a dos condes de Aquino, que tinha para o jovem grandes projetos.”
Considerando as informações do excerto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a obra denominada Suma Teológica de Tomás de Aquino, é correto afirmar que:
A A referida obra condena o racionalismo, pois o considera como uma estratégia maligna para enfraquecer a fé cristã.
B A referida obra procurou, pelo caminho racional e lógico, defender a fé e comprovar que Deus existe.
C A referida obra foi fundamentada na biologia para provar que o ser humano está em constante processo de evolução.
D A referida obra esteve ausente de qualquer influência filosófica, uma vez que toda a argumentação desta, recorre aos textos bíblicos.
E A referida obra apresenta a existência de Deus pelo caminho emocional e intuitivo, apresentando uma defesa da doutrina da predestinação.

Leia o fragmento de texto a seguir: “O estudo do fenômeno religioso, em função de sua especificidade, tem papel fundamental na compreensão da dimensão religiosa de um povo, pois sempre está em sintonia com a cultura e os costumes de uma determinada população”.
A partir do dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o objeto de estudo da Filosofia da Religião, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A Filosofia da Religião busca compreender como o comportamento humano e social é influenciado pela religião.
II. ( ) A Filosofia da Religião estuda aspectos relacionados ao divino (ser superior) pela perspectiva filosófica.
III. ( ) A Filosofia da Religião consiste na compreensão do fato religioso a partir da fé.
A V – F – V
B V – V – F
C V – V – V
D F – F – V
E F – F – F

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 75.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o epicurismo, é correto afirmar que o fundamento filosófico da doutrina de Epicuro consiste:
A No dever de matematizar os fenômenos sociais.
B Na busca pela verdade absoluta.
C Na necessidade de se cuidar da saúde da alma.
D Na primazia da emoção sobre a razão.
E No alcance do pleno conhecimento teológico.

Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa que apresenta o regime governamental proposto pelos Iluministas:
A Monarquia.
B Democracia.
C Teocracia.
D Parlamentarismo.
E Judiciário.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A partir dessas informações da citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a teoria de Duns Scotto, é correto afirmar que o referido autor divergia de Tomás de Aquino na medida em que:
Considere a seguinte citação: “[...] Duns Scotto*, frade franciscano escocês nascido em 1266 e morto em 1308, em Colônia, na Alemanha, Scotto estudou em Oxford, onde sofreu a influência da corrente agostiniana, e depois em Paris; posteriormente, retornou a Oxford para lecionar Teologia.”
A Criticava o uso da razão para defender a fé ou comprovar os sinais da existência divina, não entendidos racionalmente.
B Criticava as vias de demonstrações para a comprovação da existência de Deus por Tomás de Aquino.
C Criticava o uso de textos bíblicos como meio para provar a existência de Deus ou para o desenvolvimento da fé de uma pessoa.
D Criticava a organização clerical da Igreja Católica, considerando que a instituição deveria repensar seus métodos.
E Criticava as doutrinas defendidas pelos cristãos protestantes, considerando que estes distorciam a autêntica fé cristã.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a escola filosófica patrística, tida como a ciência dos chamados Padres da Igreja, que são assim considerados por serem pensadores que reúnem quatro características, quais sejam:
Leia a seguinte citação: “A escolástica, por sua vez, é o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
A O livre exame das escrituras, a falibilidade papal, a indulgência e a modernidade.
B Salvação pela graça, confissão direta, indulgência e proibição da excomunhão.
C Aprovação eclesiástica, ortodoxia de doutrina, santidade de vida e antiguidade.
D Antirracionalismo, antiempirismo, puritanismo e zoroastrismo.
E Socratismo, hedonismo, antirracionalismo e zoroastrismo.

Considerando as informações do trecho de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre as correntes filosóficas da Idade Média, assinale a alternativa que corresponde às duas principais escolas filosóficas do período medieval:
Leia e reflita sobre o seguinte trecho de texto: “E os dois grandes nomes da filosofia da religião na Idade Média são Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino. A prevalência dos preceitos religiosos e da fé cristã, sem uma abertura a outras correntes, rendeu a esse período o cognome Idade das Trevas”.
A Anárquica e política.
B Racionalismo e empirismo.
C Pré-socrática e platônica.
D Documental e positivista.
E Patrística e escolástica.

Considerando esta citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o ceticismo, assinale a alternativa que corresponde ao que prega essa corrente filosófica:
Leia a seguinte citação: “Para a corrente cética, não existem possibilidades de se chegar a uma certeza ou a um juízo imparcial, pois o mundo e o ser humano têm uma natureza incerta. Portanto, tudo pode ser questionável e, nesse contexto, o filósofo prefere a omissão em opinar; simplesmente fica indiferente diante de determinado juízo”.
A O ser humano não tem condições de conhecer a verdade, as pessoas apenas criam ideias do que podem ser as coisas.
B As sociedades são divididas em três grupos sociais: os políticos, os guerreiros e os trabalhadores.
C O saber humano responde a todas as suas inquietações, assim, tudo o que o ser humano questionar poderá ser respondido por ele.
D A vida humana é guiada pelo espírito da metafísica que condiciona toda a história humana para um final de progresso.
E A existência humana é definida pelo jogo dos deuses, que permitem as ações humanas conforme a vontade deles.

Considerando as informações da citação e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o pensamento de Agostinho de Hipona quanto ao ser humano no convívio social, é correto afirmar que, para o referido pensador:
Leia a citação a seguir: “Agostinho foi um grande filósofo e iniciou sua carreira no estudo e ensino da gramática e da retórica. Da gramática, Agostinho passou para a investigação filosófica, ingressando na seita dos maniqueístas, corrente que defendia a existência de dois princípios ativos, o bem e o mal.”
A A vida em sociedade corrompe os seres humanos, tendo em vista a presença da graça divina.
B As relações sociais mediadas pela ética cristã tornam o ser humano mais distante da comunhão divina.
C Na medida em que o ser humano estabelece relações sociais mediadas pela fé, ele cresce e evolui.
D O convívio social edifica o ser humano desde que seja longe do seio familiar e do religioso.
E A vida em sociedade teria um sentido mais profundo se vivida no isolamento, ou seja, somente na sua dimensão natural.

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o primeiro motor para Aristóteles, assinale a alternativa correta:
Leia o excerto de texto a seguir: “Os estudos filosóficos de Aristóteles baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza. Sua ampla produção literária atingiu muitas áreas do conhecimento: política, lógica, ética, moral, teologia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Sua principal obra é o Organon, que reúne boa parte de sua produção intelectual”.
A O primeiro motor atua pelo movimento e, simultaneamente, pela causa e finalidade, sendo em si mesmo imóvel, incorruptível e eterno.
B O primeiro motor atua pela inércia, trazendo ao mundo a ordem para que o progresso permita tornar a humanidade mais civilizada, sendo em si mesmo, perene, eterno.
C O primeiro motor atua pelo prazer, permitindo que a humanidade em sua evolução alcance a satisfação pessoal, sendo em si mesmo, volúvel e efêmero.
D O primeiro motor atua pela razão, considerando o conhecimento lógico-matemático o caminho para se resolver as mazelas do mundo, sendo em si mesmo, técnico e absoluto.
E O primeiro motor atua pela ética, levando as pessoas a construírem para o respeito mútuo e colocando fim à intolerância, sendo em si mesmo, respeito, harmonia e fé.

Leia o excerto de texto a seguir: “Ao adentrarmos no período escolástico, que coincide com a Baixa Idade Média, deparamo-nos com Tomás de Aquino (1224-1274), seu principal luminar. Esse pensador nasceu em uma nobre família de Nápoles, a dos condes de Aquino, que tinha para o jovem grandes projetos.”
Considerando as informações do excerto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a obra denominada Suma Teológica de Tomás de Aquino, é correto afirmar que:
A A referida obra condena o racionalismo, pois o considera como uma estratégia maligna para enfraquecer a fé cristã.
B A referida obra procurou, pelo caminho racional e lógico, defender a fé e comprovar que Deus existe.
C A referida obra foi fundamentada na biologia para provar que o ser humano está em constante processo de evolução.
D A referida obra esteve ausente de qualquer influência filosófica, uma vez que toda a argumentação desta, recorre aos textos bíblicos.
E A referida obra apresenta a existência de Deus pelo caminho emocional e intuitivo, apresentando uma defesa da doutrina da predestinação.

Leia o fragmento de texto a seguir: “O estudo do fenômeno religioso, em função de sua especificidade, tem papel fundamental na compreensão da dimensão religiosa de um povo, pois sempre está em sintonia com a cultura e os costumes de uma determinada população”.
A partir do dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o objeto de estudo da Filosofia da Religião, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A Filosofia da Religião busca compreender como o comportamento humano e social é influenciado pela religião.
II. ( ) A Filosofia da Religião estuda aspectos relacionados ao divino (ser superior) pela perspectiva filosófica.
III. ( ) A Filosofia da Religião consiste na compreensão do fato religioso a partir da fé.
A V – F – V
B V – V – F
C V – V – V
D F – F – V
E F – F – F

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 75.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o epicurismo, é correto afirmar que o fundamento filosófico da doutrina de Epicuro consiste:
A No dever de matematizar os fenômenos sociais.
B Na busca pela verdade absoluta.
C Na necessidade de se cuidar da saúde da alma.
D Na primazia da emoção sobre a razão.
E No alcance do pleno conhecimento teológico.

Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa que apresenta o regime governamental proposto pelos Iluministas:
A Monarquia.
B Democracia.
C Teocracia.
D Parlamentarismo.
E Judiciário.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Contudo, séculos mais tarde, no período que os historiadores denominam Segunda Antiguidade, essa relação estreita entre a cidade e a natureza começou a se romper: o que era uma religião familiar e coletiva passou a esboçar traços mais particulares e se tornar uma religião mais do indivíduo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 73.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a religião no período do helenismo, assinale a alternativa que corresponde às correntes filosóficas que discutiram a felicidade no contexto dessa cultura helenística:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Protestantismo, fundamentalismo e pós-modernismo.
	
	B
	
	Estoicismo, epicurismo e ceticismo.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: “No contexto dessa cultura helenística, surgem três grandes correntes filosóficas preocupadas com a felicidade: o estoicismo, o epicurismo e o ceticismo” (livro-base, p. 74). As demais alternativas apresentam correntes religiosas (protestantismo, puritanismo, zoroatrismo) e/ou correntes filosóficas posteriores à Idade Moderna (século XVI em diante), com exceção do neoplatonismo. (livro-base, p. 74, 75, 76, 77)
	
	C
	
	Aristotelismo, zoroatrismo e futurismo.
	
	D
	
	Humanismo, antropofisismo e realismo.
	
	E
	
	Puritanismo, relativismo e neoplatonismo.
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Considere a seguinte citação:
“[...] Duns Scotto*, frade franciscano escocês nascido em 1266 e morto em 1308, em Colônia, na Alemanha, Scotto estudou em Oxford, onde sofreu a influência da corrente agostiniana, e depois em Paris; posteriormente, retornou a Oxford para lecionar Teologia.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 94.
A partir dessas informações da citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a teoria de Duns Scotto, é correto afirmar que o referido autor divergia de Tomás de Aquino na medida em que:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Criticava o uso da razão para defender a fé ou comprovar os sinais da existência divina, não entendidos racionalmente.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “Scotto admite que é possível comprovar a existência de Deus por meio de demonstrações, chamadas de vias por Tomás de Aquino. Porém, segundo Ferrater Mora (1964), não se pode chegar, por meio da razão, à comprovação de muitos dos atributos divinos, pois eles superam o âmbito da razão, se encontram na esfera da fé; portanto, devem ser cridos e não compreendidos racionalmente” (livro-base, p. 95).
	
	B
	
	Criticava as vias de demonstrações para a comprovação da existência de Deus por Tomás de Aquino.
	
	C
	
	Criticava o uso de textos bíblicos como meio para provar a existência de Deus ou para o desenvolvimento da fé de uma pessoa.
	
	D
	
	Criticava a organização clerical da Igreja Católica, considerando que a instituição deveria repensar seus métodos.
	
	E
	
	Criticava as doutrinas defendidas pelos cristãos protestantes, considerando que estes distorciam a autêntica fé cristã.
 
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia o fragmento de texto a seguir:
“João Wyclif estudou em Oxford, onde sofreu influências de Scotto e Ockham, mas sobretudo de Thomas Bradwardine (1290-1349), que defendia a ideia de que Deus é o princípio de tudo e a suprema causa de todo acontecimento e, portanto, causa determinante dos atos humanos voluntários”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 104.
Considerando as informações do fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre João Wyclif, assinale a assertiva que apresenta corretamente o que este religioso defendia:
Nota: 10.0
	
	A
	
	A excomunhão ou morte na fogueira de todos aqueles que questionavam a doutrina católica.
	
	B
	
	O estudo da Bíblia pela população sem restrições ou intermediações dos clérigos católicos.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: “O teólogo disseminou suas ideias reformistas entre o povo e procurou aproximá-lo de uma leitura direta da Bíblia, sem a intermediação da hierarquia eclesiástica” (livro-base, p. 105).
	
	C
	
	O fim do voto de castidade para as mulheres e do celibato para os homens que desejavam serem padres.
	
	D
	
	A mudança da sede do Vaticano que ficava em Roma para a cidade de Paris e/ou Avignon, na França.
	
	E
	
	O fortalecimento dos exércitos europeus para que a cidade de Jerusalém fosse dominada completamente pelos cristãos.
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Analise o seguinte parágrafo:
“Não podemos, porém, olvidar da distinção existente entre a religião e a espiritualidade. Assim sendo, temos mais chaves de leituras para compreender o fenômeno moderno da privatização religiosa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 43.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre privatização religiosa, é correto afirmar que essa expressão diz respeito a uma característica:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Medieval, que consistiu na privação de monges, freiras e outros clérigos católicos viverem em mosteiros afastados por muito tempo do convívio social.
	
	B
	
	Dos tempos modernos, consistindo em pessoas que alegam possuir uma vida espiritual sem, contudo, estabelecer algum vínculo com organizações religiosas.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: “[...] podemos compreender o crescente aumento, no período moderno, de pessoas que se dizem possuidoras de espiritualidade, porém, sem a prática da adesão a uma determinada instituição religiosa. É o que podemos considerar privatização religiosa” (livro-base, p. 43).
	
	C
	
	Antiga, que consistia no ensino dos conhecimentos sagrados para os grupos sociais mais abastados.
	
	D
	
	Pós-moderna, que afirma que todas as instituições religiosas devem ser fechadas para o exercício da chamada religião livre.
	
	E
	
	Moderna, pela qual se faz pagamentos a instituições religiosas, buscando melhores condições financeiras para os adeptos de determinada crença.
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“A escolástica, por sua vez, é o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 87.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a escola filosófica patrística, tida como a ciência dos chamados Padres da Igreja, que são assim considerados por serem pensadores que reúnem quatro características, quais sejam:
Nota: 10.0
	
	A
	
	O livre exame das escrituras, a falibilidade papal, a indulgência e a modernidade.
	
	B
	
	Salvação pela graça, confissão direta, indulgência e proibição da excomunhão.
	
	C
	
	Aprovação eclesiástica, ortodoxia de doutrina, santidade de vida e antiguidade.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: “[...] são considerados, hoje, Padres da Igreja aqueles pensadores que reúnem quatro características essenciais: a ortodoxia de doutrina, a santidade de vida, a aprovação eclesiástica e a antiguidade” (livro-base, p. 87).
	
	D
	
	Antirracionalismo, antiempirismo, puritanismo e zoroastrismo.
	
	E
	
	Socratismo, hedonismo, antirracionalismo e zoroastrismo.
Questão 6/10 -subversivas, de cunho político e que contrariavam o bem e a ordem dos governantes.
	
	C
	
	Liberariam a ordem monástica aprisionada nos monastérios e conventos, para que estes profissionais estivessem nas cidades, partilhando o conhecimento em escolas.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Domínio ideológico por meio da diplomacia palaciana, afinal, os reis precisavam de profissionais intérpretes, com boa fluência para fortalecer o domínio cultural.
	
	E
	
	Fortalecer a Igreja Católica Romana, diante das ameaças protestantes que iniciavam e contrariavam os desígnios de Deus, criador do sistema de Reis desde os períodos Bíblicos que iniciaram com o Rei Davi.
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“A dicotomia entre sagrado e profano constitui uma das realidades mais importantes presentes no universo religioso, sendo motivo de profunda fraternidade e de violentas discórdias com desfechos muitas vezes trágicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 154.
Com base na leitura da citação de texto e dos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, para o Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, o que significa o termo “sagrado”? Assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	
	São os objetos que têm ligações com pessoas que representam algo em demasia.
	
	B
	
	Todo objeto que constituído por um grupo e que se integra a natureza.
	
	C
	
	Todo objeto separado e consagrado, e que tem relação com Deus.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Conforme explicitado no livro da disciplina, as três religiões monoteístas Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, consideram sagrado o que as aproxima de Deus, que é a Ele consagrado e destinado, sendo até mesmo espaços celebrativos, objetos próprios, artes, e elementos próprios de cada uma destas três religiões. (livro-base, p. 153)
	
	D
	
	Sagrada apenas a “Sagrada Escritura”.
	
	E
	
	Apenas os profetas que estão presentes em sua história.
Questão 1/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação:
“Nas religiões tradicionais, [...] o conceito de sagrado se expande conforme as divindades cultuadas, que muitas vezes representam as forças da natureza ou estão associadas a ela. Nesse sentido, o sagrado está presente em muitos ambientes, como a mata, a água, o fogo, o vento, a montanha e assim por diante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 153.
Levando em consideração a informação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que traz a classificação das religiões cultuadas, que expressam sua força por meio da natureza:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Animista.
Comentário: Conforme difundido no livro da disciplina, as religiões politeístas e animistas, expressam suas forças na natureza, sendo que este conceito se apresenta na informação que adentra a esta questão. (livro-base, p. 153)
	
	B
	
	Determinista.
	
	C
	
	Naturalista.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Pontualista.
	
	E
	
	Monoteísta.
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o excerto de texto: 
“René Descartes, chamado de pai da filosofia moderna, nasceu em La Haye, França, em 1596, e morreu em 1650, na Suécia. Formou-se em direito e, em 1619, teve uma revelação intelectual a respeito da nova ciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 123.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que relata os quatro itens do método de Descartes, para a obtenção da verdade:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Mineração de dados, proposta, falibilidade e premonição.
	
	B
	
	Probabilidade, persuasão, dicção e maturação.
	
	C
	
	Formulação, aplicação, intuição e destinação.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Tese, antítese, síntese e relatório final.
	
	E
	
	Evidência racional, análise, síntese e controle.
Comentário: Conforme apresentado no livro-base, Descartes pretendia estudar e apurar a verdade, e desenvolveu um método que inicialmente possuía vinte uma etapas, e ao final, reduziu a quatro etapas. Evidência racional, análise, síntese, controle.  (livro-base, p. 124)
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“O iluminismo despontou no século XVIII, conhecido como o século das luzes, e foi um movimento intelectual iniciado na Inglaterra por Isaac Newton (1643-1727) e John Locke (1632-1704)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 121.
Com base na leitura da citação de texto e dos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que apresenta uma das grandes contribuições do período do Iluminismo para a cultura:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Quadrívio.
	
	B
	
	Trívio.
	
	C
	
	Enciclopédia.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o material estudado, com a ajuda dos filósofos e economistas iluministas, os franceses escreveram uma gigantesca obra que resume os conhecimentos humanos, responsáveis por toda difusão da cultura do Iluminismo. A Enciclopédia tinha dezessete volumes e abrangia os conhecimentos até então, presentes na humanidade. Estes relataram a igualdade para todos e a felicidade estar acima de tudo. (livro-base, p. 122)
	
	D
	
	Tradução da Bíblia Sagrada para o francês.
	
	E
	
	Dogmatismo.
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“O segundo fundamento do humanismo se refere à sua historicidade. Além de estar inserido no mundo de maneira concreta, o homem tem um passado que não pode ser negado, ao qual está unido pelo legado que recebeu, porém, mantém sua independência para que possa viver livremente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 120.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que aponta o significado do termo filologia:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Termo do método de utilização do carbono 14, que determina idades dos elementos pesquisados.
	
	B
	
	Termo utilizado na arqueologia para determinar a idade dos esqueletos.
	
	C
	
	Termo ligado à medicina e que estuda o corpo humano em questões genéticas.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Termo que estuda a reconstituição da vida passada por meio dos documentos literários.
Comentário: A filologia, conforme estudado no livro-base, por meio dos estudos dos documentos clássicos das inserções medievais, contribui por demais na questão histórica, reconstitui o passado com os documentos literários. (livro-base, p. 120)
	
	E
	
	Termo da botânica para entender as questões da sobrevivência das plantas.
 
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“A dicotomia entre sagrado e profano constitui uma das realidades mais importantes presentes no universo religioso, sendo motivo de profunda fraternidade e de violentas discórdias com desfechos muitas vezes trágicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 154.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que determina o conceito do historiador romeno Mircea Eliade, no tocante ao termo intitulado sagrado:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Tudo que se encontradentro do Templo.
	
	B
	
	Somente imagens são consideradas neste quesito.
	
	C
	
	Todo objeto que se vincula à arte é considerado.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Significa tudo que é separado e consagrado em uma religião.
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, Mircea Eliade em sua obra “O sagrado e o profano” detalha que “sagrado” indica o objeto separado e destinado em uma religião, a tornar-se sacro, algo que está ligado a Divindade, não sendo só o existente no templo, mas exatamente o que se consagrou para o culto em especial. (livro-base, p. 153)
	
	E
	
	Todo objeto que é utilizado pelo reverendo.
Questão 6/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o excerto de texto:
“O existencialismo é uma corrente de pensamento que teve sua origem no século XIX, tendo seu foco no indivíduo e em suas atitudes existenciais, ou seja, na análise da existência ou na análise das situações em que o homem pode encontrar-se”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 132.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que menciona o nome do principal filósofo, considerado o principal expoente do existencialismo e pai desta corrente:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Émile Durkhein.
	
	B
	
	Jean Paul Sartre.
	
	C
	
	David Hume.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Renê Descartes.
	
	E
	
	Soren Kierkegaard.
Comentário: Conforme informações do livro-base, Soren Kierkegaard é o principal expoente e ainda, considerado o pai da corrente existencialista, corrente esta que surge como reação ao idealismo e em particular Hegel. O subjetivismo é o principal termo e marca da corrente existencialista. (livro-base, p. 133)
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação:
“[...] o sagrado tem sua origem latina no vocábulo sacer, santo, e pode ser compreendido por três enfoques distintos: O primeiro é da história das religiões, que entende que ele 'qualifica uma coisa, uma disposição ou um costume considerados intocáveis, exceto por algumas pessoas'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 152.
Levando em consideração a informação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que demonstra o conceito da palavra hierofania, relatada por Mircea Eliade:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Manifestação do Sagrado.
Comentário: O livro da disciplina apresenta que “Mircea realata que se é possível chegar ao conhecimento do sagrado “porque este se manifesta como algo totalmente diferente do profano. Ele chama isso de hierofani, palavra grega que significa, literalmente, ‘algo sagrado está se revelando para nós’” (livro-base, p. 153).
	
	B
	
	Ritual Religioso.
	
	C
	
	Festa Religiosa.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Manifestação Profana.
	
	E
	
	Mito Religioso.
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“O racionalismo iniciou-se com Descartes (1596-1650) e se prolongou até o idealismo, tendo como seu maior expoente Kant (1724-1804)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 117.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que relata a principal premissa que sustenta o racionalismo:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Normativa.
	
	B
	
	Doutrina.
	
	C
	
	Dúvida.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Razão.
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, o racionalismo tem como principal sustentação, a supremacia da razão. Este racionalismo inicia com Descartes e segue até o idealismo. (livro-base, p. 117)
	
	E
	
	Misticismo.
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o excerto de texto:
“O humanismo surgiu na época do Renascimento e abrangeu os séculos XIV a XVI. Esse termo foi utilizado pelo filósofo e teólogo alemão Niethammer (1766-1848) para se referir ao campo dos estudos clássicos e ao seu espírito e [...] em contraposição ao estudo das disciplinas científicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 119.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que mostra a corrente que se contrapunha ao humanismo:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Movimento religioso.
	
	B
	
	Movimento capitalista.
	
	C
	
	Movimento agnóstico.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Movimento gnóstico.
	
	E
	
	Movimento escolástico.
Comentário: O humanismo surgiu em contraposição ao pensamento escolástico, ficando por liberto da religião, a qual dominava a corrente de pensamento do período. Este movimento estava centrado no homem como razão principal e detentora da razão. (livro-base, p. 119)
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação:
“Mais do que uma corrente filosófica, o Iluminismo abrangia as artes, a literatura, a economia e a política. Seus pensadores propunham a democracia como forma de governo, a liberdade econômica, o livre comércio e a supremacia da razão sobre a fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 122.
Levando em consideração a informação acima e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que detalha os motivos do surgimento do Iluminismo:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Desamarrar a sociedade dos pensamentos do passado, os quais causavam desigualdade, domínio religioso e a falta de liberdade para se expressar.
Comentário: Conforme material da disciplina, o movimento Iluminista tinha em mente a libertação da mente da população, conquistada anteriormente pelas amarras do poder religioso, presentes desde os primórdios, lembrando ainda, que a população não tinha direitos a se manifestar livremente, sendo possível de reprimenda pela liderança do País. E muito mais contribuições no livro-base. (livro-base, p. 122)
	
	B
	
	Pretendiam aprisionar o intelecto das pessoas em suas ideias subversivas, de cunho político e que contrariavam o bem e a ordem dos governantes.
	
	C
	
	Liberariam a ordem monástica aprisionada nos monastérios e conventos, para que estes profissionais estivessem nas cidades, partilhando o conhecimento em escolas.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Domínio ideológico por meio da diplomacia palaciana, afinal, os reis precisavam de profissionais intérpretes, com boa fluência para fortalecer o domínio cultural.
	
	E
	
	Fortalecer a Igreja Católica Romana, diante das ameaças protestantes que iniciavam e contrariavam os desígnios de Deus, criador do sistema de Reis desde os períodos Bíblicos que iniciaram com o Rei Davi.
Questão 1/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Considere a seguinte citação:
“[...] Duns Scotto*, frade franciscano escocês nascido em 1266 e morto em 1308, em Colônia, na Alemanha, Scotto estudou em Oxford, onde sofreu a influência da corrente agostiniana, e depois em Paris; posteriormente, retornou a Oxford para lecionar Teologia.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 94.
A partir dessas informações da citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a teoria de Duns Scotto, é correto afirmar que o referido autor divergia de Tomás de Aquino na medida em que:
Nota:0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Criticava o uso da razão para defender a fé ou comprovar os sinais da existência divina, não entendidos racionalmente.
Comentário: “Scotto admite que é possível comprovar a existência de Deus por meio de demonstrações, chamadas de vias por Tomás de Aquino. Porém, segundo Ferrater Mora (1964), não se pode chegar, por meio da razão, à comprovação de muitos dos atributos divinos, pois eles superam o âmbito da razão, se encontram na esfera da fé; portanto, devem ser cridos e não compreendidos racionalmente” (livro-base, p. 95).
	
	B
	
	Criticava as vias de demonstrações para a comprovação da existência de Deus por Tomás de Aquino.
	
	C
	
	Criticava o uso de textos bíblicos como meio para provar a existência de Deus ou para o desenvolvimento da fé de uma pessoa.
	
	D
	
	Criticava a organização clerical da Igreja Católica, considerando que a instituição deveria repensar seus métodos.
	
	E
	
	Criticava as doutrinas defendidas pelos cristãos protestantes, considerando que estes distorciam a autêntica fé cristã.
 
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“O epicurismo [...], por sua vez, é uma escola filosófica helenística fundada pelo pensador grego Epicuro (341 a.C.-270 a.C.), nome que significa camarada ou aliado, cuja filosofia aponta para o prazer como caminho da felicidade e do sentido da vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 75.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o epicurismo, é correto afirmar que o fundamento filosófico da doutrina de Epicuro consiste:
Nota: 10.0
	
	A
	
	No dever de matematizar os fenômenos sociais.
	
	B
	
	Na busca pela verdade absoluta.
	
	C
	
	Na necessidade de se cuidar da saúde da alma.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: “O fundamento filosófico da doutrina de Epicuro é o cuidado da saúde da alma. Assim, como a medicina se ocupa do mal que atinge o corpo, a filosofia só alcança seus objetivos se cuidar da alma” (livro-base, p. 75).
	
	D
	
	Na primazia da emoção sobre a razão.
	
	E
	
	No alcance do pleno conhecimento teológico.
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“O filósofo grego Platão, nascido em Atenas, provavelmente em 427 a.C. ou 428 a.C., faz severas críticas à ideia de que a natureza e a casualidade foram geradoras únicas de todas as coisas que existem e do próprio cosmos, como acreditavam os pré-socráticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 68.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a compreensão do filósofo Platão sobre o demiurgo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	
	O demiurgo constituiu o espírito ético imprescindível para a república.
	
	B
	
	O demiurgo caracterizava-se pelo exemplo de líder político que a sociedade grega precisava.
	
	C
	
	O demiurgo representava o filósofo cético em relação às crenças mitológicas.
	
	D
	
	O demiurgo constituía-se na fonte de toda a maldade para a humanidade.
	
	E
	
	O demiurgo caracterizava-se como uma força que organizava todas as coisas do mundo.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “Portanto, segundo Reale e Antiseri (2007), Platão compreende o demiurgo como uma força ordenadora de tudo, ou seja, a ´alma do mundo´: ‘o demiurgo dotou o mundo, além de um corpo perfeito, também de alma e de inteligência perfeitas. Assim, criou a alma do mundo, servindo-se de três princípios: a essência, o idêntico e o diferente. E uniu a alma ao corpo do mundo” (livro-base, p. 69). Quanto às alternativas erradas: o demiurgo não estava relacionado à política; o demiurgo não estava restrito a uma pessoa; o demiurgo estava acima da filosofia, era a própria perfeição, e, ao contrário da maldade, o demiurgo era a perfeição.
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia o excerto de texto a seguir:
“Os estudos filosóficos de Aristóteles baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza. Sua ampla produção literária atingiu muitas áreas do conhecimento: política, lógica, ética, moral, teologia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Sua principal obra é o Organon, que reúne boa parte de sua produção intelectual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 70.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o primeiro motor para Aristóteles, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	O primeiro motor atua pelo movimento e, simultaneamente, pela causa e finalidade, sendo em si mesmo imóvel, incorruptível e eterno.
Comentário: “Para Aristóteles, as substâncias móveis, corruptíveis e efêmeras são antecedidas por uma substância imóvel, incorruptível e eterna, chamada por ele de primeiro amor, que move sem ser movido. Segundo Aristóteles, o primeiro motor é responsável pelo princípio do movimento; é, ao mesmo tempo, causa e finalidade. Ele é o causador do início do movimento dos astros e das efemeridades celestes” (livro-base, p. 70,71). Quanto às alternativas erradas: o primeiro motor atua ao contrário da inércia, mas pelo movimento; o prazer não se identifica com a atuação do primeiro motor, pois não é movimento, causa ou finalidade; o primeiro motor não se relaciona ao princípio racional; o primeiro motor não está articulado com os valores humanos construídos historicamente, mas é base para que tudo aconteça.
	
	B
	
	O primeiro motor atua pela inércia, trazendo ao mundo a ordem para que o progresso permita tornar a humanidade mais civilizada, sendo em si mesmo, perene, eterno.
	
	C
	
	O primeiro motor atua pelo prazer, permitindo que a humanidade em sua evolução alcance a satisfação pessoal, sendo em si mesmo, volúvel e efêmero.
	
	D
	
	O primeiro motor atua pela razão, considerando o conhecimento lógico-matemático o caminho para se resolver as mazelas do mundo, sendo em si mesmo, técnico e absoluto.
	
	E
	
	O primeiro motor atua pela ética, levando as pessoas a construírem para o respeito mútuo e colocando fim à intolerância, sendo em si mesmo, respeito, harmonia e fé.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“A escolástica, por sua vez, é o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 87.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a escola filosófica patrística, tida como a ciência dos chamados Padres da Igreja, que são assim considerados por serem pensadores que reúnem quatro características, quais sejam:
Nota: 10.0
	
	A
	
	O livre exame das escrituras, a falibilidade papal, a indulgência e a modernidade.
	
	B
	
	Salvação pela graça, confissão direta, indulgência e proibição da excomunhão.
	
	C
	
	Aprovação eclesiástica, ortodoxia de doutrina, santidade de vida e antiguidade.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: “[...] são considerados, hoje, Padres da Igreja aqueles pensadores que reúnem quatro características essenciais: a ortodoxia de doutrina, a santidade de vida, a aprovação eclesiástica e a antiguidade” (livro-base, p. 87).
	
	D
	
	Antirracionalismo, antiempirismo, puritanismo e zoroastrismo.
	
	E
	
	Socratismo, hedonismo, antirracionalismoe zoroastrismo.
Questão 6/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“O âmbito religioso oferece-nos um infinito leque de pesquisa e investigação, em virtude do diversificado número de crenças, misticismos e filosofias de vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 35.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o fenômeno religioso, é correto afirmar que a compreensão desse fenômeno deve partir da perspectiva:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Micro, levando-se em consideração a emoção e a satisfação pessoal.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	Espiritual, considerando a identificação do ser com determinada prática religiosa.
	
	C
	
	Natural, entendendo-se que o ser humano é levado pela própria natureza a tal fenômeno.
	
	D
	
	Macro, envolvendo aspectos socioculturais e o ser humano como um todo.
Comentário: “Portanto, o fenômeno religioso deve ser compreendido sempre de um ponto de vista macro, que envolve os aspectos culturais, sociais e a dimensão humana como um todo e com todas as suas implicações” (livro-base, p. 36).
	
	E
	
	Filosófica, alinhando a sua corrente filosófica com os pressupostos divinos.
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Contudo, séculos mais tarde, no período que os historiadores denominam Segunda Antiguidade, essa relação estreita entre a cidade e a natureza começou a se romper: o que era uma religião familiar e coletiva passou a esboçar traços mais particulares e se tornar uma religião mais do indivíduo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 73.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a religião no período do helenismo, assinale a alternativa que corresponde às correntes filosóficas que discutiram a felicidade no contexto dessa cultura helenística:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Protestantismo, fundamentalismo e pós-modernismo.
	
	B
	
	Estoicismo, epicurismo e ceticismo.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: “No contexto dessa cultura helenística, surgem três grandes correntes filosóficas preocupadas com a felicidade: o estoicismo, o epicurismo e o ceticismo” (livro-base, p. 74). As demais alternativas apresentam correntes religiosas (protestantismo, puritanismo, zoroatrismo) e/ou correntes filosóficas posteriores à Idade Moderna (século XVI em diante), com exceção do neoplatonismo. (livro-base, p. 74, 75, 76, 77)
	
	C
	
	Aristotelismo, zoroatrismo e futurismo.
	
	D
	
	Humanismo, antropofisismo e realismo.
	
	E
	
	Puritanismo, relativismo e neoplatonismo.
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“A moral no pensamento epicurista é hedonista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 76.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre hedonismo, é correto afirmar que tal doutrina filosófica defende:
Nota: 10.0
	
	A
	
	A liberdade sem regras no convívio social (anarquia) e o fim da política instrucional.
	
	B
	
	O predomínio do pensamento teológico sobre o filosófico e científico.
	
	C
	
	A primazia da mitologia sobre os outros campos do conhecimento.
	
	D
	
	A defesa de uma sociedade mais justa e igualitária em termos sociais.
	
	E
	
	A busca pelas satisfações pessoais (prazer) e o afastamento da dor.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “[...] O hedonismo é uma doutrina filosófica que proclama o prazer como fim supremo da vida. Portanto, para os hedonistas, a base da existência humana deve ser marcada pela busca do prazer e pela supressão da dor” (livro-base, p. 76).
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia e reflita sobre o seguinte trecho de texto:
“E os dois grandes nomes da filosofia da religião na Idade Média são Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino. A prevalência dos preceitos religiosos e da fé cristã, sem uma abertura a outras correntes, rendeu a esse período o cognome Idade das Trevas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 86.
Considerando as informações do trecho de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre as correntes filosóficas da Idade Média, assinale a alternativa que corresponde às duas principais escolas filosóficas do período medieval:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Anárquica e política.
	
	B
	
	Racionalismo e empirismo.
	
	C
	
	Pré-socrática e platônica.
	
	D
	
	Documental e positivista.
	
	E
	
	Patrística e escolástica.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “Duas grandes escolas filosóficas despertaram na Idade Média: a patrística e a escolástica. E os dois grandes nomes da filosofia da religião na Idade Média são Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino” (livro-base, p. 86).
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Analise o excerto de texto a seguir:
“A escolástica, por sua vez, e o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P.87.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a escola filosófica escolástica, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Buscou, durante o período medieval, conciliar os pressupostos da fé e da razão.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “A escolástica, por sua vez, é o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre fé e a razão” (livro-base, p. 87).
	
	B
	
	Buscou, durante os tempos antigos, fundamentar o aristotelismo e o neoplatonismo.
	
	C
	
	Buscou, durante o período moderno, criticar tanto o idealismo quanto o realismo.
	
	D
	
	Buscou, durante o período medieval, a primazia da biologia sobre a filosofia.
	
	E
	
	Buscou, durante o período contemporâneo, ligar a magia ao cristianismo.
Questão 1/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Analise a seguinte citação:
“A fenomenologia, portanto, pode ser descrita como o estudo de um conjunto de fenômenos, podendo dar origem a disciplinas específicas, como é o caso da fenomenologia religiosa. Ao associarmos ao termo fenômeno o adjetivo religioso, que pode se referir a um fato, uma expressão, um indivíduo ou a um grupo que segue determinada crença religiosa, chegamos à expressão fenômeno religioso.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 35.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o fenômeno religioso, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Foi construído a partir da Idade Média com o fortalecimento do catolicismo e entrou em declínio depois da Reforma Protestante.
	
	B
	
	Está presente desde o início da história humana, e sua presença foi e é encontrada em todas as culturas.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: “O fenômeno religioso está presente em todas as culturas, desde os primórdios da história até os dias atuais” (livro-base, p. 35).
	
	C
	
	Teve início na Grécia Antiga por meio da mitologia e terminou com o domínio do Império Romano e a imposição de uma perspectiva de mundo cético.
	
	D
	
	Teve início na Idade Modernaem algumas sociedades, localizadas nos continentes europeus e africanos.
	
	E
	
	Nasceu a partir da tradução do livro sagrado do cristianismo para diversos idiomas e sua ampla divulgação.
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“O termo estoicismo tem origem na palavra grega Stoa [...], pois eram nos pórticos que se reuniam seus adeptos. Trata-se de uma escola de filosofia fundada em Atenas por Zenão de Cítio, no século III a.C.”            Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 74.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a filosofia dos estoicos, em relação à vida humana, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Tudo o que ocorria na vida humana era essencialmente para a obtenção do prazer, inclusive as situações difíceis deviam ser fonte de satisfação emocional.
	
	B
	
	A vida humana, desde o nascimento até a morte, era plenamente trágica, de tal maneira que a felicidade era possível especificamente nos tempos mitológicos.
	
	C
	
	Embora a vida humana fosse constituída de elementos trágicos, a razão poderia ser utilizada pelo ser humano para tentar ser feliz apesar das adversidades.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: “O pensamento filosófico dos estoicos se baseia no entendimento da condição trágica do ser humano, cujo destino está ligado à dor, ao sofrimento e, finalmente, à morte, situações irremediáveis. Porém, cabe ao ser humano agir com racionalidade e fazer o melhor de si, realizando, assim, todo o bem possível. Para os estoicos, apesar de todas as coisas que não dependem de nós, temos o poder de decisão e de escolha de nossos caminhos, podemos, inclusive, escolher sermos felizes apesar dos infortúnios” (livro-base, p. 75).
	
	D
	
	A existência humana provinha do fogo, e a vida consistia num ciclo de extrema realização nos primeiros momentos, entretanto, com a certeza de que, no final, tudo se acabaria.
	
	E
	
	A vida humana era semelhante à sociedade política, ou seja, somente os indivíduos que vivessem no regime republicano platônico poderiam alcançar a legítima felicidade.
 
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Analise a seguinte citação:
“Navalha de Ockham: 'Com esta metáfora Ockham quer exprimir um princípio antiplatônico, segundo o qual não é necessário multiplicar os entes e construir um mundo ideal de essências: de fato, não é preciso ir além dos indivíduos'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 96.
Considerando essa citação e conforme os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o pensamento de Guilherme de Ockham, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	A emoção e o espírito eram elementos comuns, logo o agir divino unia ambos os aspectos na conversão de uma pessoa.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	A teologia e a biologia complementavam-se para a explicação da criação do mundo por Deus.
	
	C
	
	Os três estágios para a salvação da alma eram: razão, emoção e fé. Somente com a complementaridade dos três elementos poderia ocorrer uma conversão genuína.
	
	D
	
	O avanço da ciência era uma afronta aos defensores da fé, uma vez que a ciência distanciava as pessoas da experiência divina.
	
	E
	
	A fé e a razão eram elementos divergentes, logo a filosofia e a teologia trilham caminhos diferentes.
Comentário: “Levou à radicalidade a separação entre a fé e a razão e, portanto, para ele, filosofia e teologia trilham caminhos completamente diferentes. A primeira é guiada pela razão, e, a segunda, pela revelação e pela fé. Foi um grande crítico da filosofia platônica, aristotélica e tomista” (livro-base, p. 96).
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia e reflita sobre o seguinte trecho de texto:
“E os dois grandes nomes da filosofia da religião na Idade Média são Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino. A prevalência dos preceitos religiosos e da fé cristã, sem uma abertura a outras correntes, rendeu a esse período o cognome Idade das Trevas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 86.
Considerando as informações do trecho de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre as correntes filosóficas da Idade Média, assinale a alternativa que corresponde às duas principais escolas filosóficas do período medieval:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Anárquica e política.
	
	B
	
	Racionalismo e empirismo.
	
	C
	
	Pré-socrática e platônica.
	
	D
	
	Documental e positivista.
	
	E
	
	Patrística e escolástica.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “Duas grandes escolas filosóficas despertaram na Idade Média: a patrística e a escolástica. E os dois grandes nomes da filosofia da religião na Idade Média são Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino” (livro-base, p. 86).
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia o excerto de texto a seguir:
“Os estudos filosóficos de Aristóteles baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza. Sua ampla produção literária atingiu muitas áreas do conhecimento: política, lógica, ética, moral, teologia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Sua principal obra é o Organon, que reúne boa parte de sua produção intelectual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 70.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o primeiro motor para Aristóteles, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	
	O primeiro motor atua pelo movimento e, simultaneamente, pela causa e finalidade, sendo em si mesmo imóvel, incorruptível e eterno.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “Para Aristóteles, as substâncias móveis, corruptíveis e efêmeras são antecedidas por uma substância imóvel, incorruptível e eterna, chamada por ele de primeiro amor, que move sem ser movido. Segundo Aristóteles, o primeiro motor é responsável pelo princípio do movimento; é, ao mesmo tempo, causa e finalidade. Ele é o causador do início do movimento dos astros e das efemeridades celestes” (livro-base, p. 70,71). Quanto às alternativas erradas: o primeiro motor atua ao contrário da inércia, mas pelo movimento; o prazer não se identifica com a atuação do primeiro motor, pois não é movimento, causa ou finalidade; o primeiro motor não se relaciona ao princípio racional; o primeiro motor não está articulado com os valores humanos construídos historicamente, mas é base para que tudo aconteça.
	
	B
	
	O primeiro motor atua pela inércia, trazendo ao mundo a ordem para que o progresso permita tornar a humanidade mais civilizada, sendo em si mesmo, perene, eterno.
	
	C
	
	O primeiro motor atua pelo prazer, permitindo que a humanidade em sua evolução alcance a satisfação pessoal, sendo em si mesmo, volúvel e efêmero.
	
	D
	
	O primeiro motor atua pela razão, considerando o conhecimento lógico-matemático o caminho para se resolver as mazelas do mundo, sendo em si mesmo, técnico e absoluto.
	
	E
	
	O primeiro motor atua pela ética, levando as pessoas a construírem para o respeito mútuo e colocando fim à intolerância, sendo em si mesmo, respeito, harmonia e fé.
Questão 6/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“A escolástica, por sua vez, é o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, AdrianoAntônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 87.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a escola filosófica patrística, tida como a ciência dos chamados Padres da Igreja, que são assim considerados por serem pensadores que reúnem quatro características, quais sejam:
Nota: 10.0
	
	A
	
	O livre exame das escrituras, a falibilidade papal, a indulgência e a modernidade.
	
	B
	
	Salvação pela graça, confissão direta, indulgência e proibição da excomunhão.
	
	C
	
	Aprovação eclesiástica, ortodoxia de doutrina, santidade de vida e antiguidade.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: “[...] são considerados, hoje, Padres da Igreja aqueles pensadores que reúnem quatro características essenciais: a ortodoxia de doutrina, a santidade de vida, a aprovação eclesiástica e a antiguidade” (livro-base, p. 87).
	
	D
	
	Antirracionalismo, antiempirismo, puritanismo e zoroastrismo.
	
	E
	
	Socratismo, hedonismo, antirracionalismo e zoroastrismo.
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação a seguir:
“Agostinho foi um grande filósofo e iniciou sua carreira no estudo e ensino da gramática e da retórica. Da gramática, Agostinho passou para a investigação filosófica, ingressando na seita dos maniqueístas, corrente que defendia a existência de dois princípios ativos, o bem e o mal.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 89.
Considerando as informações da citação e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o pensamento de Agostinho de Hipona quanto ao ser humano no convívio social, é correto afirmar que, para o referido pensador:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	A vida em sociedade corrompe os seres humanos, tendo em vista a presença da graça divina.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	As relações sociais mediadas pela ética cristã tornam o ser humano mais distante da comunhão divina.
	
	C
	
	Na medida em que o ser humano estabelece relações sociais mediadas pela fé, ele cresce e evolui.
Comentário: “Agostinho compreende o homem em contexto social, sempre vinculado com a sociedade em que está inserido. O conceito antropológico desse pensador está enraizado na fé e no relacionamento com o semelhante. Para ele, a convivência em sociedade faz com que o homem cresça e possa evoluir, tornando-se mais humano” (livro-base, p. 89).
	
	D
	
	O convívio social edifica o ser humano desde que seja longe do seio familiar e do religioso.
	
	E
	
	A vida em sociedade teria um sentido mais profundo se vivida no isolamento, ou seja, somente na sua dimensão natural.
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia o fragmento de texto a seguir:
“João Wyclif estudou em Oxford, onde sofreu influências de Scotto e Ockham, mas sobretudo de Thomas Bradwardine (1290-1349), que defendia a ideia de que Deus é o princípio de tudo e a suprema causa de todo acontecimento e, portanto, causa determinante dos atos humanos voluntários”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 104.
Considerando as informações do fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre João Wyclif, assinale a assertiva que apresenta corretamente o que este religioso defendia:
Nota: 10.0
	
	A
	
	A excomunhão ou morte na fogueira de todos aqueles que questionavam a doutrina católica.
	
	B
	
	O estudo da Bíblia pela população sem restrições ou intermediações dos clérigos católicos.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: “O teólogo disseminou suas ideias reformistas entre o povo e procurou aproximá-lo de uma leitura direta da Bíblia, sem a intermediação da hierarquia eclesiástica” (livro-base, p. 105).
	
	C
	
	O fim do voto de castidade para as mulheres e do celibato para os homens que desejavam serem padres.
	
	D
	
	A mudança da sede do Vaticano que ficava em Roma para a cidade de Paris e/ou Avignon, na França.
	
	E
	
	O fortalecimento dos exércitos europeus para que a cidade de Jerusalém fosse dominada completamente pelos cristãos.
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“O âmbito religioso oferece-nos um infinito leque de pesquisa e investigação, em virtude do diversificado número de crenças, misticismos e filosofias de vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 35.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o fenômeno religioso, é correto afirmar que a compreensão desse fenômeno deve partir da perspectiva:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Micro, levando-se em consideração a emoção e a satisfação pessoal.
	
	B
	
	Espiritual, considerando a identificação do ser com determinada prática religiosa.
	
	C
	
	Natural, entendendo-se que o ser humano é levado pela própria natureza a tal fenômeno.
	
	D
	
	Macro, envolvendo aspectos socioculturais e o ser humano como um todo.
Comentário: “Portanto, o fenômeno religioso deve ser compreendido sempre de um ponto de vista macro, que envolve os aspectos culturais, sociais e a dimensão humana como um todo e com todas as suas implicações” (livro-base, p. 36).
	
	E
	
	Filosófica, alinhando a sua corrente filosófica com os pressupostos divinos.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Considere a seguinte citação:
“[...] Duns Scotto*, frade franciscano escocês nascido em 1266 e morto em 1308, em Colônia, na Alemanha, Scotto estudou em Oxford, onde sofreu a influência da corrente agostiniana, e depois em Paris; posteriormente, retornou a Oxford para lecionar Teologia.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 94.
A partir dessas informações da citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a teoria de Duns Scotto, é correto afirmar que o referido autor divergia de Tomás de Aquino na medida em que:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Criticava o uso da razão para defender a fé ou comprovar os sinais da existência divina, não entendidos racionalmente.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “Scotto admite que é possível comprovar a existência de Deus por meio de demonstrações, chamadas de vias por Tomás de Aquino. Porém, segundo Ferrater Mora (1964), não se pode chegar, por meio da razão, à comprovação de muitos dos atributos divinos, pois eles superam o âmbito da razão, se encontram na esfera da fé; portanto, devem ser cridos e não compreendidos racionalmente” (livro-base, p. 95).
	
	B
	
	Criticava as vias de demonstrações para a comprovação da existência de Deus por Tomás de Aquino.
	
	C
	
	Criticava o uso de textos bíblicos como meio para provar a existência de Deus ou para o desenvolvimento da fé de uma pessoa.
	
	D
	
	Criticava a organização clerical da Igreja Católica, considerando que a instituição deveria repensar seus métodos.
	
	E
	
	Criticava as doutrinas defendidas pelos cristãos protestantes, considerando que estes distorciam a autêntica fé cristã.
 
Questão 1/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“O âmbito religioso oferece-nos um infinito leque de pesquisa e investigação, em virtude do diversificado número de crenças, misticismos e filosofias de vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 35.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o fenômeno religioso, é correto afirmar que a compreensão desse fenômenodeve partir da perspectiva:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Micro, levando-se em consideração a emoção e a satisfação pessoal.
	
	B
	
	Espiritual, considerando a identificação do ser com determinada prática religiosa.
	
	C
	
	Natural, entendendo-se que o ser humano é levado pela própria natureza a tal fenômeno.
	
	D
	
	Macro, envolvendo aspectos socioculturais e o ser humano como um todo.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: “Portanto, o fenômeno religioso deve ser compreendido sempre de um ponto de vista macro, que envolve os aspectos culturais, sociais e a dimensão humana como um todo e com todas as suas implicações” (livro-base, p. 36).
	
	E
	
	Filosófica, alinhando a sua corrente filosófica com os pressupostos divinos.
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“A escolástica, por sua vez, é o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 87.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a escola filosófica patrística, tida como a ciência dos chamados Padres da Igreja, que são assim considerados por serem pensadores que reúnem quatro características, quais sejam:
Nota: 10.0
	
	A
	
	O livre exame das escrituras, a falibilidade papal, a indulgência e a modernidade.
	
	B
	
	Salvação pela graça, confissão direta, indulgência e proibição da excomunhão.
	
	C
	
	Aprovação eclesiástica, ortodoxia de doutrina, santidade de vida e antiguidade.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: “[...] são considerados, hoje, Padres da Igreja aqueles pensadores que reúnem quatro características essenciais: a ortodoxia de doutrina, a santidade de vida, a aprovação eclesiástica e a antiguidade” (livro-base, p. 87).
	
	D
	
	Antirracionalismo, antiempirismo, puritanismo e zoroastrismo.
	
	E
	
	Socratismo, hedonismo, antirracionalismo e zoroastrismo.
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Analise a seguinte citação:
“Navalha de Ockham: 'Com esta metáfora Ockham quer exprimir um princípio antiplatônico, segundo o qual não é necessário multiplicar os entes e construir um mundo ideal de essências: de fato, não é preciso ir além dos indivíduos'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 96.
Considerando essa citação e conforme os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o pensamento de Guilherme de Ockham, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	A emoção e o espírito eram elementos comuns, logo o agir divino unia ambos os aspectos na conversão de uma pessoa.
	
	B
	
	A teologia e a biologia complementavam-se para a explicação da criação do mundo por Deus.
	
	C
	
	Os três estágios para a salvação da alma eram: razão, emoção e fé. Somente com a complementaridade dos três elementos poderia ocorrer uma conversão genuína.
	
	D
	
	O avanço da ciência era uma afronta aos defensores da fé, uma vez que a ciência distanciava as pessoas da experiência divina.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	
	A fé e a razão eram elementos divergentes, logo a filosofia e a teologia trilham caminhos diferentes.
Comentário: “Levou à radicalidade a separação entre a fé e a razão e, portanto, para ele, filosofia e teologia trilham caminhos completamente diferentes. A primeira é guiada pela razão, e, a segunda, pela revelação e pela fé. Foi um grande crítico da filosofia platônica, aristotélica e tomista” (livro-base, p. 96).
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“O filósofo grego Platão, nascido em Atenas, provavelmente em 427 a.C. ou 428 a.C., faz severas críticas à ideia de que a natureza e a casualidade foram geradoras únicas de todas as coisas que existem e do próprio cosmos, como acreditavam os pré-socráticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 68.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a compreensão do filósofo Platão sobre o demiurgo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	
	O demiurgo constituiu o espírito ético imprescindível para a república.
	
	B
	
	O demiurgo caracterizava-se pelo exemplo de líder político que a sociedade grega precisava.
	
	C
	
	O demiurgo representava o filósofo cético em relação às crenças mitológicas.
	
	D
	
	O demiurgo constituía-se na fonte de toda a maldade para a humanidade.
	
	E
	
	O demiurgo caracterizava-se como uma força que organizava todas as coisas do mundo.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “Portanto, segundo Reale e Antiseri (2007), Platão compreende o demiurgo como uma força ordenadora de tudo, ou seja, a ´alma do mundo´: ‘o demiurgo dotou o mundo, além de um corpo perfeito, também de alma e de inteligência perfeitas. Assim, criou a alma do mundo, servindo-se de três princípios: a essência, o idêntico e o diferente. E uniu a alma ao corpo do mundo” (livro-base, p. 69). Quanto às alternativas erradas: o demiurgo não estava relacionado à política; o demiurgo não estava restrito a uma pessoa; o demiurgo estava acima da filosofia, era a própria perfeição, e, ao contrário da maldade, o demiurgo era a perfeição.
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Analise o excerto de texto a seguir:
“A escolástica, por sua vez, e o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P.87.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a escola filosófica escolástica, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Buscou, durante o período medieval, conciliar os pressupostos da fé e da razão.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “A escolástica, por sua vez, é o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre fé e a razão” (livro-base, p. 87).
	
	B
	
	Buscou, durante os tempos antigos, fundamentar o aristotelismo e o neoplatonismo.
	
	C
	
	Buscou, durante o período moderno, criticar tanto o idealismo quanto o realismo.
	
	D
	
	Buscou, durante o período medieval, a primazia da biologia sobre a filosofia.
	
	E
	
	Buscou, durante o período contemporâneo, ligar a magia ao cristianismo.
Questão 6/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“O termo estoicismo tem origem na palavra grega Stoa [...], pois eram nos pórticos que se reuniam seus adeptos. Trata-se de uma escola de filosofia fundada em Atenas por Zenão de Cítio, no século III a.C.”            Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 74.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a filosofia dos estoicos, em relação à vida humana, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Tudo o que ocorria na vida humana era essencialmente para a obtenção do prazer, inclusive as situações difíceis deviam ser fonte de satisfação emocional.
	
	B
	
	A vida humana, desde o nascimento até a morte, era plenamente trágica, de tal maneira que a felicidade era possível especificamente nos tempos mitológicos.
	
	C
	
	Embora a vida humana fosse constituída de elementos trágicos, a razão poderia serutilizada pelo ser humano para tentar ser feliz apesar das adversidades.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: “O pensamento filosófico dos estoicos se baseia no entendimento da condição trágica do ser humano, cujo destino está ligado à dor, ao sofrimento e, finalmente, à morte, situações irremediáveis. Porém, cabe ao ser humano agir com racionalidade e fazer o melhor de si, realizando, assim, todo o bem possível. Para os estoicos, apesar de todas as coisas que não dependem de nós, temos o poder de decisão e de escolha de nossos caminhos, podemos, inclusive, escolher sermos felizes apesar dos infortúnios” (livro-base, p. 75).
	
	D
	
	A existência humana provinha do fogo, e a vida consistia num ciclo de extrema realização nos primeiros momentos, entretanto, com a certeza de que, no final, tudo se acabaria.
	
	E
	
	A vida humana era semelhante à sociedade política, ou seja, somente os indivíduos que vivessem no regime republicano platônico poderiam alcançar a legítima felicidade.
 
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Analise o seguinte parágrafo:
“Não podemos, porém, olvidar da distinção existente entre a religião e a espiritualidade. Assim sendo, temos mais chaves de leituras para compreender o fenômeno moderno da privatização religiosa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 43.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre privatização religiosa, é correto afirmar que essa expressão diz respeito a uma característica:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Medieval, que consistiu na privação de monges, freiras e outros clérigos católicos viverem em mosteiros afastados por muito tempo do convívio social.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	Dos tempos modernos, consistindo em pessoas que alegam possuir uma vida espiritual sem, contudo, estabelecer algum vínculo com organizações religiosas.
Comentário: “[...] podemos compreender o crescente aumento, no período moderno, de pessoas que se dizem possuidoras de espiritualidade, porém, sem a prática da adesão a uma determinada instituição religiosa. É o que podemos considerar privatização religiosa” (livro-base, p. 43).
	
	C
	
	Antiga, que consistia no ensino dos conhecimentos sagrados para os grupos sociais mais abastados.
	
	D
	
	Pós-moderna, que afirma que todas as instituições religiosas devem ser fechadas para o exercício da chamada religião livre.
	
	E
	
	Moderna, pela qual se faz pagamentos a instituições religiosas, buscando melhores condições financeiras para os adeptos de determinada crença.
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“Para a corrente cética, não existem possibilidades de se chegar a uma certeza ou a um juízo imparcial, pois o mundo e o ser humano têm uma natureza incerta. Portanto, tudo pode ser questionável e, nesse contexto, o filósofo prefere a omissão em opinar; simplesmente fica indiferente diante de determinado juízo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 77.
Considerando esta citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o ceticismo, assinale a alternativa que corresponde ao que prega essa corrente filosófica:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	O ser humano não tem condições de conhecer a verdade, as pessoas apenas criam ideias do que podem ser as coisas.
Comentário: “O ceticismo é uma corrente filosófica que prega que não se pode conhecer a verdade. Para o ceticismo, a razão humana não foi desenvolvida para conhecer a verdade em si. Tudo o que conhecemos são as ideias que temos das coisas” (livro-base, p. 77).
	
	B
	
	As sociedades são divididas em três grupos sociais: os políticos, os guerreiros e os trabalhadores.
	
	C
	
	O saber humano responde a todas as suas inquietações, assim, tudo o que o ser humano questionar poderá ser respondido por ele.
	
	D
	
	A vida humana é guiada pelo espírito da metafísica que condiciona toda a história humana para um final de progresso.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	
	A existência humana é definida pelo jogo dos deuses, que permitem as ações humanas conforme a vontade deles.
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação a seguir:
“Agostinho foi um grande filósofo e iniciou sua carreira no estudo e ensino da gramática e da retórica. Da gramática, Agostinho passou para a investigação filosófica, ingressando na seita dos maniqueístas, corrente que defendia a existência de dois princípios ativos, o bem e o mal.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 89.
Considerando as informações da citação e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o pensamento de Agostinho de Hipona quanto ao ser humano no convívio social, é correto afirmar que, para o referido pensador:
Nota: 10.0
	
	A
	
	A vida em sociedade corrompe os seres humanos, tendo em vista a presença da graça divina.
	
	B
	
	As relações sociais mediadas pela ética cristã tornam o ser humano mais distante da comunhão divina.
	
	C
	
	Na medida em que o ser humano estabelece relações sociais mediadas pela fé, ele cresce e evolui.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: “Agostinho compreende o homem em contexto social, sempre vinculado com a sociedade em que está inserido. O conceito antropológico desse pensador está enraizado na fé e no relacionamento com o semelhante. Para ele, a convivência em sociedade faz com que o homem cresça e possa evoluir, tornando-se mais humano” (livro-base, p. 89).
	
	D
	
	O convívio social edifica o ser humano desde que seja longe do seio familiar e do religioso.
	
	E
	
	A vida em sociedade teria um sentido mais profundo se vivida no isolamento, ou seja, somente na sua dimensão natural.
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia o excerto de texto a seguir:
“Ao adentrarmos no período escolástico, que coincide com a Baixa Idade Média, deparamo-nos com Tomás de Aquino (1224-1274), seu principal luminar. Esse pensador nasceu em uma nobre família de Nápoles, a dos condes de Aquino, que tinha para o jovem grandes projetos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 91.
Considerando as informações do excerto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a obra denominada Suma Teológica de Tomás de Aquino, é correto afirmar que:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	A referida obra condena o racionalismo, pois o considera como uma estratégia maligna para enfraquecer a fé cristã.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	A referida obra procurou, pelo caminho racional e lógico, defender a fé e comprovar que Deus existe.
Comentário: “[...] a Suma Teológica, obra-prima envolvendo a filosofia e a teologia, que comporta argumentos racionais e lógicos para demonstrar a fé e atestar a existência de Deus” (livro-base, p. 91).
	
	C
	
	A referida obra foi fundamentada na biologia para provar que o ser humano está em constante processo de evolução.
	
	D
	
	A referida obra esteve ausente de qualquer influência filosófica, uma vez que toda a argumentação desta, recorre aos textos bíblicos.
	
	E
	
	A referida obra apresenta a existência de Deus pelo caminho emocional e intuitivo, apresentando uma defesa da doutrina da predestinação.
 
Questão 1/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“O segundo fundamento do humanismo se refere à sua historicidade. Além de estar inserido no mundo de maneira concreta, o homem tem um passado que não pode ser negado, ao qual está unido pelo legadoque recebeu, porém, mantém sua independência para que possa viver livremente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 120.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que aponta o significado do termo filologia:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Termo do método de utilização do carbono 14, que determina idades dos elementos pesquisados.
	
	B
	
	Termo utilizado na arqueologia para determinar a idade dos esqueletos.
	
	C
	
	Termo ligado à medicina e que estuda o corpo humano em questões genéticas.
	
	D
	
	Termo que estuda a reconstituição da vida passada por meio dos documentos literários.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: A filologia, conforme estudado no livro-base, por meio dos estudos dos documentos clássicos das inserções medievais, contribui por demais na questão histórica, reconstitui o passado com os documentos literários. (livro-base, p. 120)
	
	E
	
	Termo da botânica para entender as questões da sobrevivência das plantas.
 
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“A dicotomia entre sagrado e profano constitui uma das realidades mais importantes presentes no universo religioso, sendo motivo de profunda fraternidade e de violentas discórdias com desfechos muitas vezes trágicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 154.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que determina o conceito do historiador romeno Mircea Eliade, no tocante ao termo intitulado sagrado:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Tudo que se encontra dentro do Templo.
	
	B
	
	Somente imagens são consideradas neste quesito.
	
	C
	
	Todo objeto que se vincula à arte é considerado.
	
	D
	
	Significa tudo que é separado e consagrado em uma religião.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, Mircea Eliade em sua obra “O sagrado e o profano” detalha que “sagrado” indica o objeto separado e destinado em uma religião, a tornar-se sacro, algo que está ligado a Divindade, não sendo só o existente no templo, mas exatamente o que se consagrou para o culto em especial. (livro-base, p. 153)
	
	E
	
	Todo objeto que é utilizado pelo reverendo.
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o seguinte enunciado:
“Mais do que uma corrente filosófica, o Iluminismo abrangia as artes, a literatura, a economia e a política. Seus pensadores propunham a democracia como forma de governo, a liberdade econômica, o livre comércio e a supremacia da razão sobre a fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 122.
Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa que apresenta o regime governamental proposto pelos Iluministas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Monarquia.
	
	B
	
	Democracia.
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, a Democracia seria o regime imposto e ideal a uma corrente que era mais do que filosófica e abrangiam as mais variadas correntes, sendo economia, religião, política, livre comércio. (texto-base, p. 122)
	
	C
	
	Teocracia.
	
	D
	
	Parlamentarismo.
	
	E
	
	Judiciário.
 
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“A dicotomia entre sagrado e profano constitui uma das realidades mais importantes presentes no universo religioso, sendo motivo de profunda fraternidade e de violentas discórdias com desfechos muitas vezes trágicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 154.
Com base na leitura da citação de texto e dos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, para o Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, o que significa o termo “sagrado”? Assinale a alternativa correta: 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	São os objetos que têm ligações com pessoas que representam algo em demasia.
	
	B
	
	Todo objeto que constituído por um grupo e que se integra a natureza.
	
	C
	
	Todo objeto separado e consagrado, e que tem relação com Deus.
Comentário: Conforme explicitado no livro da disciplina, as três religiões monoteístas Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, consideram sagrado o que as aproxima de Deus, que é a Ele consagrado e destinado, sendo até mesmo espaços celebrativos, objetos próprios, artes, e elementos próprios de cada uma destas três religiões. (livro-base, p. 153)
	
	D
	
	Sagrada apenas a “Sagrada Escritura”.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	
	Apenas os profetas que estão presentes em sua história.
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação:
“Esse termo foi criado pelo naturalista [...] para indicar a atitude de quem se recusa a admitir soluções para os problemas que não podem ser tratados com os métodos da ciência positiva, sobretudo os problemas metafísicos e religiosos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 118.
Levando em consideração a informação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que exibe o nome do criador do termo intitulado agnosticismo:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Thomas Husley.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, o criador do termo agnosticismo foi Thomas Husley em 1869, pretendendo a utilização como antítese do gnóstico da história da Igreja, a qual pretendia saber muito sobre detalhes que Thomas não se importava. (livro-base, p. 118)
	
	B
	
	Renê Descartes.
	
	C
	
	Georg Hegel.
	
	D
	
	Karl Marx.
	
	E
	
	Max Weber.
Questão 6/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“O eu como ser pensante revela-se em um espaço de inúmeras ideias, que, para o nosso filósofo, resumem-se em três classes: as inatas, as adventícias e as factícias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 126.
Com base na leitura da citação de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que se constituiu no pensamento conhecido de Descartes, quanto à proposição existente sobre a verdade:
Nota: 10.0
	
	A
	
	“Conhecimento, exploração e dúvida”.
	
	B
	
	“Ignorância, estudo e ensino”.
	
	C
	
	“Penso, logo existo”.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Conforme abordado no livro da disciplina, Descartes elaborou seus métodos e o dizer “Penso, logo existo”, conhecido na Academia, tornou-se uma expressão máxima, afinal, todos os saberes foram postos a prova. (livro-base, p. 126)
	
	D
	
	“Estudo, descobrimento e abstinência”.
	
	E
	
	“Amplitude, universidade e conhecimento”.
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o excerto de texto: 
“René Descartes, chamado de pai da filosofia moderna, nasceu em La Haye, França, em 1596, e morreu em 1650, na Suécia. Formou-se em direito e, em 1619, teve uma revelação intelectual a respeito da nova ciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 123.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que relata os quatro itens do método de Descartes, para a obtenção da verdade:
Nota: 0.0Vocênão pontuou essa questão
	
	A
	
	Mineração de dados, proposta, falibilidade e premonição.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	Probabilidade, persuasão, dicção e maturação.
	
	C
	
	Formulação, aplicação, intuição e destinação.
	
	D
	
	Tese, antítese, síntese e relatório final.
	
	E
	
	Evidência racional, análise, síntese e controle.
Comentário: Conforme apresentado no livro-base, Descartes pretendia estudar e apurar a verdade, e desenvolveu um método que inicialmente possuía vinte uma etapas, e ao final, reduziu a quatro etapas. Evidência racional, análise, síntese, controle.  (livro-base, p. 124)
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o excerto de texto:
“O humanismo é uma doutrina filosófica que tem o homem – e não o cosmo – como o centro de sua atenção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 119.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que apresenta os três princípios conceituais que transitam dentro da disciplina de Filosofia da Religião:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Geografia, espaço sagrado e transcendente.
	
	B
	
	Cabala, misticismo e antiguidade.
	
	C
	
	História, materialidade e povos.
	
	D
	
	Sociologia, doutrina e técnica.
	
	E
	
	Filosofia, religião e razão.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: Questionar os fatos sempre foi o cerne das pessoas, origens, de onde viemos e para onde seguiremos, a existência de Deus, sua forma de ser, todas as indagações se encaixam nos três campos: filosofia, religião e razão. (livro-base, p. 116).
Dimensão de Bloom: Entender (C) Lembrar (C), Receptividade (A) Resposta (A).
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o seguinte enunciado:
“Com o advento do humanismo, entraram em cena pensadores que ousaram romper com o pensamento medieval e a perspectiva religiosa herdada desse período”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 118.
Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa que apresenta o termo que se tornou foco da reflexão do pensamento da corrente humanista:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Deus.
	
	B
	
	Homem.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: O foco do pensamento que antes estava centrado em Deus e no cosmo, com a corrente humanista, o homem passou a se tornar o foco da reflexão do pensamento. (livro-base, p. 118)
	
	C
	
	Igreja.
	
	D
	
	Natureza.
	
	E
	
	Cosmo.
 
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“O racionalismo iniciou-se com Descartes (1596-1650) e se prolongou até o idealismo, tendo como seu maior expoente Kant (1724-1804)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 117.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que relata a principal premissa que sustenta o racionalismo:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Normativa.
	
	B
	
	Doutrina.
	
	C
	
	Dúvida.
	
	D
	
	Razão.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, o racionalismo tem como principal sustentação, a supremacia da razão. Este racionalismo inicia com Descartes e segue até o idealismo. (livro-base, p. 117)
	
	E
	
	Misticismo.
Questão 1/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“O eu como ser pensante revela-se em um espaço de inúmeras ideias, que, para o nosso filósofo, resumem-se em três classes: as inatas, as adventícias e as factícias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 126.
Com base na leitura da citação de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que se constituiu no pensamento conhecido de Descartes, quanto à proposição existente sobre a verdade:
Nota: 10.0
	
	A
	
	“Conhecimento, exploração e dúvida”.
	
	B
	
	“Ignorância, estudo e ensino”.
	
	C
	
	“Penso, logo existo”.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Conforme abordado no livro da disciplina, Descartes elaborou seus métodos e o dizer “Penso, logo existo”, conhecido na Academia, tornou-se uma expressão máxima, afinal, todos os saberes foram postos a prova. (livro-base, p. 126)
	
	D
	
	“Estudo, descobrimento e abstinência”.
	
	E
	
	“Amplitude, universidade e conhecimento”.
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o seguinte enunciado:
“Mais do que uma corrente filosófica, o Iluminismo abrangia as artes, a literatura, a economia e a política. Seus pensadores propunham a democracia como forma de governo, a liberdade econômica, o livre comércio e a supremacia da razão sobre a fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 122.
Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa que apresenta o regime governamental proposto pelos Iluministas:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Monarquia.
	
	B
	
	Democracia.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, a Democracia seria o regime imposto e ideal a uma corrente que era mais do que filosófica e abrangiam as mais variadas correntes, sendo economia, religião, política, livre comércio. (texto-base, p. 122)
	
	C
	
	Teocracia.
	
	D
	
	Parlamentarismo.
	
	E
	
	Judiciário.
 
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o excerto de texto:
“O humanismo é uma doutrina filosófica que tem o homem – e não o cosmo – como o centro de sua atenção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 119.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que apresenta os três princípios conceituais que transitam dentro da disciplina de Filosofia da Religião:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Geografia, espaço sagrado e transcendente.
	
	B
	
	Cabala, misticismo e antiguidade.
	
	C
	
	História, materialidade e povos.
	
	D
	
	Sociologia, doutrina e técnica.
	
	E
	
	Filosofia, religião e razão.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: Questionar os fatos sempre foi o cerne das pessoas, origens, de onde viemos e para onde seguiremos, a existência de Deus, sua forma de ser, todas as indagações se encaixam nos três campos: filosofia, religião e razão. (livro-base, p. 116).
Dimensão de Bloom: Entender (C) Lembrar (C), Receptividade (A) Resposta (A).
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“O racionalismo iniciou-se com Descartes (1596-1650) e se prolongou até o idealismo, tendo como seu maior expoente Kant (1724-1804)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 117.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que relata a principal premissa que sustenta o racionalismo:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Normativa.
	
	B
	
	Doutrina.
	
	C
	
	Dúvida.
	
	D
	
	Razão.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, o racionalismo tem como principal sustentação, a supremacia da razão. Este racionalismo inicia com Descartes e segue até o idealismo. (livro-base, p. 117)
	
	E
	
	Misticismo.
Questão 5/10 - FilosofiaFilosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“A moral no pensamento epicurista é hedonista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 76.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre hedonismo, é correto afirmar que tal doutrina filosófica defende:
Nota: 10.0
	
	A
	
	A liberdade sem regras no convívio social (anarquia) e o fim da política instrucional.
	
	B
	
	O predomínio do pensamento teológico sobre o filosófico e científico.
	
	C
	
	A primazia da mitologia sobre os outros campos do conhecimento.
	
	D
	
	A defesa de uma sociedade mais justa e igualitária em termos sociais.
	
	E
	
	A busca pelas satisfações pessoais (prazer) e o afastamento da dor.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “[...] O hedonismo é uma doutrina filosófica que proclama o prazer como fim supremo da vida. Portanto, para os hedonistas, a base da existência humana deve ser marcada pela busca do prazer e pela supressão da dor” (livro-base, p. 76).
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia e reflita sobre o seguinte trecho de texto:
“E os dois grandes nomes da filosofia da religião na Idade Média são Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino. A prevalência dos preceitos religiosos e da fé cristã, sem uma abertura a outras correntes, rendeu a esse período o cognome Idade das Trevas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 86.
Considerando as informações do trecho de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre as correntes filosóficas da Idade Média, assinale a alternativa que corresponde às duas principais escolas filosóficas do período medieval:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Anárquica e política.
	
	B
	
	Racionalismo e empirismo.
	
	C
	
	Pré-socrática e platônica.
	
	D
	
	Documental e positivista.
	
	E
	
	Patrística e escolástica.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “Duas grandes escolas filosóficas despertaram na Idade Média: a patrística e a escolástica. E os dois grandes nomes da filosofia da religião na Idade Média são Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino” (livro-base, p. 86).
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A escolástica, por sua vez, e o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 87.
A partir do dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre as três fases da escola filosófica escolástica, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A primeira fase da escolástica é denominada período primitivo e recebeu influências tanto do agostianismo quanto do pensamento aristotélico.
II. ( ) A segunda fase da escolástica, já no final do período medieval, foi denominada decadência e foi influenciada pelas obras de Tomás de Aquino.
III. (  ) A terceira fase da escolástica teve como principal característica os abusos da dialética formal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	V – F – V
Comentário: As afirmações I e III são verdadeiras. I. “Podemos dividir esse período [da escola filosófica escolástica], que vai do começo do século IX até o fim do século XVI, em três fases: período primitivo (século IX-XII), influenciado pelo agostianismo e pelo pensamento aristotélico” (livro-base, p. 87). III. Período da “decadência (séculos XIV-XV), devido aos abusos da dialética formal” (livro-base, p.87). A afirmação II é falsa. Período do “apogeu (século XII), com a obra de Tomás de Aquino, seu principal expoente” (livro-base, p. 87).
	
	B
	
	V – V – F
	
	C
	
	V – V – V
	
	D
	
	F – F – V
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	
	F – F – F
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“O filósofo grego Platão, nascido em Atenas, provavelmente em 427 a.C. ou 428 a.C., faz severas críticas à ideia de que a natureza e a casualidade foram geradoras únicas de todas as coisas que existem e do próprio cosmos, como acreditavam os pré-socráticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 68.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a compreensão do filósofo Platão sobre o demiurgo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	
	O demiurgo constituiu o espírito ético imprescindível para a república.
	
	B
	
	O demiurgo caracterizava-se pelo exemplo de líder político que a sociedade grega precisava.
	
	C
	
	O demiurgo representava o filósofo cético em relação às crenças mitológicas.
	
	D
	
	O demiurgo constituía-se na fonte de toda a maldade para a humanidade.
	
	E
	
	O demiurgo caracterizava-se como uma força que organizava todas as coisas do mundo.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “Portanto, segundo Reale e Antiseri (2007), Platão compreende o demiurgo como uma força ordenadora de tudo, ou seja, a ´alma do mundo´: ‘o demiurgo dotou o mundo, além de um corpo perfeito, também de alma e de inteligência perfeitas. Assim, criou a alma do mundo, servindo-se de três princípios: a essência, o idêntico e o diferente. E uniu a alma ao corpo do mundo” (livro-base, p. 69). Quanto às alternativas erradas: o demiurgo não estava relacionado à política; o demiurgo não estava restrito a uma pessoa; o demiurgo estava acima da filosofia, era a própria perfeição, e, ao contrário da maldade, o demiurgo era a perfeição.
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Analise a seguinte citação:
“Navalha de Ockham: 'Com esta metáfora Ockham quer exprimir um princípio antiplatônico, segundo o qual não é necessário multiplicar os entes e construir um mundo ideal de essências: de fato, não é preciso ir além dos indivíduos'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 96.
Considerando essa citação e conforme os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o pensamento de Guilherme de Ockham, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	
	A emoção e o espírito eram elementos comuns, logo o agir divino unia ambos os aspectos na conversão de uma pessoa.
	
	B
	
	A teologia e a biologia complementavam-se para a explicação da criação do mundo por Deus.
	
	C
	
	Os três estágios para a salvação da alma eram: razão, emoção e fé. Somente com a complementaridade dos três elementos poderia ocorrer uma conversão genuína.
	
	D
	
	O avanço da ciência era uma afronta aos defensores da fé, uma vez que a ciência distanciava as pessoas da experiência divina.
	
	E
	
	A fé e a razão eram elementos divergentes, logo a filosofia e a teologia trilham caminhos diferentes.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “Levou à radicalidade a separação entre a fé e a razão e, portanto, para ele, filosofia e teologia trilham caminhos completamente diferentes. A primeira é guiada pela razão, e, a segunda, pela revelação e pela fé. Foi um grande crítico da filosofia platônica, aristotélica e tomista” (livro-base, p. 96).
Questão 1/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“A moral no pensamento epicurista é hedonista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião.131)
	
	C
	
	Catolicismo, religião romana e monergismo.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Teísmo, religião orgânica e natureza empirista.
	
	E
	
	Docetismo, religião experimental e saber filosófico.
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o excerto de texto:
“O existencialismo é uma corrente de pensamento que teve sua origem no século XIX, tendo seu foco no indivíduo e em suas atitudes existenciais, ou seja, na análise da existência ou na análise das situações em que o homem pode encontrar-se”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 132.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que menciona o nome do principal filósofo, considerado o principal expoente do existencialismo e pai desta corrente:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Émile Durkhein.
	
	B
	
	Jean Paul Sartre.
	
	C
	
	David Hume.
	
	D
	
	Renê Descartes.
	
	E
	
	Soren Kierkegaard.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: Conforme informações do livro-base, Soren Kierkegaard é o principal expoente e ainda, considerado o pai da corrente existencialista, corrente esta que surge como reação ao idealismo e em particular Hegel. O subjetivismo é o principal termo e marca da corrente existencialista. (livro-base, p. 133)
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação:
“Nas religiões tradicionais, [...] o conceito de sagrado se expande conforme as divindades cultuadas, que muitas vezes representam as forças da natureza ou estão associadas a ela. Nesse sentido, o sagrado está presente em muitos ambientes, como a mata, a água, o fogo, o vento, a montanha e assim por diante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 153.
Levando em consideração a informação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que traz a classificação das religiões cultuadas, que expressam sua força por meio da natureza:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Animista.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Conforme difundido no livro da disciplina, as religiões politeístas e animistas, expressam suas forças na natureza, sendo que este conceito se apresenta na informação que adentra a esta questão. (livro-base, p. 153)
	
	B
	
	Determinista.
	
	C
	
	Naturalista.
	
	D
	
	Pontualista.
	
	E
	
	Monoteísta.
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o excerto de texto: 
“René Descartes, chamado de pai da filosofia moderna, nasceu em La Haye, França, em 1596, e morreu em 1650, na Suécia. Formou-se em direito e, em 1619, teve uma revelação intelectual a respeito da nova ciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 123.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que relata os quatro itens do método de Descartes, para a obtenção da verdade:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Mineração de dados, proposta, falibilidade e premonição.
	
	B
	
	Probabilidade, persuasão, dicção e maturação.
	
	C
	
	Formulação, aplicação, intuição e destinação.
	
	D
	
	Tese, antítese, síntese e relatório final.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	
	Evidência racional, análise, síntese e controle.
Comentário: Conforme apresentado no livro-base, Descartes pretendia estudar e apurar a verdade, e desenvolveu um método que inicialmente possuía vinte uma etapas, e ao final, reduziu a quatro etapas. Evidência racional, análise, síntese, controle.  (livro-base, p. 124)
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o seguinte enunciado:
“Mais do que uma corrente filosófica, o Iluminismo abrangia as artes, a literatura, a economia e a política. Seus pensadores propunham a democracia como forma de governo, a liberdade econômica, o livre comércio e a supremacia da razão sobre a fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 122.
Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa que apresenta o regime governamental proposto pelos Iluministas:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Monarquia.
	
	B
	
	Democracia.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, a Democracia seria o regime imposto e ideal a uma corrente que era mais do que filosófica e abrangiam as mais variadas correntes, sendo economia, religião, política, livre comércio. (texto-base, p. 122)
	
	C
	
	Teocracia.
	
	D
	
	Parlamentarismo.
	
	E
	
	Judiciário.Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 76.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre hedonismo, é correto afirmar que tal doutrina filosófica defende:
Nota: 10.0
	
	A
	
	A liberdade sem regras no convívio social (anarquia) e o fim da política instrucional.
	
	B
	
	O predomínio do pensamento teológico sobre o filosófico e científico.
	
	C
	
	A primazia da mitologia sobre os outros campos do conhecimento.
	
	D
	
	A defesa de uma sociedade mais justa e igualitária em termos sociais.
	
	E
	
	A busca pelas satisfações pessoais (prazer) e o afastamento da dor.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “[...] O hedonismo é uma doutrina filosófica que proclama o prazer como fim supremo da vida. Portanto, para os hedonistas, a base da existência humana deve ser marcada pela busca do prazer e pela supressão da dor” (livro-base, p. 76).
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“O filósofo grego Platão, nascido em Atenas, provavelmente em 427 a.C. ou 428 a.C., faz severas críticas à ideia de que a natureza e a casualidade foram geradoras únicas de todas as coisas que existem e do próprio cosmos, como acreditavam os pré-socráticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 68.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a compreensão do filósofo Platão sobre o demiurgo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	
	O demiurgo constituiu o espírito ético imprescindível para a república.
	
	B
	
	O demiurgo caracterizava-se pelo exemplo de líder político que a sociedade grega precisava.
	
	C
	
	O demiurgo representava o filósofo cético em relação às crenças mitológicas.
	
	D
	
	O demiurgo constituía-se na fonte de toda a maldade para a humanidade.
	
	E
	
	O demiurgo caracterizava-se como uma força que organizava todas as coisas do mundo.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “Portanto, segundo Reale e Antiseri (2007), Platão compreende o demiurgo como uma força ordenadora de tudo, ou seja, a ´alma do mundo´: ‘o demiurgo dotou o mundo, além de um corpo perfeito, também de alma e de inteligência perfeitas. Assim, criou a alma do mundo, servindo-se de três princípios: a essência, o idêntico e o diferente. E uniu a alma ao corpo do mundo” (livro-base, p. 69). Quanto às alternativas erradas: o demiurgo não estava relacionado à política; o demiurgo não estava restrito a uma pessoa; o demiurgo estava acima da filosofia, era a própria perfeição, e, ao contrário da maldade, o demiurgo era a perfeição.
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Analise o seguinte parágrafo:
“Não podemos, porém, olvidar da distinção existente entre a religião e a espiritualidade. Assim sendo, temos mais chaves de leituras para compreender o fenômeno moderno da privatização religiosa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 43.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre privatização religiosa, é correto afirmar que essa expressão diz respeito a uma característica:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Medieval, que consistiu na privação de monges, freiras e outros clérigos católicos viverem em mosteiros afastados por muito tempo do convívio social.
	
	B
	
	Dos tempos modernos, consistindo em pessoas que alegam possuir uma vida espiritual sem, contudo, estabelecer algum vínculo com organizações religiosas.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: “[...] podemos compreender o crescente aumento, no período moderno, de pessoas que se dizem possuidoras de espiritualidade, porém, sem a prática da adesão a uma determinada instituição religiosa. É o que podemos considerar privatização religiosa” (livro-base, p. 43).
	
	C
	
	Antiga, que consistia no ensino dos conhecimentos sagrados para os grupos sociais mais abastados.
	
	D
	
	Pós-moderna, que afirma que todas as instituições religiosas devem ser fechadas para o exercício da chamada religião livre.
	
	E
	
	Moderna, pela qual se faz pagamentos a instituições religiosas, buscando melhores condições financeiras para os adeptos de determinada crença.
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“A escolástica, por sua vez, é o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 87.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a escola filosófica patrística, tida como a ciência dos chamados Padres da Igreja, que são assim considerados por serem pensadores que reúnem quatro características, quais sejam:
Nota: 10.0
	
	A
	
	O livre exame das escrituras, a falibilidade papal, a indulgência e a modernidade.
	
	B
	
	Salvação pela graça, confissão direta, indulgência e proibição da excomunhão.
	
	C
	
	Aprovação eclesiástica, ortodoxia de doutrina, santidade de vida e antiguidade.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: “[...] são considerados, hoje, Padres da Igreja aqueles pensadores que reúnem quatro características essenciais: a ortodoxia de doutrina, a santidade de vida, a aprovação eclesiástica e a antiguidade” (livro-base, p. 87).
	
	D
	
	Antirracionalismo, antiempirismo, puritanismo e zoroastrismo.
	
	E
	
	Socratismo, hedonismo, antirracionalismo e zoroastrismo.
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Considere a seguinte citação:
“[...] Duns Scotto*, frade franciscano escocês nascido em 1266 e morto em 1308, em Colônia, na Alemanha, Scotto estudou em Oxford, onde sofreu a influência da corrente agostiniana, e depois em Paris; posteriormente, retornou a Oxford para lecionar Teologia.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 94.
A partir dessas informações da citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a teoria de Duns Scotto, é correto afirmar que o referido autor divergia de Tomás de Aquino na medida em que:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Criticava o uso da razão para defender a fé ou comprovar os sinais da existência divina, não entendidos racionalmente.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “Scotto admite que é possível comprovar a existência de Deus por meio de demonstrações, chamadas de vias por Tomás de Aquino. Porém, segundo Ferrater Mora (1964), não se pode chegar, por meio da razão, à comprovação de muitos dos atributos divinos, pois eles superam o âmbito da razão, se encontram na esfera da fé; portanto, devem ser cridos e não compreendidos racionalmente” (livro-base, p. 95).
	
	B
	
	Criticava as vias de demonstrações para a comprovação da existência de Deus por Tomás de Aquino.
	
	C
	
	Criticava o uso de textos bíblicos como meio para provar a existência de Deus ou para o desenvolvimento da fé de uma pessoa.
	
	D
	
	Criticava a organização clerical da Igreja Católica, considerando que a instituição deveria repensar seus métodos.
	
	E
	
	Criticava as doutrinas defendidas pelos cristãos protestantes, considerando que estes distorciam a autêntica fé cristã.
 
Questão 6/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A escolástica, por sua vez, e o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA,Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 87.
A partir do dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre as três fases da escola filosófica escolástica, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A primeira fase da escolástica é denominada período primitivo e recebeu influências tanto do agostianismo quanto do pensamento aristotélico.
II. ( ) A segunda fase da escolástica, já no final do período medieval, foi denominada decadência e foi influenciada pelas obras de Tomás de Aquino.
III. (  ) A terceira fase da escolástica teve como principal característica os abusos da dialética formal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	
	V – F – V
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: As afirmações I e III são verdadeiras. I. “Podemos dividir esse período [da escola filosófica escolástica], que vai do começo do século IX até o fim do século XVI, em três fases: período primitivo (século IX-XII), influenciado pelo agostianismo e pelo pensamento aristotélico” (livro-base, p. 87). III. Período da “decadência (séculos XIV-XV), devido aos abusos da dialética formal” (livro-base, p.87). A afirmação II é falsa. Período do “apogeu (século XII), com a obra de Tomás de Aquino, seu principal expoente” (livro-base, p. 87).
	
	B
	
	V – V – F
	
	C
	
	V – V – V
	
	D
	
	F – F – V
	
	E
	
	F – F – F
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Analise a seguinte citação:
“Navalha de Ockham: 'Com esta metáfora Ockham quer exprimir um princípio antiplatônico, segundo o qual não é necessário multiplicar os entes e construir um mundo ideal de essências: de fato, não é preciso ir além dos indivíduos'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 96.
Considerando essa citação e conforme os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o pensamento de Guilherme de Ockham, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	
	A emoção e o espírito eram elementos comuns, logo o agir divino unia ambos os aspectos na conversão de uma pessoa.
	
	B
	
	A teologia e a biologia complementavam-se para a explicação da criação do mundo por Deus.
	
	C
	
	Os três estágios para a salvação da alma eram: razão, emoção e fé. Somente com a complementaridade dos três elementos poderia ocorrer uma conversão genuína.
	
	D
	
	O avanço da ciência era uma afronta aos defensores da fé, uma vez que a ciência distanciava as pessoas da experiência divina.
	
	E
	
	A fé e a razão eram elementos divergentes, logo a filosofia e a teologia trilham caminhos diferentes.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “Levou à radicalidade a separação entre a fé e a razão e, portanto, para ele, filosofia e teologia trilham caminhos completamente diferentes. A primeira é guiada pela razão, e, a segunda, pela revelação e pela fé. Foi um grande crítico da filosofia platônica, aristotélica e tomista” (livro-base, p. 96).
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia e reflita sobre o seguinte trecho de texto:
“E os dois grandes nomes da filosofia da religião na Idade Média são Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino. A prevalência dos preceitos religiosos e da fé cristã, sem uma abertura a outras correntes, rendeu a esse período o cognome Idade das Trevas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 86.
Considerando as informações do trecho de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre as correntes filosóficas da Idade Média, assinale a alternativa que corresponde às duas principais escolas filosóficas do período medieval:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Anárquica e política.
	
	B
	
	Racionalismo e empirismo.
	
	C
	
	Pré-socrática e platônica.
	
	D
	
	Documental e positivista.
	
	E
	
	Patrística e escolástica.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: “Duas grandes escolas filosóficas despertaram na Idade Média: a patrística e a escolástica. E os dois grandes nomes da filosofia da religião na Idade Média são Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino” (livro-base, p. 86).
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“Para a corrente cética, não existem possibilidades de se chegar a uma certeza ou a um juízo imparcial, pois o mundo e o ser humano têm uma natureza incerta. Portanto, tudo pode ser questionável e, nesse contexto, o filósofo prefere a omissão em opinar; simplesmente fica indiferente diante de determinado juízo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 77.
Considerando esta citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o ceticismo, assinale a alternativa que corresponde ao que prega essa corrente filosófica:
Nota: 10.0
	
	A
	
	O ser humano não tem condições de conhecer a verdade, as pessoas apenas criam ideias do que podem ser as coisas.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “O ceticismo é uma corrente filosófica que prega que não se pode conhecer a verdade. Para o ceticismo, a razão humana não foi desenvolvida para conhecer a verdade em si. Tudo o que conhecemos são as ideias que temos das coisas” (livro-base, p. 77).
	
	B
	
	As sociedades são divididas em três grupos sociais: os políticos, os guerreiros e os trabalhadores.
	
	C
	
	O saber humano responde a todas as suas inquietações, assim, tudo o que o ser humano questionar poderá ser respondido por ele.
	
	D
	
	A vida humana é guiada pelo espírito da metafísica que condiciona toda a história humana para um final de progresso.
	
	E
	
	A existência humana é definida pelo jogo dos deuses, que permitem as ações humanas conforme a vontade deles.
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação a seguir:
“Agostinho foi um grande filósofo e iniciou sua carreira no estudo e ensino da gramática e da retórica. Da gramática, Agostinho passou para a investigação filosófica, ingressando na seita dos maniqueístas, corrente que defendia a existência de dois princípios ativos, o bem e o mal.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 89.
Considerando as informações da citação e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o pensamento de Agostinho de Hipona quanto ao ser humano no convívio social, é correto afirmar que, para o referido pensador:
Nota: 10.0
	
	A
	
	A vida em sociedade corrompe os seres humanos, tendo em vista a presença da graça divina.
	
	B
	
	As relações sociais mediadas pela ética cristã tornam o ser humano mais distante da comunhão divina.
	
	C
	
	Na medida em que o ser humano estabelece relações sociais mediadas pela fé, ele cresce e evolui.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: “Agostinho compreende o homem em contexto social, sempre vinculado com a sociedade em que está inserido. O conceito antropológico desse pensador está enraizado na fé e no relacionamento com o semelhante. Para ele, a convivência em sociedade faz com que o homem cresça e possa evoluir, tornando-se mais humano” (livro-base, p. 89).
	
	D
	
	O convívio social edifica o ser humano desde que seja longe do seio familiar e do religioso.
	
	E
	
	A vida em sociedade teria um sentido mais profundo se vivida no isolamento, ou seja, somente na sua dimensão natural.
Questão 1/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“Para a corrente cética, não existem possibilidades de se chegar a uma certeza ou a um juízo imparcial, pois o mundo e o ser humano têm uma natureza incerta. Portanto,tudo pode ser questionável e, nesse contexto, o filósofo prefere a omissão em opinar; simplesmente fica indiferente diante de determinado juízo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 77.
Considerando esta citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o ceticismo, assinale a alternativa que corresponde ao que prega essa corrente filosófica:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	O ser humano não tem condições de conhecer a verdade, as pessoas apenas criam ideias do que podem ser as coisas.
Comentário: “O ceticismo é uma corrente filosófica que prega que não se pode conhecer a verdade. Para o ceticismo, a razão humana não foi desenvolvida para conhecer a verdade em si. Tudo o que conhecemos são as ideias que temos das coisas” (livro-base, p. 77).
	
	B
	
	As sociedades são divididas em três grupos sociais: os políticos, os guerreiros e os trabalhadores.
	
	C
	
	O saber humano responde a todas as suas inquietações, assim, tudo o que o ser humano questionar poderá ser respondido por ele.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	A vida humana é guiada pelo espírito da metafísica que condiciona toda a história humana para um final de progresso.
	
	E
	
	A existência humana é definida pelo jogo dos deuses, que permitem as ações humanas conforme a vontade deles.
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia o excerto de texto a seguir:
“Os estudos filosóficos de Aristóteles baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza. Sua ampla produção literária atingiu muitas áreas do conhecimento: política, lógica, ética, moral, teologia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Sua principal obra é o Organon, que reúne boa parte de sua produção intelectual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 70.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o primeiro motor para Aristóteles, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	O primeiro motor atua pelo movimento e, simultaneamente, pela causa e finalidade, sendo em si mesmo imóvel, incorruptível e eterno.
Comentário: “Para Aristóteles, as substâncias móveis, corruptíveis e efêmeras são antecedidas por uma substância imóvel, incorruptível e eterna, chamada por ele de primeiro amor, que move sem ser movido. Segundo Aristóteles, o primeiro motor é responsável pelo princípio do movimento; é, ao mesmo tempo, causa e finalidade. Ele é o causador do início do movimento dos astros e das efemeridades celestes” (livro-base, p. 70,71). Quanto às alternativas erradas: o primeiro motor atua ao contrário da inércia, mas pelo movimento; o prazer não se identifica com a atuação do primeiro motor, pois não é movimento, causa ou finalidade; o primeiro motor não se relaciona ao princípio racional; o primeiro motor não está articulado com os valores humanos construídos historicamente, mas é base para que tudo aconteça.
	
	B
	
	O primeiro motor atua pela inércia, trazendo ao mundo a ordem para que o progresso permita tornar a humanidade mais civilizada, sendo em si mesmo, perene, eterno.
	
	C
	
	O primeiro motor atua pelo prazer, permitindo que a humanidade em sua evolução alcance a satisfação pessoal, sendo em si mesmo, volúvel e efêmero.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	O primeiro motor atua pela razão, considerando o conhecimento lógico-matemático o caminho para se resolver as mazelas do mundo, sendo em si mesmo, técnico e absoluto.
	
	E
	
	O primeiro motor atua pela ética, levando as pessoas a construírem para o respeito mútuo e colocando fim à intolerância, sendo em si mesmo, respeito, harmonia e fé.
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia o fragmento de texto a seguir:
“João Wyclif estudou em Oxford, onde sofreu influências de Scotto e Ockham, mas sobretudo de Thomas Bradwardine (1290-1349), que defendia a ideia de que Deus é o princípio de tudo e a suprema causa de todo acontecimento e, portanto, causa determinante dos atos humanos voluntários”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 104.
Considerando as informações do fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre João Wyclif, assinale a assertiva que apresenta corretamente o que este religioso defendia:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	A excomunhão ou morte na fogueira de todos aqueles que questionavam a doutrina católica.
	
	B
	
	O estudo da Bíblia pela população sem restrições ou intermediações dos clérigos católicos.
Comentário: “O teólogo disseminou suas ideias reformistas entre o povo e procurou aproximá-lo de uma leitura direta da Bíblia, sem a intermediação da hierarquia eclesiástica” (livro-base, p. 105).
	
	C
	
	O fim do voto de castidade para as mulheres e do celibato para os homens que desejavam serem padres.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	A mudança da sede do Vaticano que ficava em Roma para a cidade de Paris e/ou Avignon, na França.
	
	E
	
	O fortalecimento dos exércitos europeus para que a cidade de Jerusalém fosse dominada completamente pelos cristãos.
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia o excerto de texto a seguir:
“Ao adentrarmos no período escolástico, que coincide com a Baixa Idade Média, deparamo-nos com Tomás de Aquino (1224-1274), seu principal luminar. Esse pensador nasceu em uma nobre família de Nápoles, a dos condes de Aquino, que tinha para o jovem grandes projetos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 91.
Considerando as informações do excerto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a obra denominada Suma Teológica de Tomás de Aquino, é correto afirmar que:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	A referida obra condena o racionalismo, pois o considera como uma estratégia maligna para enfraquecer a fé cristã.
	
	B
	
	A referida obra procurou, pelo caminho racional e lógico, defender a fé e comprovar que Deus existe.
Comentário: “[...] a Suma Teológica, obra-prima envolvendo a filosofia e a teologia, que comporta argumentos racionais e lógicos para demonstrar a fé e atestar a existência de Deus” (livro-base, p. 91).
	
	C
	
	A referida obra foi fundamentada na biologia para provar que o ser humano está em constante processo de evolução.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	A referida obra esteve ausente de qualquer influência filosófica, uma vez que toda a argumentação desta, recorre aos textos bíblicos.
	
	E
	
	A referida obra apresenta a existência de Deus pelo caminho emocional e intuitivo, apresentando uma defesa da doutrina da predestinação.
 
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a seguinte citação:
“A moral no pensamento epicurista é hedonista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 76.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre hedonismo, é correto afirmar que tal doutrina filosófica defende:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	A liberdade sem regras no convívio social (anarquia) e o fim da política instrucional.
	
	B
	
	O predomínio do pensamento teológico sobre o filosófico e científico.
	
	C
	
	A primazia da mitologia sobre os outros campos do conhecimento.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	A defesa de uma sociedade mais justa e igualitária em termos sociais.
	
	E
	
	A busca pelas satisfações pessoais (prazer)existência de Deus por meio de demonstrações, chamadas de vias por Tomás de Aquino. Porém, segundo Ferrater Mora (1964), não se pode chegar, por meio da razão, à comprovação de muitos dos atributos divinos, pois eles superam o âmbito da razão, se encontram na esfera da fé; portanto, devem ser cridos e não compreendidos racionalmente” (livro-base, p. 95).
	
	B
	
	Criticava as vias de demonstrações para a comprovação da existência de Deus por Tomás de Aquino.
	
	C
	
	Criticava o uso de textos bíblicos como meio para provar a existência de Deus ou para o desenvolvimento da fé de uma pessoa.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Criticava a organização clerical da Igreja Católica, considerando que a instituição deveria repensar seus métodos.
	
	E
	
	Criticava as doutrinas defendidas pelos cristãos protestantes, considerando que estes distorciam a autêntica fé cristã.
 
Questão 1/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o seguinte enunciado:
“Mais do que uma corrente filosófica, o Iluminismo abrangia as artes, a literatura, a economia e a política. Seus pensadores propunham a democracia como forma de governo, a liberdade econômica, o livre comércio e a supremacia da razão sobre a fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 122.
Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa que apresenta o regime governamental proposto pelos Iluministas:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Monarquia.
	
	B
	
	Democracia.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, a Democracia seria o regime imposto e ideal a uma corrente que era mais do que filosófica e abrangiam as mais variadas correntes, sendo economia, religião, política, livre comércio. (texto-base, p. 122)
	
	C
	
	Teocracia.
	
	D
	
	Parlamentarismo.
	
	E
	
	Judiciário.
 
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“Segundo o filósofo, não se pode aceitar como verdadeira uma afirmação que possa ser colocada em dúvida. Dessa maneira, Descartes analisou os princípios sobre os quais se fundamenta o saber tradicional, elencando três deles [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 125.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre Descartes, assinale a assertiva que detalha os três princípios em que se fundamenta o saber tradicional da sua época:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Experiência religiosa, sabedoria papal e saber religioso.
	
	B
	
	Experiência fora da matéria, probabilidades e saber biológico.
	
	C
	
	Experiência sensorial, a dúvida, o saber científico.
	
	D
	
	Experiência sensível, a razão e o saber matemático.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Ao estudar o livro da disciplina, encontra-se a proposta de Descartes: A experiência sensível, como considerar verdadeiro um saber que provém de sentidos, se estes sejam enganosos; quanto a razão, esta não é imune a incertezas e; o saber matemático, afinal, ninguém duvida do resultado de uma operação aritmética. (livro-base, p. 125)
	
	E
	
	Experiência exponencial, misticismo e saber físico.
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“A dicotomia entre sagrado e profano constitui uma das realidades mais importantes presentes no universo religioso, sendo motivo de profunda fraternidade e de violentas discórdias com desfechos muitas vezes trágicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 154.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que determina o conceito do historiador romeno Mircea Eliade, no tocante ao termo intitulado sagrado:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Tudo que se encontra dentro do Templo.
	
	B
	
	Somente imagens são consideradas neste quesito.
	
	C
	
	Todo objeto que se vincula à arte é considerado.
	
	D
	
	Significa tudo que é separado e consagrado em uma religião.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, Mircea Eliade em sua obra “O sagrado e o profano” detalha que “sagrado” indica o objeto separado e destinado em uma religião, a tornar-se sacro, algo que está ligado a Divindade, não sendo só o existente no templo, mas exatamente o que se consagrou para o culto em especial. (livro-base, p. 153)
	
	E
	
	Todo objeto que é utilizado pelo reverendo.
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“O iluminismo despontou no século XVIII, conhecido como o século das luzes, e foi um movimento intelectual iniciado na Inglaterra por Isaac Newton (1643-1727) e John Locke (1632-1704)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 121.
Com base na leitura da citação de texto e dos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que apresenta uma das grandes contribuições do período do Iluminismo para a cultura:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Quadrívio.
	
	B
	
	Trívio.
	
	C
	
	Enciclopédia.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o material estudado, com a ajuda dos filósofos e economistas iluministas, os franceses escreveram uma gigantesca obra que resume os conhecimentos humanos, responsáveis por toda difusão da cultura do Iluminismo. A Enciclopédia tinha dezessete volumes e abrangia os conhecimentos até então, presentes na humanidade. Estes relataram a igualdade para todos e a felicidade estar acima de tudo. (livro-base, p. 122)
	
	D
	
	Tradução da Bíblia Sagrada para o francês.
	
	E
	
	Dogmatismo.
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“O eu como ser pensante revela-se em um espaço de inúmeras ideias, que, para o nosso filósofo, resumem-se em três classes: as inatas, as adventícias e as factícias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 126.
Com base na leitura da citação de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que se constituiu no pensamento conhecido de Descartes, quanto à proposição existente sobre a verdade:
Nota: 10.0
	
	A
	
	“Conhecimento, exploração e dúvida”.
	
	B
	
	“Ignorância, estudo e ensino”.
	
	C
	
	“Penso, logo existo”.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Conforme abordado no livro da disciplina, Descartes elaborou seus métodos e o dizer “Penso, logo existo”, conhecido na Academia, tornou-se uma expressão máxima, afinal, todos os saberes foram postos a prova. (livro-base, p. 126)
	
	D
	
	“Estudo, descobrimento e abstinência”.
	
	E
	
	“Amplitude, universidade e conhecimento”.
Questão 6/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“O racionalismo iniciou-se com Descartes (1596-1650) e se prolongou até o idealismo, tendo como seu maior expoente Kant (1724-1804)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 117.
Com base na leitura da citação de texto e dos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que determina uma consequência do racionalismo:
Nota: 10.0
	
	A
	
	A aceitação da matemática euclidiana.
	
	B
	
	A aceitação que a terra não é redonda.
	
	C
	
	A negação do transcendente.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, uma consequência do racionalismoé a negação do transcendente, ou seja, negar a Deus, ou agnosticismo, que não se pode afirmar ou negar este fato. (livro-base, p. 117)
	
	D
	
	A negação da matéria.
	
	E
	
	A exatidão das ciências.
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“A dicotomia entre sagrado e profano constitui uma das realidades mais importantes presentes no universo religioso, sendo motivo de profunda fraternidade e de violentas discórdias com desfechos muitas vezes trágicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 154.
Com base na leitura da citação de texto e dos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, para o Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, o que significa o termo “sagrado”? Assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	
	São os objetos que têm ligações com pessoas que representam algo em demasia.
	
	B
	
	Todo objeto que constituído por um grupo e que se integra a natureza.
	
	C
	
	Todo objeto separado e consagrado, e que tem relação com Deus.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Conforme explicitado no livro da disciplina, as três religiões monoteístas Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, consideram sagrado o que as aproxima de Deus, que é a Ele consagrado e destinado, sendo até mesmo espaços celebrativos, objetos próprios, artes, e elementos próprios de cada uma destas três religiões. (livro-base, p. 153)
	
	D
	
	Sagrada apenas a “Sagrada Escritura”.
	
	E
	
	Apenas os profetas que estão presentes em sua história.
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“O segundo fundamento do humanismo se refere à sua historicidade. Além de estar inserido no mundo de maneira concreta, o homem tem um passado que não pode ser negado, ao qual está unido pelo legado que recebeu, porém, mantém sua independência para que possa viver livremente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 120.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que aponta o significado do termo filologia:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Termo do método de utilização do carbono 14, que determina idades dos elementos pesquisados.
	
	B
	
	Termo utilizado na arqueologia para determinar a idade dos esqueletos.
	
	C
	
	Termo ligado à medicina e que estuda o corpo humano em questões genéticas.
	
	D
	
	Termo que estuda a reconstituição da vida passada por meio dos documentos literários.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: A filologia, conforme estudado no livro-base, por meio dos estudos dos documentos clássicos das inserções medievais, contribui por demais na questão histórica, reconstitui o passado com os documentos literários. (livro-base, p. 120)
	
	E
	
	Termo da botânica para entender as questões da sobrevivência das plantas.
 
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação:
“Esse termo foi criado pelo naturalista [...] para indicar a atitude de quem se recusa a admitir soluções para os problemas que não podem ser tratados com os métodos da ciência positiva, sobretudo os problemas metafísicos e religiosos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 118.
Levando em consideração a informação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que exibe o nome do criador do termo intitulado agnosticismo:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Thomas Husley.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, o criador do termo agnosticismo foi Thomas Husley em 1869, pretendendo a utilização como antítese do gnóstico da história da Igreja, a qual pretendia saber muito sobre detalhes que Thomas não se importava. (livro-base, p. 118)
	
	B
	
	Renê Descartes.
	
	C
	
	Georg Hegel.
	
	D
	
	Karl Marx.
	
	E
	
	Max Weber.
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o seguinte enunciado:
“Com o advento do humanismo, entraram em cena pensadores que ousaram romper com o pensamento medieval e a perspectiva religiosa herdada desse período”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 118.
Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa que apresenta o termo que se tornou foco da reflexão do pensamento da corrente humanista:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Deus.
	
	B
	
	Homem.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: O foco do pensamento que antes estava centrado em Deus e no cosmo, com a corrente humanista, o homem passou a se tornar o foco da reflexão do pensamento. (livro-base, p. 118)
	
	C
	
	Igreja.
	
	D
	
	Natureza.
	
	E
	
	Cosmo.
 
Questão 1/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“O eu como ser pensante revela-se em um espaço de inúmeras ideias, que, para o nosso filósofo, resumem-se em três classes: as inatas, as adventícias e as factícias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 126.
Com base na leitura da citação de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que se constituiu no pensamento conhecido de Descartes, quanto à proposição existente sobre a verdade:
Nota: 10.0
	
	A
	
	“Conhecimento, exploração e dúvida”.
	
	B
	
	“Ignorância, estudo e ensino”.
	
	C
	
	“Penso, logo existo”.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Conforme abordado no livro da disciplina, Descartes elaborou seus métodos e o dizer “Penso, logo existo”, conhecido na Academia, tornou-se uma expressão máxima, afinal, todos os saberes foram postos a prova. (livro-base, p. 126)
	
	D
	
	“Estudo, descobrimento e abstinência”.
	
	E
	
	“Amplitude, universidade e conhecimento”.
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação:
“[...] o sagrado tem sua origem latina no vocábulo sacer, santo, e pode ser compreendido por três enfoques distintos: O primeiro é da história das religiões, que entende que ele 'qualifica uma coisa, uma disposição ou um costume considerados intocáveis, exceto por algumas pessoas'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 152.
Levando em consideração a informação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que demonstra o conceito da palavra hierofania, relatada por Mircea Eliade:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Manifestação do Sagrado.
Comentário: O livro da disciplina apresenta que “Mircea realata que se é possível chegar ao conhecimento do sagrado “porque este se manifesta como algo totalmente diferente do profano. Ele chama isso de hierofani, palavra grega que significa, literalmente, ‘algo sagrado está se revelando para nós’” (livro-base, p. 153).
	
	B
	
	Ritual Religioso.
	
	C
	
	Festa Religiosa.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Manifestação Profana.
	
	E
	
	Mito Religioso.
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“Segundo o filósofo, não se pode aceitar como verdadeira uma afirmação que possa ser colocada em dúvida. Dessa maneira, Descartes analisou os princípios sobre os quais se fundamenta o saber tradicional, elencando três deles [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes,2017. P. 125.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre Descartes, assinale a assertiva que detalha os três princípios em que se fundamenta o saber tradicional da sua época:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Experiência religiosa, sabedoria papal e saber religioso.
	
	B
	
	Experiência fora da matéria, probabilidades e saber biológico.
	
	C
	
	Experiência sensorial, a dúvida, o saber científico.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Experiência sensível, a razão e o saber matemático.
Comentário: Ao estudar o livro da disciplina, encontra-se a proposta de Descartes: A experiência sensível, como considerar verdadeiro um saber que provém de sentidos, se estes sejam enganosos; quanto a razão, esta não é imune a incertezas e; o saber matemático, afinal, ninguém duvida do resultado de uma operação aritmética. (livro-base, p. 125)
	
	E
	
	Experiência exponencial, misticismo e saber físico.
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o excerto de texto:
“O humanismo surgiu na época do Renascimento e abrangeu os séculos XIV a XVI. Esse termo foi utilizado pelo filósofo e teólogo alemão Niethammer (1766-1848) para se referir ao campo dos estudos clássicos e ao seu espírito e [...] em contraposição ao estudo das disciplinas científicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 119.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que mostra a corrente que se contrapunha ao humanismo:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Movimento religioso.
	
	B
	
	Movimento capitalista.
	
	C
	
	Movimento agnóstico.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Movimento gnóstico.
	
	E
	
	Movimento escolástico.
Comentário: O humanismo surgiu em contraposição ao pensamento escolástico, ficando por liberto da religião, a qual dominava a corrente de pensamento do período. Este movimento estava centrado no homem como razão principal e detentora da razão. (livro-base, p. 119)
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o seguinte enunciado:
“Mais do que uma corrente filosófica, o Iluminismo abrangia as artes, a literatura, a economia e a política. Seus pensadores propunham a democracia como forma de governo, a liberdade econômica, o livre comércio e a supremacia da razão sobre a fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 122.
Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa que apresenta o regime governamental proposto pelos Iluministas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Monarquia.
	
	B
	
	Democracia.
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, a Democracia seria o regime imposto e ideal a uma corrente que era mais do que filosófica e abrangiam as mais variadas correntes, sendo economia, religião, política, livre comércio. (texto-base, p. 122)
	
	C
	
	Teocracia.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Parlamentarismo.
	
	E
	
	Judiciário.
 
Questão 6/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação:
“Nas religiões tradicionais, [...] o conceito de sagrado se expande conforme as divindades cultuadas, que muitas vezes representam as forças da natureza ou estão associadas a ela. Nesse sentido, o sagrado está presente em muitos ambientes, como a mata, a água, o fogo, o vento, a montanha e assim por diante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 153.
Levando em consideração a informação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que traz a classificação das religiões cultuadas, que expressam sua força por meio da natureza:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Animista.
Comentário: Conforme difundido no livro da disciplina, as religiões politeístas e animistas, expressam suas forças na natureza, sendo que este conceito se apresenta na informação que adentra a esta questão. (livro-base, p. 153)
	
	B
	
	Determinista.
	
	C
	
	Naturalista.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Pontualista.
	
	E
	
	Monoteísta.
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o excerto de texto: 
“René Descartes, chamado de pai da filosofia moderna, nasceu em La Haye, França, em 1596, e morreu em 1650, na Suécia. Formou-se em direito e, em 1619, teve uma revelação intelectual a respeito da nova ciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 123.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que relata os quatro itens do método de Descartes, para a obtenção da verdade:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Mineração de dados, proposta, falibilidade e premonição.
	
	B
	
	Probabilidade, persuasão, dicção e maturação.
	
	C
	
	Formulação, aplicação, intuição e destinação.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Tese, antítese, síntese e relatório final.
	
	E
	
	Evidência racional, análise, síntese e controle.
Comentário: Conforme apresentado no livro-base, Descartes pretendia estudar e apurar a verdade, e desenvolveu um método que inicialmente possuía vinte uma etapas, e ao final, reduziu a quatro etapas. Evidência racional, análise, síntese, controle.  (livro-base, p. 124)
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“O racionalismo iniciou-se com Descartes (1596-1650) e se prolongou até o idealismo, tendo como seu maior expoente Kant (1724-1804)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 117.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que relata a principal premissa que sustenta o racionalismo:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Normativa.
	
	B
	
	Doutrina.
	
	C
	
	Dúvida.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Razão.
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, o racionalismo tem como principal sustentação, a supremacia da razão. Este racionalismo inicia com Descartes e segue até o idealismo. (livro-base, p. 117)
	
	E
	
	Misticismo.
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação:
“Mais do que uma corrente filosófica, o Iluminismo abrangia as artes, a literatura, a economia e a política. Seus pensadores propunham a democracia como forma de governo, a liberdade econômica, o livre comércio e a supremacia da razão sobre a fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 122.
Levando em consideração a informação acima e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que detalha os motivos do surgimento do Iluminismo:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Desamarrar a sociedade dos pensamentos do passado, os quais causavam desigualdade, domínio religioso e a falta de liberdade para se expressar.
Comentário: Conforme material da disciplina, o movimento Iluminista tinha em mente a libertação da mente da população, conquistada anteriormente pelas amarras do poder religioso, presentes desde os primórdios, lembrando ainda, que a população não tinha direitos a se manifestar livremente, sendo possível de reprimenda pela liderança do País. E muito mais contribuições no livro-base. (livro-base, p. 122)
	
	B
	
	Pretendiam aprisionar o intelecto das pessoas em suas ideiasda Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“A dicotomia entre sagrado e profano constitui uma das realidades mais importantes presentes no universo religioso, sendo motivo de profunda fraternidade e de violentas discórdias com desfechos muitas vezes trágicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 154.
Com base na leitura da citação de texto e dos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, para o Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, o que significa o termo “sagrado”? Assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	
	São os objetos que têm ligações com pessoas que representam algo em demasia.
	
	B
	
	Todo objeto que constituído por um grupo e que se integra a natureza.
	
	C
	
	Todo objeto separado e consagrado, e que tem relação com Deus.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Conforme explicitado no livro da disciplina, as três religiões monoteístas Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, consideram sagrado o que as aproxima de Deus, que é a Ele consagrado e destinado, sendo até mesmo espaços celebrativos, objetos próprios, artes, e elementos próprios de cada uma destas três religiões. (livro-base, p. 153)
	
	D
	
	Sagrada apenas a “Sagrada Escritura”.
	
	E
	
	Apenas os profetas que estão presentes em sua história.
Questão 6/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação:
“[...] o sagrado tem sua origem latina no vocábulo sacer, santo, e pode ser compreendido por três enfoques distintos: O primeiro é da história das religiões, que entende que ele 'qualifica uma coisa, uma disposição ou um costume considerados intocáveis, exceto por algumas pessoas'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 152.
Levando em consideração a informação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que demonstra o conceito da palavra hierofania, relatada por Mircea Eliade:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Manifestação do Sagrado.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: O livro da disciplina apresenta que “Mircea realata que se é possível chegar ao conhecimento do sagrado “porque este se manifesta como algo totalmente diferente do profano. Ele chama isso de hierofani, palavra grega que significa, literalmente, ‘algo sagrado está se revelando para nós’” (livro-base, p. 153).
	
	B
	
	Ritual Religioso.
	
	C
	
	Festa Religiosa.
	
	D
	
	Manifestação Profana.
	
	E
	
	Mito Religioso.
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o seguinte enunciado:
“Ao falarmos de sagrado e profano, deparamo-nos com tudo aquilo que é separado e consagrado à divindade e com toda a outra realidade que está fora do templo ou que não foi consagrada a Deus. Dessa forma, como tratar a natureza ou o mundo criado pela divindade?”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 155.
Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa correta sobre o que traz a concepção indígena, sobre o pertencimento da terra:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	A terra é dos primeiros habitantes que nesta chegaram no início da história.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	A ninguém pertence a terra, esta é de todos e provê recursos de subsistência.
Comentário: A Mãe Terra é a morada dos povos, cuida de todos, provê alimentos, os indígenas em especial têm esse carinho pela terra, afirmam que a terra não tem dono e a pertença é coletiva. (livro-base, p. 155, 156)
	
	C
	
	A terra é da posse do governo, que a distribui a quem de direito necessitar.
	
	D
	
	A ninguém que seja de fora da tribo; esta terra pertence somente ao Deus Tupã.
	
	E
	
	A ninguém pertence a terra, somente o Pajé tem essa pertença, por utilizar ervas nos remédios de cura.
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o excerto de texto: 
“René Descartes, chamado de pai da filosofia moderna, nasceu em La Haye, França, em 1596, e morreu em 1650, na Suécia. Formou-se em direito e, em 1619, teve uma revelação intelectual a respeito da nova ciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 123.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que relata os quatro itens do método de Descartes, para a obtenção da verdade:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Mineração de dados, proposta, falibilidade e premonição.
	
	B
	
	Probabilidade, persuasão, dicção e maturação.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	
	Formulação, aplicação, intuição e destinação.
	
	D
	
	Tese, antítese, síntese e relatório final.
	
	E
	
	Evidência racional, análise, síntese e controle.
Comentário: Conforme apresentado no livro-base, Descartes pretendia estudar e apurar a verdade, e desenvolveu um método que inicialmente possuía vinte uma etapas, e ao final, reduziu a quatro etapas. Evidência racional, análise, síntese, controle.  (livro-base, p. 124)
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o seguinte enunciado:
“Vejamos como Kant questiona e derruba as tentativas de se provar a existência de Deus por meio da razão e da lógica, como muitos pensadores haviam se proposto a fazer. Em sua Crítica da razão pura, Kant tenta empregar a proposta de seu raciocínio ao universo da religião, ou seja, à divindade, à alma, à eternidade e à imortalidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 130.
Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa que apresenta as bases racionais do Iluminismo:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Protestantismo, religião regional e gnosticismo.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	Deísmo, religião natural e agnosticismo.
Comentário: Conforme argumentado no livro da disciplina, o Deísmo (crença em um ser supremo), religião natural (afirma possibilidade do conhecimento de Deus) e o agnosticismo e o não reconhecimento de uma divindade, são as bases racionais do Iluminismo. (livro-base, p. 131)
	
	C
	
	Catolicismo, religião romana e monergismo.
	
	D
	
	Teísmo, religião orgânica e natureza empirista.
	
	E
	
	Docetismo, religião experimental e saber filosófico.
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação:
“Esse termo foi criado pelo naturalista [...] para indicar a atitude de quem se recusa a admitir soluções para os problemas que não podem ser tratados com os métodos da ciência positiva, sobretudo os problemas metafísicos e religiosos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 118.
Levando em consideração a informação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que exibe o nome do criador do termo intitulado agnosticismo:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Thomas Husley.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, o criador do termo agnosticismo foi Thomas Husley em 1869, pretendendo a utilização como antítese do gnóstico da história da Igreja, a qual pretendia saber muito sobre detalhes que Thomas não se importava. (livro-base, p. 118)
	
	B
	
	Renê Descartes.
	
	C
	
	Georg Hegel.
	
	D
	
	Karl Marx.
	
	E
	
	Max Weber.
Questão 1/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o seguinte enunciado:
“Ao falarmos desagrado e profano, deparamo-nos com tudo aquilo que é separado e consagrado à divindade e com toda a outra realidade que está fora do templo ou que não foi consagrada a Deus. Dessa forma, como tratar a natureza ou o mundo criado pela divindade?”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 155.
Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa correta sobre o que traz a concepção indígena, sobre o pertencimento da terra:
Nota: 10.0
	
	A
	
	A terra é dos primeiros habitantes que nesta chegaram no início da história.
	
	B
	
	A ninguém pertence a terra, esta é de todos e provê recursos de subsistência.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: A Mãe Terra é a morada dos povos, cuida de todos, provê alimentos, os indígenas em especial têm esse carinho pela terra, afirmam que a terra não tem dono e a pertença é coletiva. (livro-base, p. 155, 156)
	
	C
	
	A terra é da posse do governo, que a distribui a quem de direito necessitar.
	
	D
	
	A ninguém que seja de fora da tribo; esta terra pertence somente ao Deus Tupã.
	
	E
	
	A ninguém pertence a terra, somente o Pajé tem essa pertença, por utilizar ervas nos remédios de cura.
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“Segundo o filósofo, não se pode aceitar como verdadeira uma afirmação que possa ser colocada em dúvida. Dessa maneira, Descartes analisou os princípios sobre os quais se fundamenta o saber tradicional, elencando três deles [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 125.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre Descartes, assinale a assertiva que detalha os três princípios em que se fundamenta o saber tradicional da sua época:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Experiência religiosa, sabedoria papal e saber religioso.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	Experiência fora da matéria, probabilidades e saber biológico.
	
	C
	
	Experiência sensorial, a dúvida, o saber científico.
	
	D
	
	Experiência sensível, a razão e o saber matemático.
Comentário: Ao estudar o livro da disciplina, encontra-se a proposta de Descartes: A experiência sensível, como considerar verdadeiro um saber que provém de sentidos, se estes sejam enganosos; quanto a razão, esta não é imune a incertezas e; o saber matemático, afinal, ninguém duvida do resultado de uma operação aritmética. (livro-base, p. 125)
	
	E
	
	Experiência exponencial, misticismo e saber físico.
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação:
“Mais do que uma corrente filosófica, o Iluminismo abrangia as artes, a literatura, a economia e a política. Seus pensadores propunham a democracia como forma de governo, a liberdade econômica, o livre comércio e a supremacia da razão sobre a fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 122.
Levando em consideração a informação acima e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que detalha os motivos do surgimento do Iluminismo:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Desamarrar a sociedade dos pensamentos do passado, os quais causavam desigualdade, domínio religioso e a falta de liberdade para se expressar.
Comentário: Conforme material da disciplina, o movimento Iluminista tinha em mente a libertação da mente da população, conquistada anteriormente pelas amarras do poder religioso, presentes desde os primórdios, lembrando ainda, que a população não tinha direitos a se manifestar livremente, sendo possível de reprimenda pela liderança do País. E muito mais contribuições no livro-base. (livro-base, p. 122)
	
	B
	
	Pretendiam aprisionar o intelecto das pessoas em suas ideias subversivas, de cunho político e que contrariavam o bem e a ordem dos governantes.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	
	Liberariam a ordem monástica aprisionada nos monastérios e conventos, para que estes profissionais estivessem nas cidades, partilhando o conhecimento em escolas.
	
	D
	
	Domínio ideológico por meio da diplomacia palaciana, afinal, os reis precisavam de profissionais intérpretes, com boa fluência para fortalecer o domínio cultural.
	
	E
	
	Fortalecer a Igreja Católica Romana, diante das ameaças protestantes que iniciavam e contrariavam os desígnios de Deus, criador do sistema de Reis desde os períodos Bíblicos que iniciaram com o Rei Davi.
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o trecho de texto:
“O racionalismo iniciou-se com Descartes (1596-1650) e se prolongou até o idealismo, tendo como seu maior expoente Kant (1724-1804)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 117.
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que relata a principal premissa que sustenta o racionalismo:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Normativa.
	
	B
	
	Doutrina.
	
	C
	
	Dúvida.
	
	D
	
	Razão.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, o racionalismo tem como principal sustentação, a supremacia da razão. Este racionalismo inicia com Descartes e segue até o idealismo. (livro-base, p. 117)
	
	E
	
	Misticismo.
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Leia a citação de texto:
“O eu como ser pensante revela-se em um espaço de inúmeras ideias, que, para o nosso filósofo, resumem-se em três classes: as inatas, as adventícias e as factícias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 126.
Com base na leitura da citação de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que se constituiu no pensamento conhecido de Descartes, quanto à proposição existente sobre a verdade:
Nota: 10.0
	
	A
	
	“Conhecimento, exploração e dúvida”.
	
	B
	
	“Ignorância, estudo e ensino”.
	
	C
	
	“Penso, logo existo”.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Conforme abordado no livro da disciplina, Descartes elaborou seus métodos e o dizer “Penso, logo existo”, conhecido na Academia, tornou-se uma expressão máxima, afinal, todos os saberes foram postos a prova. (livro-base, p. 126)
	
	D
	
	“Estudo, descobrimento e abstinência”.
	
	E
	
	“Amplitude, universidade e conhecimento”.
Questão 6/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o seguinte enunciado:
“Vejamos como Kant questiona e derruba as tentativas de se provar a existência de Deus por meio da razão e da lógica, como muitos pensadores haviam se proposto a fazer. Em sua Crítica da razão pura, Kant tenta empregar a proposta de seu raciocínio ao universo da religião, ou seja, à divindade, à alma, à eternidade e à imortalidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 130.
Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa que apresenta as bases racionais do Iluminismo:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Protestantismo, religião regional e gnosticismo.
	
	B
	
	Deísmo, religião natural e agnosticismo.
Comentário: Conforme argumentado no livro da disciplina, o Deísmo (crença em um ser supremo), religião natural (afirma possibilidade do conhecimento de Deus) e o agnosticismo e o não reconhecimento de uma divindade, são as bases racionais do Iluminismo. (livro-base, p.131)
	
	C
	
	Catolicismo, religião romana e monergismo.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Teísmo, religião orgânica e natureza empirista.
	
	E
	
	Docetismo, religião experimental e saber filosófico.
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o excerto de texto:
“O existencialismo é uma corrente de pensamento que teve sua origem no século XIX, tendo seu foco no indivíduo e em suas atitudes existenciais, ou seja, na análise da existência ou na análise das situações em que o homem pode encontrar-se”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 132.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que menciona o nome do principal filósofo, considerado o principal expoente do existencialismo e pai desta corrente:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Émile Durkhein.
	
	B
	
	Jean Paul Sartre.
	
	C
	
	David Hume.
	
	D
	
	Renê Descartes.
	
	E
	
	Soren Kierkegaard.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: Conforme informações do livro-base, Soren Kierkegaard é o principal expoente e ainda, considerado o pai da corrente existencialista, corrente esta que surge como reação ao idealismo e em particular Hegel. O subjetivismo é o principal termo e marca da corrente existencialista. (livro-base, p. 133)
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação:
“Nas religiões tradicionais, [...] o conceito de sagrado se expande conforme as divindades cultuadas, que muitas vezes representam as forças da natureza ou estão associadas a ela. Nesse sentido, o sagrado está presente em muitos ambientes, como a mata, a água, o fogo, o vento, a montanha e assim por diante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 153.
Levando em consideração a informação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que traz a classificação das religiões cultuadas, que expressam sua força por meio da natureza:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Animista.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Conforme difundido no livro da disciplina, as religiões politeístas e animistas, expressam suas forças na natureza, sendo que este conceito se apresenta na informação que adentra a esta questão. (livro-base, p. 153)
	
	B
	
	Determinista.
	
	C
	
	Naturalista.
	
	D
	
	Pontualista.
	
	E
	
	Monoteísta.
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o excerto de texto: 
“René Descartes, chamado de pai da filosofia moderna, nasceu em La Haye, França, em 1596, e morreu em 1650, na Suécia. Formou-se em direito e, em 1619, teve uma revelação intelectual a respeito da nova ciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 123.
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a assertiva que relata os quatro itens do método de Descartes, para a obtenção da verdade:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Mineração de dados, proposta, falibilidade e premonição.
	
	B
	
	Probabilidade, persuasão, dicção e maturação.
	
	C
	
	Formulação, aplicação, intuição e destinação.
	
	D
	
	Tese, antítese, síntese e relatório final.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	
	Evidência racional, análise, síntese e controle.
Comentário: Conforme apresentado no livro-base, Descartes pretendia estudar e apurar a verdade, e desenvolveu um método que inicialmente possuía vinte uma etapas, e ao final, reduziu a quatro etapas. Evidência racional, análise, síntese, controle.  (livro-base, p. 124)
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
  Ler em voz alta
Atente para o seguinte enunciado:
“Mais do que uma corrente filosófica, o Iluminismo abrangia as artes, a literatura, a economia e a política. Seus pensadores propunham a democracia como forma de governo, a liberdade econômica, o livre comércio e a supremacia da razão sobre a fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 122.
Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa que apresenta o regime governamental proposto pelos Iluministas:
Nota: 10.0
	
	A
	
	Monarquia.
	
	B
	
	Democracia.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no livro da disciplina, a Democracia seria o regime imposto e ideal a uma corrente que era mais do que filosófica e abrangiam as mais variadas correntes, sendo economia, religião, política, livre comércio. (texto-base, p. 122)
	
	C
	
	Teocracia.
	
	D
	
	Parlamentarismo.
	
	E
	
	Judiciário.

Mais conteúdos dessa disciplina