Logo Passei Direto
Buscar
Sobre vacância do cargo público, em conformidade com a Lei Complementar nº 1.786/2011, que dispõe sobre o regime jurídico único dos servidores públicos do Município de Vitória da Conquista, assinale a alternativa correta.
(A) A exoneração de cargo efetivo pode se dar de ofício somente quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.
(B) A demissão do servidor ocorre a critério do Chefe do Poder Executivo ou a pedido do próprio servidor.
(C) É vedado ao servidor pedir exoneração de cargo efetivo.
(D) Exoneração, demissão, destituição de cargo em comissão, progressão vertical, readaptação, aposentadoria, posse em outro cargo inacumulável e falecimento são causas de vacância do cargo público.
(E) Destituição de cargo em comissão é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo ente.
User badge image
Portuguesando

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à vacância do cargo público conforme a Lei Complementar nº 1.786/2011: (A) A exoneração de cargo efetivo pode se dar de ofício somente quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido. - Esta afirmação está correta, pois a exoneração pode ocorrer se o servidor não entrar em exercício. (B) A demissão do servidor ocorre a critério do Chefe do Poder Executivo ou a pedido do próprio servidor. - A demissão não ocorre a pedido do servidor, mas sim por decisão da administração, portanto, essa alternativa não está correta. (C) É vedado ao servidor pedir exoneração de cargo efetivo. - Esta afirmação é falsa, pois o servidor pode sim pedir exoneração. (D) Exoneração, demissão, destituição de cargo em comissão, progressão vertical, readaptação, aposentadoria, posse em outro cargo inacumulável e falecimento são causas de vacância do cargo público. - Esta alternativa está correta, pois lista corretamente as causas de vacância. (E) Destituição de cargo em comissão é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo ente. - Esta definição não está correta, pois a destituição é a perda do cargo em comissão, não um deslocamento. Portanto, a alternativa correta é: (D) Exoneração, demissão, destituição de cargo em comissão, progressão vertical, readaptação, aposentadoria, posse em outro cargo inacumulável e falecimento são causas de vacância do cargo público.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina