Logo Passei Direto
Buscar
A Constituição Federal, quanto às medidas provisórias,
(A) veda a edição das que impliquem instituição ou majoração de impostos, bem como seqüestro de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro.
(B) determina que elas perdem eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazo improrrogável de noventa dias.
(C) dispõe que a sua votação deve ser iniciada no Senado Federal, após juízo prévio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais.
(D) veda a sua edição em matéria de direito civil, financeiro, comercial, eleitoral, aeronáutico, marítimo, espacial e do trabalho.
(E) proíbe a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.
User badge image
EnfermagemEmFoco

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que diz a Constituição Federal sobre medidas provisórias: (A) Veda a edição das que impliquem instituição ou majoração de impostos, bem como seqüestro de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro. - Esta afirmação está correta, pois a Constituição realmente veda a edição de medidas provisórias que tratem de impostos e outras questões financeiras. (B) Determina que elas perdem eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazo improrrogável de noventa dias. - Esta afirmação é incorreta, pois as medidas provisórias perdem eficácia após 60 dias, podendo ser prorrogadas por mais 60 dias, totalizando 120 dias. (C) Dispõe que a sua votação deve ser iniciada no Senado Federal, após juízo prévio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais. - Esta afirmação não é correta, pois a votação das medidas provisórias se inicia na Câmara dos Deputados. (D) Veda a sua edição em matéria de direito civil, financeiro, comercial, eleitoral, aeronáutico, marítimo, espacial e do trabalho. - Esta afirmação é incorreta, pois a Constituição permite a edição de medidas provisórias em várias dessas matérias, exceto em algumas específicas. (E) Proíbe a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo. - Esta afirmação está correta, pois a Constituição realmente proíbe a reedição de medidas provisórias que foram rejeitadas ou perderam eficácia. Após essa análise, as alternativas corretas são (A) e (E). No entanto, como a pergunta pede uma única resposta, a alternativa que melhor se destaca e é frequentemente mencionada em discussões sobre medidas provisórias é a (E). Portanto, a resposta correta é: (E) proíbe a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na Federação brasileira, a competência para legislar sobre direito financeiro é:
a) Comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
b) Privativa da União.
c) Exclusiva dos Estados e do Distrito Federal.
d) Concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal.
e) Cumulativa da União e dos Municípios.

Mais conteúdos dessa disciplina