Logo Passei Direto
Buscar
Uma das características do novo federalismo brasileiro, no contexto da Constituição Federal de 1988, apresenta-se pela descentralização, que, não só repassa recursos e poder aos governos subnacionais, mas, principalmente, tem, como palavra de ordem, a municipalização. A Municipalização, nesse contexto, pode ser entendida como:
Qual das alternativas abaixo está correta?
a) concentração das matrículas do ensino médio na rede municipal de ensino;
b) concentração das matrículas do ensino fundamental na rede federal de ensino;
c) distribuição das matrículas do ensino fundamental entre os sistemas federal, estadual e municipal de ensino;
d) concentração das matrículas do ensino fundamental no sistema municipal de ensino;
e) transferência das matrículas do ensino fundamental dos sistemas municipais de ensino para os sistemas federais de ensino.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Para entender a municipalização no contexto do novo federalismo brasileiro e da Constituição Federal de 1988, é importante considerar que a municipalização se refere à transferência de responsabilidades e recursos para os municípios, especialmente na área da educação. Analisando as alternativas: a) Concentração das matrículas do ensino médio na rede municipal de ensino - Não é o foco principal da municipalização, que se concentra mais no ensino fundamental. b) Concentração das matrículas do ensino fundamental na rede federal de ensino - Isso vai contra a ideia de municipalização, que busca fortalecer os sistemas municipais. c) Distribuição das matrículas do ensino fundamental entre os sistemas federal, estadual e municipal de ensino - Embora a distribuição seja importante, a municipalização enfatiza a responsabilidade dos municípios. d) Concentração das matrículas do ensino fundamental no sistema municipal de ensino - Esta alternativa reflete a ideia de que os municípios assumem um papel central na educação fundamental, o que está alinhado com a municipalização. e) Transferência das matrículas do ensino fundamental dos sistemas municipais de ensino para os sistemas federais de ensino - Isso contraria o conceito de municipalização. A alternativa correta, que melhor representa a municipalização no contexto da educação e do novo federalismo, é: d) concentração das matrículas do ensino fundamental no sistema municipal de ensino.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina