Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
De acordo com a Lei n. 4.320/1964, no último mês de mandato do Prefeito, é vedado ao Município de Capanema/PR assumir compromissos financeiros, para execução após o término do mandato.
a) em qualquer hipótese.
b) apenas no caso de reeleição.
c) salvo no caso de calamidade pública.
d) apenas no caso de eleição de novo prefeito.
e) salvo se autorizado expressamente pelo Tribunal de Contas.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

De acordo com a Lei n. 4.320/1964, realmente existem restrições quanto à assunção de compromissos financeiros no último mês de mandato do Prefeito. A lei estabelece que, em regra, é vedado ao município assumir compromissos financeiros para execução após o término do mandato, mas há exceções. Analisando as alternativas: a) em qualquer hipótese - Esta opção não está correta, pois a lei prevê exceções. b) apenas no caso de reeleição - Não é uma afirmação correta, pois a vedação se aplica independentemente da reeleição. c) salvo no caso de calamidade pública - Esta é uma exceção prevista na lei, permitindo a assunção de compromissos em situações de calamidade. d) apenas no caso de eleição de novo prefeito - Não é uma exceção prevista na lei. e) salvo se autorizado expressamente pelo Tribunal de Contas - Embora o Tribunal de Contas tenha um papel importante, a lei não menciona essa autorização como uma exceção. Portanto, a alternativa correta é: c) salvo no caso de calamidade pública.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As classificações das despesas são divididas em Institucional, Funcional e Programática. É correto afirmar que a classificação Institucional:
004. (CONSULPLAN/PREFEITURA DE CAPANEMA – PA/2020) As classificações das despesas são divididas em Institucional, Funcional e Programática. É correto afirmar que a classificação Institucional:
a) É obrigatória e padronizada para todos os entes, exceto os municípios.
b) Não é obrigatória para todos os entes e devem ter seus trabalhos organizados por programas e ações, mas cada um estabelecerá seus próprios programas e ações de acordo com a Lei.
c) É o instrumento de organização da ação governamental que visa à concretização dos objetivos pretendidos. Estados e Municípios devem seguir a mesma estrutura conceitual de programa, ação e subtítulo ainda que haja nomenclatura distinta para programas e subtítulos.
d) É obrigatória para todos os entes; é formada por funções e subfunções; busca identificar em que área de despesa a ação governamental será realizada; sendo composta de um rol de funções e subfunções prefixadas, que servem como agregador de gastos públicos por área de ação governamental nos três níveis de Governo.
e) É obrigatória para todos os entes e constitui unidade orçamentária o agrupamento de serviços subordinados ao mesmo órgão ou repartição a que serão consignadas dotações próprias. No âmbito da União, reflete as estruturas organizacional e administrativa e compreende dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária.

A despesa orçamentária compreende o conjunto dos créditos ou autorizações consignadas na Lei de Orçamento e se realiza por meio da denominada administração de créditos. A ordem dos estágios que a despesa pública percorre é:
A) Empenho, fixação, pagamento e liquidação.
B) Pagamento, empenho, fixação e liquidação.
C) Fixação, empenho, liquidação e pagamento.
D) Liquidação, pagamento, empenho e fixação.

Mais conteúdos dessa disciplina